Turma AC401 - Tópicos Especiais em Arte e Contexto - Turma OR

Nome

Tópicos Especiais em Arte e Contexto

Subtítulo

Estética filosófica e Artes da Cena

Cód. Disciplina - Turma

AC401 - OR


Sala SM03 PB
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome AC401 - Tópicos Especiais em Arte e Contexto
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 30
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 15

Docentes

Odilon Jose Roble

Critério de Avaliação

A avaliação será processual, levando em conta a participação ativa e consciente do aluno, tanto nos conteúdos teóricos como nas dinâmicas práticas. A frequência mínima para aprovação é de 75%.

Bibliografia

ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2003. ARISTÓTELES. A arte poética. Tradução Pietro Nassetti. São Paulo: Editora Martin Claret, 2007. BARBA, E.; SAVARESE, N. A arte secreta do ator. São Paulo: É Realizações, 2012. BAUMGARTEN, A.G. Estética: a lógica da arte e do poema. Petrópolis, Vozes, 1993. BRANDÃO, J. S. Mitologia grega. Petrópolis: Vozes, 2002, 3 volumes. CARCHIA, G.; D’ANGELO, P. Dicionário de Estética. Lisboa: Edições 70, 2003. HADDOCK, R. Os filósofos e a arte. Rio de Janeiro: Rocco Ltda., 2010. KANT, I. Crítica da faculdade do juízo. São Paulo: Forense Universitária, 2012. McFEE, G. Philosophical aesthetics of dance: Identity, Performance and Understanding. Hampshire: Dance Books Ltd, 2011. MAFFESOLI, M. A contemplação do mundo. Tradução de Francisco Franke Settineri. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2003. ___________, M. Elogio da razão sensível. 2. ed. Tradução de Albert Christophe Migueis Stuchenbruck. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998. NIETZSCHE, F. O Nascimento da tragédia ou helenismo e pessimismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. PLATÃO. Apologia de Sócrates e Fédon. In: Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1999. SCHOPENHAUER, A. Metafísica do Belo. São Paulo: Unesp, 2003. SUASSUNA, A. Introdução à Estética. Rio de Janeiro: José Olympio, 2004. VERNANT, J.P. O Universo, os deuses, os homens. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

Conteúdo

* A Estética como campo de estudos da Filosofia e suas possíveis contribuições nas artes da cena: introdução * Mitologia grega e o princípio poético na origem do pensamento filosófico * O nascimento da tragédia grega sob a perspectiva Nietzschiana * O belo em Platão e a estética-ética da Pólis * Poiesis e mímesis em Aristóteles * O nascimento formal da Estética com Baumgarten e as seus possíveis enlaces com as artes da cena * Gosto, juízo estético e recepção justa da obra de arte, em especial nas artes da cena, a partir da inovação kantiana. * O princípio de razão e o supra-sensível nas artes da cena a partir da metafísica do belo de Schopenhauer. * Estética contemporânea e artes da cena * Categorias estéticas e conceitos filosóficos como suportes à reflexão em artes da cena

Metodologia

A disciplina conta com aulas teóricas, exposições de vídeos, debates e reflexões coletivas.

Observação