Turma AC002 - Pesquisa Avançada em Artes - Turma A

Nome

Pesquisa Avançada em Artes

Subtítulo

Memória e Linguagem

Cód. Disciplina - Turma

AC002 - A


Sala SALA SM03 - PRÉDIO DA DAC
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quarta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AC002 - Pesquisa Avançada em Artes
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 15
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 30
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
As aulas iniciam-se no dia 04/03/15

Docentes

Critério de Avaliação

Presença e trabalho escrito ao final do curso.

Bibliografia

FÉRAL, Josette. Fronteiras, paradoxos e micropercepções. THRALL, K.; RAMOS, A.V. (Org.) In: Artes Cênicas sem fronteiras. Anadarco Editora, Guararema, pp. 11-27, 2007. _____. Performance and Theatricality: The Subject Demystified. Modern Drama. New York, v. 25, n. 1, p. 170-181. mar. 1982. _____. Por uma poética da performatividade: o teatro performativo. Sala Preta, revista de Artes Cênicas, Edusp. nº8, pp. 191-210, São Paulo, 2008. _____ Theatricality: The Specifity of Theatrical Language. SubStance, Vol. 31, Edição 98/99 e Edição Especial: Teatralidade 2002, p. 98. The University of Wisconsin Press. LEHMANN, Hans-Thies. From Logos to Landscapes: Text in Contemporary Dramaturgy, in Performance Research 2 (1), pp. 55-60, jul.-1997. NUNES, Sandra Meyer. O corpo do ator em ação. In: GREINER, Christine; AMORIN, Cláudia (Orgs.). Leituras do Corpo. Annablume, São Paulo, pp.105-113, 2010. SARRAZAC, Jean-Pierre. A Irrupção do Teatro, trad. Silvana Garcia, in Folhetim, nº 28, pp. 7-15, 2009.

Conteúdo

A disciplina irá abordar a evolução do estudo e tratamento da arte da memória desde a mnemotécnica grega até a filosofia de Gilles Deleuze e a cibernética de Pierre Lévy,buscando traçar um quadro histórico das relações entre corpo, memória e linguagem até as linguagens artísticas contemporâneas e sua problemática delimitação. O curso deseja apresentar ao aluno alguns pontos importantes do debate contemporâneo sobre as artes do corpo a partir da análise da evolução destes quatro campos de formação do homem e dos seus processos de criação.

Metodologia

Análise bibliográfica e documental de livros e textos sobre o tema corpo, linguagem e memória como territórios em co-criação.

Observação

Aceita-se alunos especiais mediante carta de intenção;