Turma AC301 - Escritas da Cena - Turma DG

Nome

Escritas da Cena

Subtítulo
Cód. Disciplina - Turma

AC301 - DG


Sala na Sala AD 07
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome AC301 - Escritas da Cena
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 15
Total de Horas Atividades Prática 15
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 15
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
Inicio das aulas dia 12 de agosto.

Docentes

Daniela Gatti

Critério de Avaliação

Critérios de Avaliação - participação nas aulas - apresentação da pratica - apresentação de relatório final

Bibliografia

Bibliografia ADSHEAD-LANSDALE, Janet. Dancing Texts intertextuality in interpretation. Dance books Cecil Court LTda. London, 1999 DUBOIS, Philippe e WINKIN, Ives. Rhétoriques du corps. Bruxelas: De Boeck,1988 GATTI, Daniela. Sade na Dança: Um processo Artístico em Redes de Saberes. Tese (Doutorado em Artes) Instituto de Artes Universidade Estadual de Campinas -. Campinas, 2010 GIL, José. Movimento Total. O corpo e a Dança. Lisboa: Relógio D´Agua Editores, 2001 GREINER, Crhistine. O Corpo – Pistas para estudos interdisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005. MORIN, Edgar. A Religação dos Saberes: O desafio do sec XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001 NEDDAM, Alain. Texto e Dança: Uma dramaturgia do Inapreensível. IN: Nouvelles de danse. Nº 31. Bruxeles, Ed. Contradanse, s/d TRASK, R.L. Dicionário de Linguagem e Lingüística. Ed contexto, 2004

Conteúdo

A disciplina pretende estudar a definição “corpo-texto”, na promoção de um corpo que é lido; escritura, elemento central da costura simbólica e da (re)presentação. A definição do termo "corpo- texto" não se limita simplesmente na tradição dos estudos de linguagem, como nas definições de um texto como porção contínua da língua falada ou escrita, ou ainda na definição de texto como um produto físico, aquilo que resulta de um discurso... ; mas busca se orientar com as finalidades do ato de criação em que o corpo que dança propõe uma leitura dialógica com os elementos envolvidos de contexto e texto de obras na produção em dança.

Metodologia

A abordagem por redes de saberes possibilitará, como intenção metodológica , ligar o universo íntimo dos artistas- estudantes ao contexto coletivo de criação na perspectiva da transformação do indivíduo e seu conhecimento: ou seja, promover o diálogo entre o sensível e o intelectual na constituição de uma visão dialógica entre o fazer e o refletir. A gestação do "corpo - texto",dar-se-á no âmbito da apropriação de textos escolhidos no decorrer das aulas resultando na construção de partituras coreográficas.

Observação