Turma MS105 - Tópicos Especiais em Música Popular - Turma B
Nome
Tópicos Especiais em Música Popular
Subtítulo
Criação e Interpretação na Música Popular
Cód. Disciplina - Turma
MS105 - B
Sala
Sala 05 Depto. Música
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Terça-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
MS105 - Tópicos Especiais em Música Popular
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Hermilson Garcia do Nascimento
Critério de Avaliação
Trabalho teórico
Seminário prático
Bibliografia
ADOLFO, Antonio. Arranjo: um enfoque atual. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 1997.
ESTRADA, Mauro Rodriguez. Manual de criatividade: os processos psíquicos e o desenvolvimento.
Tradução de Hildegard Asbach. São Paulo: Ibrasa, 1992.
GUEST, Ian. Arranjo: método prático (3 v.). Rio de Janeiro: Lumiar Editora,1996.
NATTIEZ, Jean-Jacques. Music and discourse: towards a semiology of music. Tradução de C. Abate.
Princeton: Princeton University Press, 1990.
SCHOENBERG, Arnold. Fundamentos da composição musical. Tradução de Eduardo Seincman. 2 ed.
São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1993.
SEBESKY, Don. The contemporary arranger. 2. ed. Van Nuys: Alfred Publishing, 1984.
STEFANI, Gino. A theory of musical competence. In: Semiotica, v. 66-1/3, pp. 7-22, 1987.
TAGG, Philip. Towards a Sign Typology of Music. Convegno Europeo di Analisi Musicale, II, Trento.
Acta II CEAM. Trento: Università degli studi di Trento, pp. 369-378, 1991.
TAGG, Philip. Introdutory notes to the semiotics of music. Material instrucional (em andamento).
Brisbane,1999 (3. vs.).
Conteúdo
Teorias da criatividade
Teorias da significação
Recursos poéticos implicados na criação e interpretação musical
Realização musical, seja composição, arranjo e/ou interpretação
Metodologia
Leitura de textos e discussão sobre o universo criativo, bem como da significação, sempre com intuito de utilizar conceitos teóricos desses campos para compreender e propor processos de criação na música popular, o que pode combinar de variadas formas composição, arranjo e interpretação (como execução).
Apreciação crítica de processos criativos da fonografia, e realização prática de um processo próprio, embasado nos conceitos discutidos e na articulação de teoria e prática musicais.
Observação
Bibliografia a ser alterada/complementada em breve