Turma AV201 - Laboratório I - Turma A
Nome
Laboratório I
Subtítulo
Arte Extramuros.Tensionamentos conceituais e espaciais presentes na produção artística contemporanea
Cód. Disciplina - Turma
AV201 - A
Sala
na Sala AP08 - Depto. de Artes Plásticas
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Sexta-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
AV201 - Laboratório I
Total de Horas Atividades Teóricas
0
Total de Horas Atividades Prática
45
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Critério de Avaliação
Presença e qualidade de participação nas aulas;
Elaboração do Trabalho prático;
Elaboração de um statment sobre o trabalho prático proposto.
Bibliografia
AGAMBÉN, Giorgio. O que é o contemporâneo e outros ensaios. Chapecó: Ed. Argos, 2009.
ARANTES, Antonio A. (org) O espaço da diferença. Campinas: Ed. Papirus, 2000.
BASBAUM, Ricardo (org). Arte Contemporânea Brasileira. R.J.:Rios Ambiciosos, 2001.
BOURDIEU, Pierre e HAACKE, Hans. Livre-troca: diálogos entre ciência e arte. São Paulo, Bertrand, Brasil, 1995.
CAUQUELIN, Anne. A Arte Contemporânea. Trad. Joana Ferreira da Silva. Porto: Rés Editora, s/ data.
CASTELLS, Manuel. A questão urbana. Trad. A. Caetano. S.P.: Paz e Terra, 2000.
CRIMP, Douglas. Sobre as ruínas do Museu. Trad. F. Santos. SP: Martins Fontes, 2005.
DEUTSCHE, R. Evictions – Art and Spacial Politics. Cambridge, MIT Press, 1998.
FERREIRA, Gloria e COTRIM, C.(org) Escritos de Artistas. RJ: Jorge Zahar editora, 2006.
FOSTER, Hal. Recodificação. Arte, Espetáculo e Política Cultural. Trad. Duda Machado. SP: Casa Editorial Paulista, 1996.
KAPROW, Allan. The blurring of art and life. Berkeley: University of California Press, 1993.
KRAUSS, Rosalind. The originality of the avant guarde and other modernist myths, Massachussets: MIT, 1991.
KOOLHAAS, Rem. Três textos sobre a cidade. Trad. Luis Santiago Baptista. Barcelona: Editora Gustavo Gilli, 2010.
O’DOHERTY, Brian. Inside the white cube – the ideollogy of the gallery space. San Francisco: The Lapis Press, 1986.
PALLAMIN, Vera. (org) Cidade e Cultura: esfera pública e transformação urbana. SP: Ed. Estação Liberdade, 2002
PEIXOTO, N. Brissac. Arte e Cidade. (org) São Paulo: Senac ed., 2002.
POPER, Frank. Art, Action et participation: L’artiste et la créativité aujourd’hui. 12ª ed. Paris: Editions Klincksieck, 1985.
RANCIÉRE, Jacques. O espectador emancipado. Trad. J Miranda Justo. Lisboa: Ed Orfeu Negro, 2010.
Conteúdo
A noção de Arte Extramuros: os múltiplos lugares da arte hoje;
As ordens de tensionamento indicativas da arte contemporânea;
Exposição, ação, intervenção artística e suas conexões com a instituição cultural: alargamentos do espaço de criação/proposição e exposição/implantação do objeto da arte hoje;
A elaboração de projetos artísticos a partir das conquistas, enfrentamentos e dilemas da arte instaurada no terreno social urbano contemporâneo.
O agente-artista, seu lugar móvel no circuito e a construção do discurso.
Metodologia
Aulas expositivas contextualizadas por leituras dirigidas;
Relatos de experiências do grupo e de palestrantes convidados;
Elaboração de uma Proposta Prática individual ou em pequenos grupos;
Proposição, acompanhamento e discussão de projetos;
Observação