Turma AC002 - Pesquisa Avançada em Artes - Turma A
Nome
Pesquisa Avançada em Artes
Subtítulo
Memória e Linguagem
Cód. Disciplina - Turma
AC002 - A
Sala
SALA SM03 - PRÉDIO DA DAC
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Quarta-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
AC002 - Pesquisa Avançada em Artes
Total de Horas Atividades Teóricas
15
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
As aulas iniciam-se no dia 04/03/15
Docentes
Critério de Avaliação
Presença e trabalho escrito ao final do curso.
Bibliografia
FÉRAL, Josette. Fronteiras, paradoxos e micropercepções. THRALL, K.; RAMOS, A.V. (Org.) In: Artes Cênicas sem fronteiras. Anadarco Editora, Guararema, pp. 11-27, 2007.
_____. Performance and Theatricality: The Subject Demystified. Modern Drama. New York, v. 25, n. 1, p. 170-181. mar. 1982.
_____. Por uma poética da performatividade: o teatro performativo. Sala Preta, revista de Artes Cênicas, Edusp. nº8, pp. 191-210, São Paulo, 2008.
_____ Theatricality: The Specifity of Theatrical Language. SubStance, Vol. 31, Edição 98/99 e Edição Especial: Teatralidade 2002, p. 98. The University of Wisconsin Press.
LEHMANN, Hans-Thies. From Logos to Landscapes: Text in Contemporary Dramaturgy, in Performance Research 2 (1), pp. 55-60, jul.-1997.
NUNES, Sandra Meyer. O corpo do ator em ação. In: GREINER, Christine; AMORIN, Cláudia (Orgs.). Leituras do Corpo. Annablume, São Paulo, pp.105-113, 2010.
SARRAZAC, Jean-Pierre. A Irrupção do Teatro, trad. Silvana Garcia, in Folhetim, nº 28, pp. 7-15, 2009.
Conteúdo
A disciplina irá abordar a evolução do estudo e tratamento da arte da memória desde a mnemotécnica grega até a filosofia de Gilles Deleuze e a cibernética de Pierre Lévy,buscando traçar um quadro histórico das relações entre corpo, memória e linguagem até as linguagens artísticas contemporâneas e sua problemática delimitação. O curso deseja apresentar ao aluno alguns pontos importantes do debate contemporâneo sobre as artes do corpo a partir da análise da evolução destes quatro campos de formação do homem e dos seus processos de criação.
Metodologia
Análise bibliográfica e documental de livros e textos sobre o tema corpo, linguagem e memória como territórios em co-criação.
Observação
Aceita-se alunos especiais mediante carta de intenção;