Turma AC101 - Laboratório de Criação - Turma A

Nome

Laboratório de Criação

Subtítulo

Corporeidade Selvagem

Cód. Disciplina - Turma

AC101 - A


Sala no prédio da DAC, sala 03 ou 02
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 19 às 22

Dados da disciplina

Nome AC101 - Laboratório de Criação
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 15
Total de Horas Atividades Prática 30
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
DISCIPLINA DE PRIMEIRA PARTE DO PRIMEIRO SEMESTRE - A disciplina será ministrada de forma intensiva, nos dias e horários a seguir: 02, 03, 04, 05, 06 de março das 18H às 22H. 07 de março: 08:00H às 13H 09, 10, 11, 12, 13 de março d

Docentes

Grácia Maria Navarro

Veronica Fabrini Machado de Almeida

Critério de Avaliação

Participação das aulas, tolerância de 25% de ausência. Participação das apresentações públicas que acontecerão em horário e espaço das aulas. Realização e entrega do diário cênico com 15 breves textos produzidos em torno das 15 aulas que compõem a disciplina.

Bibliografia

(Peça) Anjo Negro de Nelson Rodrigues in Rodrigues, Nelson. Anjo Negro (1ª edição 1946). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012. (Pasta da profa. Dra. Gracia Navarro, na copiadora da Faculdade de Educação) (Peça) Sortilégio de Abdias Nascimento in Nascimento, Abdias (organização). Dramas para Negros e Prologo para Brancos. Rio de Janeiro: TEN, 1961. (Pasta na Educação) No site a seguir tem o livro na íntegra e pode ser lido on line: http://www.ipeafro.org.br/home/br/acervo-digital/45/54/817/dramasparanegroseprologoparabrancos (Laboratório de Textos Artes Cênicas) Dias, Lucy e Gambini, Roberto, Outros Quinhentos: Uma conversa sobre a alma brasileira, São Paulo, Senac, 1999 (Biblioteca IFCH) FABRINI de Almeida, Verônica – O desagradável e a Crueldade: Aproximações entre o Teatro Desagradável de Nelson Rodrigues e o Teatro da Crueldade de Antonin Artaud, Doutorado, ECA /USP, 2000 (Laboratório de textos do Depto de Artes Cenicas e também na Pasta da profa. Dra. Gracia Navarro, na copiadora da Faculdade de Educação) Prandi, Reginaldo. Mitologia dos Orixás. São Paulo: Cia das Letras, 2000. (Biblioteca) Levi-Strauss - O Pensamento Selvagem, Campinas, Papirus, 2008 (encontra-se também em versão online, digitalizado) Ligiéro, Zeca. Ritual (p. 49 - 89); Jogo (p.91 – 128) in Performance e Antropologia de Richard Schechner. Rio de Janeiro; Mauad X, 2012. (Pasta na Educação) Schechner, Richard. Pontos de contato entre o pensamento antropológico e teatral. Tradução: Ana Letícia de Fiori. (Pasta na Educação), ou on line: http://www.revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/viewFile/36807/39529 Schechner, Richard. “Pontos de Contato” revisitados in Antropologia e performance: ensaios napedra. Organizadores: John Dawsey; Regina Muller; Rose Satiko G. Hikiji; Marianna Monteiro. São Paulo: Terceiro Nome, 2014. (Pasta na Educação) Verger, Pierre Fatumbi. Orixás. São Paulo: Corrupio; 1981 (Biblioteca)

Conteúdo

Realizar duas experiências cênicas, tomando como referência os aspectos rituais das danças de terreiro e da performance cênica. Para tanto toma as peças “Anjo Negro” de Nelson Rodrigues e “Sortilégio” de Abdias Nascimento como materiais dramáticos, e o Candomblé e a Umbanda brasileiros, como referências rituais. Promover reflexões, do ponto de vista do artista da cena, sobre a tensão cultural brasileira na gênese de projetos estéticos.

Metodologia

1. Aulas práticas e teóricas 2. Pesquisa bibliográfica e Iconográfica 3. Processo criativo coletivo 4. Apresentação Pública 5. Registro em diário cênico - Deverá conter 15 registros - datados, sendo cada um referente a cada uma das 15 aulas que teremos devem conter anotações de preparação e de reflexão. Deve ser escrito, bem como ilustrado com múltiplos materiais. Atente para o fato de que a ilustração não redime o texto. Pode ser digitado ou manual.

Observação

A disciplina será aplicada intensivamente para poder instaurar um andamento de processo criativo, posto que esse é o eixo transversal da disciplina. Para fazê-la será necessário grande comprometimento nas duas semanas de sua ocorrência. Será necessário também leitura prévia dos materiais bibliográficos e portar desde a primeira aula as duas peças indicadas. TÃO LOGO SE INSCREVA, DEVERÃO ENTRAR EM CONTATO COM AS PROFAS. PELO EMAIL: gracianavarro@uol.com.br e vefabrini@gmail.com COM O ASSUNTO: "CORPOREIDADE SELVAGEM" - para envio de textos e instruções sobre o material que deverão trazer já para a primeira aula.