Turma MS260 - Seminário Experimental - Turma A
Nome
Seminário Experimental
Subtítulo
Software e Hardware Livre em Música
Cód. Disciplina - Turma
MS260 - A
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Quarta-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
MS260 - Seminário Experimental
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Critério de Avaliação
A avaliação será feita a partir da média aritmética de 3 notas P1, P2 e P3, sendo:
P1=presença nas aulas
P2=participação do aluno nas aulas
P3=performance (apresentação do recital)
Bibliografia
Miller Puckete. The Theory and Technique of Electroic Music. 2006
http://msp.ucsd.edu/techniques/latest/book.pdf
Harold Timmis. Practical Arduino Engineering. 2011
http://it-ebooks.info/book/1351/
Bang, Puredata
http://puredata.info/groups/pd-graz/label/book/bangbook.pdf
Tony Hillerson. Programming Sound with Pure Data. 2014
http://it-ebooks.info/book/3741/
Casey Reas, Ben Fry. Getting Started with Processing. 2010
http://it-ebooks.info/book/244/
Carla Schroder. Book of Audacity. 2011.
http://www.nostarch.com/audacity.htm
Nicholas Cook and Daniel Leech-Wilkinson. A musicologist's guide to Sonic Visualiser.
http://www.charm.rhul.ac.uk/analysing/p9_1.html
Conteúdo
O foco desta disciplina será apresentar e utilizar na prática (a cada aula) uma nova ferramenta de software e hardware livre para a análise, composição e performance musical. Em cada aula serão apresentadas e utilizadas ferramentas livres de edição, processamento e síntese sonora que os alunos desenvolverão sozinhos ou em grupos e as utilizarão para compor e apresentar uma peça musical individual, que será apresentada no recital da disciplina, no último dia de aula. Também será abordada a utilização de sensores acoplados ao Arduino (hardware livre) que captarão dados digitais do gesto musical e o utilizarão para a análise gestual do músico e na composição interativa e performance e música computacional.
Metodologia
Trata-se de um curso prático, (hands-on) com aulas expositivas presenciais (i.e. um professor ou monitor local). As aulas serão fundamentadas em exemplos práticos, de softwares (Audacity, SonicVisualiser, PD, Processing, etc.) e hardware (Arduino) livres, primando pelo processamento em tempo-real (necessário para a performance musical).
Observação
Esta é uma disciplina primordialmente prática onde os alunos irão explorar os recursos do software e hardware livre. Não serão ministradas aulas puramente teóricas durante o decurso dessa disciplina.