Turma AV010 - Imagem: construção e representação - Turma B

Nome

Imagem: construção e representação

Subtítulo

Arte-joalheria: contexto e perspectivas

Cód. Disciplina - Turma

AV010 - B


Sala Sala AP 04 - Dept. de Artes Plásticas
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quarta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AV010 - Imagem: construção e representação
Programa Artes Visuais
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 30
Total de Horas Atividades Prática 15
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
ATENÇÃO: Esta disciplina terá início no dia 04/março.

Docentes

HELENA JANK

Anna Paula Silva Gouveia

Critério de Avaliação

Participação nas dinâmicas de aula. Apresentação de seminário, relacionando os assuntos estudados na disciplina e o objeto de estudo de interesse dos discentes. Elaboração de texto, em formato de ensaio ou artigo (3000 a 5000 palavras), detalhando a temática tratada no seminário. O texto deve seguir normas acadêmicas, com bibliografia e legendas referenciadas e numeradas.

Bibliografia

BERNABEI, Roberta. Contemporary Jewellers. Interviews with European Artists. Oxford/New York: Berg. 2011. BESTEN, L.d. On Jewellery. A Compendium of international contemporary art jewellery. Stuttgart: Arnoldsche Art Publishers. 2011. BOURRIAUD, Nicolas. Radicante – por uma estética da globalização. São Paulo: Martins Fontes, 2011. CAMPOS, Ana Paula de. A materialidade da Joalheria Contemporânea: reflexões sobre o uso de materiais não-preciosos. Lisboa: Anais do 6º Congresso Internacional de Pesquisa em Design, 2011. v. 1. p. 1-5. CAMPOS, Ana Paula de. Arte Joalheria: uma cartografia pessoal. Tese de Doutorado, Universidade de Campinas, 2011. CAMPOS, Ana Paula de. Design e Arte: aproximações através da Joalheria Contemporânea. Anais do 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design 2010, 2010. v. I. p. 1917-1937. CAMPOS, Ana Paula de. Joalheria Contemporânea e as fronteiras da arte e do design. Buenos Aires: Actas de Diseño 11. Buenos Aires , Universidad de Palermo, 2011. CAMPOS, Ana Paula de. Jóia Contemporânea Brasileira. Reflexões sob a ótica de alguns criadores. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Artes), Universidade Mackenzie São Paulo, 1997. COURTINE, Jean Jacques; VIGARELLO, Georges; CORBIN, Alain. História do Corpo - 3 Volumes. São Paulo: Vozes, 2008. DELEUZE, Gilles ; GUATTARI, Félix . Mil Platôs. Vol. 3. Coleção Trans. São Paulo: Ed. 34, 2012. SANT’ANNA, Denise Bernuzzi de. Corpos de Passagem: ensaios sobre a subjetividade contemporânea. São Paulo: Estação Liberdade, 2001. SKINNER, Damian. Contemporary Jewelry in Perspective. Sterling Publishing, 2013. TURNER, Ralph;DORMER, Peter. The New Jewelry. Trends and Traditions. Londres: Thames & Hudson, 1986.

Conteúdo

Joalheria contemporânea: nomenclaturas e perspectivas Aspectos históricos da arte-joalheria: fronteiras da arte e do design hoje Aspectos simbólicos: corpo – desejo e poder Aspectos formais: materiais, escala, suporte, hibridações Circulação e visibilidade: publicações (catálogos, livros, internet) e exposições e galerias (projetos cenográficos)

Metodologia

Teorização: aulas expositivas, leituras dirigidas e debates. Exercícios práticos. Visitas Temáticas Programadas Palestras de professores convidados. Seminários: discussão e indagação teórica sobre as relações entre os assuntos abordados na disciplina e o objeto de estudo de interesse do discente.

Observação

Esta disciplina visa discutir o objeto de estudo do plano de pesquisa discente, em andamento ou aquele a ser entregue para seleção de pós-graduação. Portanto, este deve estar relacionado com a problemática da joia contemporânea entendida enquanto objeto artístico.