Turma DE007 - Cinema e História - Turma A
Nome
Cinema e História
Subtítulo
Cód. Disciplina - Turma
DE007 - A
Sala
Sala do LIS - Lab. de Imagem e Som
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Terça-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
DE007 - Cinema e História
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
ATENÇÂO: Início das aulas em 11/03/2014.
Docentes
Marcius César Soares Freire
Critério de Avaliação
A avaliação levará em conta a participação nos debates, a apresentação de um seminário e a elaboração de um trabalho final de 20 páginas que deverá ser redigido em fonte 12, espaço 1.5 em papel carta. Os seminários serão individuais e não deverão exceder 20 minutos. É facultada a utilização de filmes ou vídeos como parte da apresentação desde que a exibição não ultrapasse ¼ do tempo total.
Bibliografia
Boureau, Alain, “Propositions pour une histoire restreinte des mentalités”, in: Annalles, n. 6, novembre/décembre 1989, pp. 1491-1504.
Conteúdo
Programa
1ª Sessão – Apresentação geral da disciplina
2ª Sessão – A escrita da história
Filme:
O Nascimento de Uma Nação (D. W. Griffith, 1915)
Leituras:
Boureau, Alain, “Propositions pour une histoire restreinte des mentalités”, in: Annalles, n. 6, novembre/décembre 1989, pp. 1491-1504.
Burguière, André, “Histoire et sciences sociales. Un tournant critique?”, in: Annalles, 3-4/1988, p. 293.
*Burke, Peter, A Escrita da História. Novas Perspectivas. São Paulo: Editora da Unesp, 1992, pp. 7-37.
_____ A Escola dos Annales, 1929-1989. São Paulo: Editora da Unesp, 1998.
*Chartier, Roger, “Le monde comme représentation”, in : Annalles, n. 6, novembre/décembre 1989, pp. 1505-1520.
Costa, Flávia Cesarino. O Primeiro Cinema - Espetáculo, Narração, Domesticação. São Paulo: Ed. Scritta, 1995.
Cripps, Thomas, “Historical truth: an interview with Ken Burns”, in: American Historical Review, 100, n. 3 (June 1995), p. 781-64.
+Ferro, Marc. Cinema e História. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 1992. - IFCh - 791.43 F417c
*Grindon, Leger, Shadows on the past, Philadelphia: Temple University Press, 1994, pp. 1-26.
*Litwack, Leon F. "Nascimento de Uma Nação" in: Carnes, Mark C., Passado Imperfeito - A História no Cinema, Rio de Janeiro/São Paulo: Ed. Record, 2000, pp. 136 – 140.
*Staiger, Janet, Interpreting films. Studies in the historical reception of American cinema, Princeton: Princeton University Press, 1992, pp. 139-153.
3ª Sessão, História e história do cinema
Filme:
Bom dia, Babilônia (Irmãos Taviani, 1987)
Leituras:
+Ferro, Marc. Cinema e História. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 1992. - IFCh - 791.43 F417c
_____ L’histoire sous surveillance, Paris: Calmann-Lévy, 1985, pp. 109-131.
_____ « L’empire de l’image », in : Ferro, Marc & Planchais, Jean (Eds.) Les médias et l’histoire, Paris : CFPJ Éditions, 1997, pp.10-56.
+Burke, Peter, Testemunha ocular. História e imagem, Bauru: Editora da Universidade do Sagrado Coração de Jesus, 2004.
Fumaroli, Marc. "Le Cinéma Rattrapé par L'Histoire", in : Cahiers du Cinéma, Numéro Spécial: - Le Siècle du Cinéma
*Lagny, Michèle, “Après la conquête, comment défricher?”, in: Cinéma et Histoire. Autour de Marc Ferro, Cinémaction, n. 65, 4e trimestre 1992, pp. 22-28.
*Marie, Michel, “Texte et contexte historique en analyse de films”, in: Cinéma et Histoire. Autour de Marc Ferro, Cinémaction, n. 65, 4e trimestre 1992, pp. 22-28.
*Mitry, Jean, “De quelques problèmes d’histoire et d’esthétique du cinéma”, in Les Cahiers de la Cinémathèque, n. 10-11.
Puiseux, Hélène, “Du rite au mythe: les actualités”, in: Cinéma et Histoire. Autour de Marc Ferro, Cinémaction, n. 65, 4e trimestre 1992, pp. 96-104.
*Sadoul, George, “Materiais, métodos e problemas da história do cinema”, in: História geral do cinema. Lisboa: Livros Horizonte, 1983, pp. 5-36.
Short, K. R. M. (Ed.), Feature film as history, Knoxville: The University of Tennessee Press, 1981, pp. 16-36.
+Turner, Graeme, Cinema como prática social, São Paulo: Summus Editorial, 1997.
4ª Sessão - Leitura histórica do filme, leitura cinematográfica da história.
Filme:
Danton (Andrej Wajda, 1982)
Leituras:
*Darnton, Robert, "Danton: O processo da Revolução" in: Carnes, Mark, Passado Imperfeito - - A História no Cinema, Rio de Janeiro/São Paulo: Ed. Record, 2000, pp. 104-109.
*Herlihy, David, "Am I a camera? Other reflections on films and history", in: American Historical Review, n. 93, 1988.
Kracauer, Siegfried. “De Caligari a Hitler - Uma história Psicológica do Cinema Alemão”, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988, "Introdução", pp.
Marie, Michel. "Problématiques de l'Histoire du Cinéma” in: Collet, Jean et all. Lectures du Film. Paris: Albatros, 1980.
*McAllister, Elaine, "Film as Historical Text: Danton", in: Simons, John D, Literature and Film in the Historical Dimension, Gainesville: University of Florida Press, 1994.
*O’Connor, John, “History in Images/Images in History: Reflections on the Importance of Film and Television Study for an Understanding of the Pas”, in: American Historical Review, nº 98, 1988.
Rosenstone, Robert A., “History in Images/History in Words: Reflections on The Possibility of Really Putting History onto Film”, in: American Historical Review, nº. 98, 1988.
_____ “Visions of the past. The challenge of film to our idea of history”, Cambridge, Harvard University Press, 1995, p. 10.
*_____ "History in imagesHistory in words: Reflections on the possibility of really putting history onto film", in: American Historical Review, n. 93, n° 5, December 1988, p. 1176.
Sorlin, Pierre, The film in history: The redemption of physical reality, Totowa, N.J., Barnes and Noble, 1980.
Wills, John E., “Taking historical novels seriously”, in: The Public Historian, Vol. 6, n. 1, winter 1984, pp. 39-46.
5ª Sessão - Filme, memória, história
Filme:
Roma cidade aberta (Roberto Rosselini, 1944/45)
Leituras:
Azevedo, Maria Thereza. “Imagens da Cidade: Vídeo e História em Construção para o Ensino Fundamental", in: Cinemais: Revista de cinema e de outras questões visuais, nº 10, mar/abr/1998, pp.173-197.
Cahiers du Cinéma, nºs. 251-252, "Anti-Retro: Entretien avec Michel Foucault"
Caldeira, Osvaldo, "Quinze Notas para Pensar Cinema e História", in: - Cinemais: Revista de cinema e de outras questões visuais, n.º 10, mar/abr/1998, pp. 91-109.
*Davis, Natalie Zemon, “Any resemblance to persons living or dead: film and the challenge of authenticity”, in: The Yale Review, n. 76, 1987, pp. 457-482.
Fabris, Mariarosaria, O Neo–Realismo cinematográfico italiano, São Paulo: Edusp, 1996.
*Ferro, Marc, Analyse de filme, analyse de sociétés. Une source nouvelle pour l’histoire, Paris : Hachette, 1975, pp. 5-64.
Garcia, Elisa, « Roma, cidade aberta », in : Castro, Nilo André Piana de ((Org.), Cinema e segunda guerra, Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1999, pp. 162-165.
Goff, Jacques Le, Historia e memória, Campinas: Editoria da Unicamp, 1996, pp. 423-484,
*MacDougall, David, “Films of memory”, in: Visual Anthropology Review, Vol. 8, n. 1, spring 1992, pp. 29-37.
Walkowitz, Daniel J., “Visual history: the craft of the historian-filmmaker”, in: The Public Historian, Vol. 7, n. 1, winter 1985, pp. 53-64.
6ª Sessão - O outro lado da história
Filme:
A Grande ilusão (Jean Renoir, 1937)
Leituras:
Cahiers du Cinéma, Novembre- n º 529/1998, "Une machine à montrer l'invisible - conversation avec Bernard Eisenshitz à propos des Histoire (s) du cinéma."
Ferro, Marc "Cinema and History", Marc Ferro in Interview with Serge Daney and Ignacio Ramunet, in: Wilson, David (Ed.) Cahiers du Cinéma - 1973-1978. New York/London: Routledge, 2000, Vol. 4, pp 191-196 - IA - 791.43 c347.
Heath, Stephen. Questions of Cinema. Bloomington: Indiana University Press, 1981 – “(ver números das pg. referentes ao capítulo) cap. "The Cinematic Apparatus: Technology as Historical and Cultural Form. - IA - 791.4301.
*Jameson, Fredric, “The nostalgia mode and nostalgia for the present”, in: Brooker, Peter & Brooker, Will, Postmodern after-images. A reader in film, television and video, New York: Arnold, 1997.
*McAllister, Elaine. "Film as Historical Text: Danton " in: Simons, John D., Literature and Film in the Historical Dimension. Gainesville: University of Florida Press, 1994.
*Strebel, Elizabeth Grottle, “Jean Renoir and the Popular Front”, in: Short, K. R. M. (Ed.), Feature film as history, Knoxville: The University of Tennessee Press, 1981, pp. 76-93.
7ª Sessão - Em nome do Estado
Filme:
O Triunfo da vontade (Leni Riefensthal, 1936)
Leituras:
Courtade, Francis & Cadars, Pierre, Histoire du cinéma nazi, Paris: Eric Losfeld, 1972, pp. 15-34.
Dargis, Manohla, « Leni Riefensthal, art and propaganda », in : Macdonald, Kevin & Cousins, Mark, Imagining reality: the faber book of documentary, London: Faber and Faber, 1998.
*Delage, Christian, “Le documentaire, source d’histoire”, in: Cinéma et Histoire. Autour de Marc Ferro, Cinémaction, n. 65, 4e trimestre 1992, pp. 105-110.
Fumaroli, Marc. "Cinéma et Terreur", in : Cahiers du Cinéma Número Especial: - Le Siècle du Cinéma
Harlan, Veit, Le cinéma allemand selon Goebbels, Paris: Éditions France-Empire, 1974, pp. 131-178.
*Infield, Glenn B., Leni Riefensthal et le 3° Reich. Cinéma et idéologie 1930-1946, Paris: Seuil, 1978, pp. 111-144.
Kracauer, Siegfried, De Caligari a Hitler, Paris: Editions l’Age d’Homme, 1973, pp. 311-352.
*Manvell, Roger & Fraenkel, Heinrich, The German cinema, London: J. M. Dent & Sons Limited, 1971, pp. 65-98.
*Riefensthal, Leni, A Memoir, New York: Picador, 1995, pp. 101-108, 143-151, 156-166.
Leiser, Erwin, Nazi Cinema, London: Secker & Warburg, 1974.
Welch, David, Propaganda and the German cinema, 1933-1945, London: Clarendon Press, 1983, pp. 145-159.
8ª Sessão - A serviço da propaganda
Filme:
Jud Süss (Veit Harlan, 1940)
Leituras:
Courtade, Francis & Cadars, Pierre, Histoire du cinéma nazi, Paris: Eric Losfeld, 1972.
*Harlan, Veit, Le cinéma allemand selon Goebbels, Paris: Éditions France-Empire, 1974, pp. 131-178.
Insdorf, Annette, Indelible shadows. Film and the holocaust, New York: Vintage Books Edition, 1993.
*Leiser, Erwin, Nazi Cinema, London: Secker & Warburg, 1974.
*Manvell, Roger & Fraenkel, Heinrich, The German cinema, London: J. M. Dent & Sons Limited, 1971, pp. 65-98.
Welch, David, Propaganda and the German cinema, 1933-1945, London: Clarendon Press, 1983, pp. 280-306.
9ª Sessão – Cinema e segunda guerra
Filme :
O Terceiro homem (Carol Reed, 1949)
Leituras
Castro, Nilo André Piana de ((Org.), Cinema e segunda guerra, Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1999.
Chambers, John Whiteclay & Culbert, David (Org.), World war II. Film and history, New York: Oxford University Press, 1996.
*Ferro, Marc, Cinéma et histoire, Paris : Gallimard, 1977, p. 175-183.
Peixoto, Fernando, Hollywood: episódios da histeria anticomunista, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.
Virilio, Paul, Guerra e cinema, São Paulo: Editora Página Aberta, 1993.
10ª Sessão – Cinema e guerra do Vietnam
Filme:
Platoon (Oliver Stone, 1986, 120 min.)
Leituras:
*Berg, Rick, “Losing Vietnam. Covering the war in an age of technology”, in: Dittmar, Linda & Michaud, Gene (Eds.), From Hanoi to Hollywood. The Vietnam War in American film, New Brunswick and London: Rutgers University Press, 1990, pp. 41-68.
Burgoyne, Robert, A nação do filme, Brasília: Editora da UnB, 2002.
*Cawley, Leo, “The war about the war: Vietnam films and American myth”, in: Dittmar, Linda & Michaud, Gene (Eds.), From Hanoi to Hollywood. The Vietnam War in American film, New Brunswick and London: Rutgers University Press, 1990, pp. 69-80.
Delage, Christian, “Le Viêt-nam”, in: Ferro, Marc, Révoltes, Révolutions, Cinéma, Paris: Editions du Centre Georges Pompidou, 1989, pp. 217-220.
*Jeffords, Susan, “Reproducing fathers: gender and the Vietnam War in U.S. culture”. In: Dittmar, Linda & Michaud, Gene (Eds.), From Hanoi to Hollywood. The Vietnam War in American film, New Brunswick and London: Rutgers University Press, 1990, pp. 203-216.
Klein, Michael, “Historical memory, film and the Vietnam era”, in: Dittmar, Linda & Michaud, Gene (Eds.), From Hanoi to Hollywood. The Vietnam War in American film, New Brunswick and London: Rutgers University Press, 1990, pp. 19-40.
Rabinowitz, Paula, They must be represented. The politics of documentary, New York: Verso, 1994, pp. 107-129.
*Taylor, Clyde, “The colonialist subtext in Platoon”, in: Dittmar, Linda & Michaud, Gene (Eds.), From Hanoi to Hollywood. The Vietnam War in American film, New Brunswick and London: Rutgers University Press, 1990, pp. 171-174.
11ª Sessão – Cinema e história do Brasil I
Filme:
São Paulo S/A (Luiz Sérgio Person, 1965, 90 min.)
Leituras:
*Avelar, José Carlos, “Le cinéma novo : années soixante », in : Paranaguá, Paulo Antonio (Org.), Le cinéma brésilien, Paris, Éditions du Centre George Pompidou, 1987, pp. 91-104.
Bernadet, Jean-Claude, Brasil em tempo de cinema, Rio de Janeiro: Paz Terra, 1977.
____ Cinema Brasileiro: Propostas para uma História. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. – IA.
*____ Historiografia clássica do cinema brasileiro, São Paulo: Annablume, 1995.
Bernadet, Jean-claude; Avelar, José Carlos & Monteiro, Ronald, Anos 70 - Cinema, Rio de Janeiro: Emp. Gráfica e Editora Ltda., 1979/80.
*Bernadet, Jean-Claude & Ramos, Alcides Freire, Cinema e história do Brasil, São Paulo: Editora Contexto/Editora da USP, 1988.
Hennebelle, Guy & Gumucio-Dagon, Alfonso (Org.), Les cinémas de l’Amérique Latine, Paris : Nouvelles Editions Pierre Lherminier, 1981, pp. 93-189.
*Ramos, Alcides Freire, Canibalismo dos fracos. Cinema e história do Brasil, Bauru: Editora da Universidade do Sagrado Coração, 2002.
Ramos, Fernão (Org.), História do Cinema Brasileiro. São Paulo: Art Editora, 1987, pp. 299-397.
*Ramos, José Mário Ortiz, Cinema, estado e lutas culturas. Anos 50/60/70, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
*Simis, Anita, Estado e cinema no Brasil, São Paulo: Annablume, 1996.
Soares, Mariza de Carvalho Soares & Ferreira, Jorge, A história vai ao cinema. Vinte filmes brasileiros comentados por historiadores, Rio de Janeiro: Record, 2001.
12ª Sessão – Cinema e história do Brasil II
Filme:
Xica da Silva (Carlos Diegues, 1976, 117 min.)
Leituras:
Augusto, Sérgio, “Farsa Histórica”, in: Filme Cultura - Dossiês Críticos, nº. 29/1978.
Bernardet, Jean-Claude. Cinema Brasileiro: Propostas para uma História. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. – IA.
*____ Historiografia clássica do cinema brasileiro, São Paulo: Annablume, 1995.
*Bernadet, Jean-Claude & Ramos, Alcides Freire, Cinema e história do Brasil, São Paulo: Editora Contexto/Editora da USP, 1988.
*Johnson, Randal, “Carnivalesque celebration in Xica da Silva, in: Johnson, Randal & Stam, Robert, Brazilian cinema, Austin: University of Texas Press, 1982, pp. 216-224.
Moura, Roberto. "A História Sagrada do Cinema Brasileiro e o Cinema Invisível". In: Cinemais – Revista de Cinema e Outras Questões Visuais. São Paulo: Ed. PUCSP, 1998.
*Paranaguá, Paulo Antonio (Org.), « Ruptures et continuités : années soixante-dix – quatre-vingt », in : Le cinéma brésilien, Paris, Éditions du Centre George Pompidou, 1987, pp. 105-134.
*Ramos, Alcides Freire, Canibalismo dos fracos. Cinema e história do Brasil, Bauru: Editora da Universidade do Sagrado Coração, 2002.
Ramos, Fernão (Org.), História do Cinema Brasileiro. São Paulo: Art Editora, 1987, pp. 399-454.
Ramos, José Mário Ortiz, Cinema, estado e lutas culturas. Anos 50/60/70, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
Simis, Anita, Estado e cinema no Brasil, São Paulo: Annablume, 1996.
Soares, Mariza de Carvalho Soares & Ferreira, Jorge, A história vai ao cinema. Vinte filmes brasileiros comentados por historiadores, Rio de Janeiro: Record, 2001, pp. 53-66.
13ª Sessão – Cinema e história do Brasil III
Filme:
Carlota Joaquina (Carla Camurati, 1995, 101 min.)
Leituras:
Bernardet, Jean-Claude. Cinema Brasileiro: Propostas para uma História. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. – IA.
*____ Historiografia clássica do cinema brasileiro, São Paulo: Annablume, 1995.
*Bernadet, Jean-Claude & Ramos, Alcides Freire, Cinema e história do Brasil, São Paulo: Editora Contexto/Editora da USP, 1988.
*Ramos, Alcides Freire, Canibalismo dos fracos. Cinema e história do Brasil, Bauru: Editora da Universidade do Sagrado Coração, 2002.
Silva, Francisco Carlos T. da (Org.), História e imagem, Rio de Janeiro: Programa de pós-graduação em história social, 1998, pp. 7-123.
Soares, Mariza de Carvalho Soares & Ferreira, Jorge, A história vai ao cinema. Vinte filmes brasileiros comentados por historiadores, Rio de Janeiro: Record, 2001, pp. 227-236.
Xavier, Ismail, “A ilusão do olhar neutro e a banalização”, in: Praga, Estudos Marxistas, n. 3, setembro/1997, pp. 141-153.
_____ “O cinema brasileiro dos anos 90”, in: Praga, Estudos Marxistas, n. 9, junho/2000, pp. 97-138.
14ª Sessão – Seminários
15ª Sessão - Seminários
Metodologia
Metodologia e Avaliação
As sessões serão organizadas em 3 blocos: a) exposição do tema tratado, b) projeção de um filme diretamente ligado e esse tema e, c) discussão coletiva assentada na exposição, no filme e nas leituras previamente efetuadas.
Observação
A bibliografia está discriminada para cada sessão do programa no item "conteúdo programático".