Turma AC400 - Estudos em Artes da Cena - Turma A

Nome

Estudos em Artes da Cena

Subtítulo

A dimensão dialógica das artes

Cód. Disciplina - Turma

AC400 - A


Sala Sala IE 03 - Instituto de Economia
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AC400 - Estudos em Artes da Cena
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 30
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 15
Oferecimento IA
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Docentes

Jorge Luiz Schroeder

Critério de Avaliação

Presença e participação nas aulas. Apresentação de um trabalho em grupo na aula: a escolha de uma obra de arte para disparar a discussão coletiva de algumas questões abordadas durante o curso. Entrega de um trabalho individual escrito: uma reflexão crítica sobre as aproximações e afastamentos da teoria proposta e o próprio projeto de pesquisa.

Bibliografia

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. BAKHTIN, Mikhail. Palavra própria e palavra outra na sintaxe da enunciação: a palavra na vida e na poesia. São Carlos: Pedro & João Editores, 2011. BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHÍNOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. 13ª ed. São Paulo: Hucitec, 2009. BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: genes e estrutura do campo literário. São Paulo: Companhia das letras, 1996. BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk, 2007. BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. 5ª ed. São Paulo: Perspectiva, 1999. CANCLINI, Néstor García. As culturas populares no capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1983. CANCLINI, Néstor García. Diferentes, Desiguais e desconectados: mapas da interculturalidade. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2005. CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006. CANCLINI, Néstor García. A globalização imaginada. São Paulo: Iluminuras, 2007. CANCLINI, Néstor García. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2008. GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC Editora, s.d. HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, v.22, n.2, jul/dez 1997. Porto Alegre: Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. p.15-46. HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003. LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 19ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006. MEDVIÉDEV, Pável Nikoláievitch. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. São Paulo: Contexto, 2012. OLIVEIRA, Luciano Amaral (org.). Estudos do discurso: perspectivas teóricas. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.

Conteúdo

Este curso pretende abordar a possibilidade de interlocução entre as várias linguagens artísticas (principalmente música, dança, teatro e performance), seus problemas, conflitos, aproximações e distanciamentos. Para isto se faz necessário que abordemos as artes tanto como produção cultural quanto como sistemas simbólicos. Para a primeira abordagem (arte como produção cultural) teremos como fundamento os estudos sobre a economia das trocas simbólicas realizados por Pierre Bourdieu, e as reflexões sobre as apropriações culturais propostas por Néstor García-Canclini. E para a segunda abordagem (arte como sistema simbólico), serão utilizados os estudos e reflexões do Círculo de Bakhtin sobre a língua em funcionamento e a literatura.

Metodologia

Serão indicados alguns textos contidos na bibliografia para leitura mais atenta e discussão em sala de aula. O objetivo principal é o entendimento dos princípios epistemológicos que fundamentam tais textos. Serão utilizados também exemplos audiovisuais diversos que, de um lado, ajudarão a ilustrar alguns pontos teóricos e, de outro, deverão ser mais bem iluminados pela teoria abordada.

Observação

Novos textos poderão ser acrescentados à bibliografia conforme o andamento das discussões em aula, para complementar ou aprofundar alguns tópicos específicos.