Turma AC200 - Movimento, Ação e Gesto - Turma A

Nome

Movimento, Ação e Gesto

Subtítulo

criação de matrizes

Cód. Disciplina - Turma

AC200 - A


Sala sede do LUME
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome AC200 - Movimento, Ação e Gesto
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 15
Total de Horas Atividades Prática 15
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 15
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
DISCIPLINA CONDENSADA DE 1 METADE DO 1 PERÍODO - curso intensivo de 24 de março a 04 de abril, de segunda à sábado (das 09 às 13 hs). As aulas terão início no dia 24 de março na sede do Lume, que fica na rua Carlos Diniz Leitão, 150.

Docentes

Ana Cristina dos Santos Tourinho

Critério de Avaliação

Participação nas aulas Apresentação da sequência de ações Trabalho escrito sobre a prática vivenciada

Bibliografia

BONFITTO, Matteo. O ator compositor. São Paulo: Editora Perspectiva, 2006. BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator: da técnica à representação. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2001. COLLA, Ana Cristina. Da minha janela vejo... relato de uma trajetória pessoal de pesquisa no Lume. São Paulo: Aderaldo & Rothschild Editores Ed.: Fapesp, 2006. ________________ . Caminhante não há caminho. Só rastros. São Paulo: Editora Perspectiva, 2013. FERRACINI, Renato. Café com queijo: corpos em criação. São Paulo: Aderaldo & Rothschild Editores Ed.: Fapesp, 2006. _________________. A arte de não interpretar como poesia corpórea do ator. Campinas: Editora da Unicamp, Imprensa Oficial do Estado S.A., 2001. Grotowski, Jerzy. Palestra. Sobre o método das Ações Físicas. In: Festival de Teatro de Santo Arcangelo, 1988, Itália. www.grupotempo.com.br LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Tradução de João Wanderlei Geraldi. Conferência proferida no I SeminárioInternacional de Educação de Campinas, traduzida e publicada em julho de 2001, por leituras SME: Textos-subsídios ao trabalho pedagógico das unidades da Rede Municipal de Educação de Campinas/FUMEC.

Conteúdo

Curso prático. Partindo de elementos do treinamento técnico para o ator desenvolvidos pelo Lume Teatro (transformação do peso em energia, articulação e segmentação corporal, dinâmica das ações no espaço e no tempo, modulação de energia, entre outros) chegando a criação, manipulação e codificação de matrizes corpóreas, partindo de diferentes focos: de energias potenciais do ator, da observação externa (pessoas, fotos, pinturas, etc) e da manipulação de objetos. Com o material coletado serão elaboradas sequências e possíveis dinâmicas de ligação entre as ações.

Metodologia

Aulas práticas sobre o tema abordado Treinamento coletivo Criação e apresentação de uma sequência de ações Discussão sobre os princípios desenvolvidos

Observação

Trazer para o primeiro dia do curso: - roupa confortável de trabalho, - aproximadamente 10 imagens impressas, possíveis de serem manipuladas (fotos, pinturas, desenhos, recortes de revista) priorizando figuras humanas, mas podendo também incluir animais, paisagens e abstratas, - caderno de anotações