Turma MS108 - Tópicos Especiais em Educação Musical - Turma A
Nome
Tópicos Especiais em Educação Musical
Subtítulo
Desenvolvimento infantil e educação musical
Cód. Disciplina - Turma
MS108 - A
Sala
na Sala 04 do Depto. de Música
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Terça-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
MS108 - Tópicos Especiais em Educação Musical
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Adriana do Nascimento Araujo Mendes
Critério de Avaliação
Os alunos serão avaliados por: a) participação em aula a partir da leitura dos textos propostos; b) apresentação de seminário e; c) trabalho final escrito em forma de artigo.
Bibliografia
ABELES, H.; HOFFER, C.; KLOTMAN, R. Foundations of music education. New York: Schirmer Books, 1984.
BROPHY, T. Assessing the developing child musician: a guide for general music teachers. Chicago: GIA Publications, 2000.
GARDNER, H. Estruturas da mente- a teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre: Artes médicas, 1994.
ILARI, Beatriz S. (Org.). Em busca da mente musical:ensaios sobre os processos cognitivos em música- da percepção à produção. Curitiba: Editora da UFPR, 2006.
SLOBODA, John A. A mente musical: psicologia cognitiva da música. Tradução de Beatriz Ilari e Rodolfo Ilari. Londrina: EDUEL, 2008.
SLOBODA, J.; LEHMANN, A.; WOODY, R. Psychology for musicians: Understanding and acquiring the skills. New York: Oxford University Press, 2007.
SWANWICK, K. Music, mind and education. New York: Routledge, 1988.
SWANWICK, K. Musical knowledge: intuition, analysis and music education. New York: Routledge, 1994.
Conteúdo
Estudos sobre o desenvolvimento da aprendizagem musical nos indivíduos e aplicações ao ensino musical à luz de textos de Keith Swanwick e John Sloboda.
Metodologia
As aulas serão desenvolvidas em forma de exposição interativa e os alunos deverão vir preparados para a discussão em sala de aula a partir de textos previamente indicados.
Observação