Turma AC101 - Laboratório de Criação - Turma A

Nome

Laboratório de Criação

Subtítulo

Das poéticas do corpo à cena contemporânea

Cód. Disciplina - Turma

AC101 - A


Sala AD05 - DACO
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quarta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AC101 - Laboratório de Criação
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 15
Total de Horas Atividades Prática 30
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Silvia Maria Geraldi

Marisa Martins Lambert

Critério de Avaliação

Produção prática e reflexiva nos laboratórios de criação Produção de trabalho escrito final, em forma de artigo, articulando estudos práticos, teóricos e projeto individual de mestrado/doutorado de cada pesquisador Aspectos atitudinais: presença, participação, interesse nas aulas e demais atividades

Bibliografia

FABIÃO, Eleonora. Corpo Cênico, Estado Cênico. Revista Contrapontos - Eletrônica, vol. 10 – nº 3, p. 321-326 / set-dez 2010. GIL, José. Movimento total : O corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras, 2004. HALL, Edward T. A dimensão oculta. São Paulo: Martins Fontes, 2005. JACQUES, Paola Berenstein. Corpografias urbanas. Vitruvius – Revista Eletrônica de Arquitetura, ano 8, fev. 2008. Disponível em: . Acesso em: abr. 2014. LEPECKI, André. Planos de Composição. In: GREINER, C.; SANTO, C.E.; SOBRAL, S. (Org.). Cartografia Rumos Itaú Cultural Dança 2009-2010. São Paulo: Itaú Cultural, 2010. LOUPPE, Laurence. Poética da dança contemporânea. Lisboa: Orfeu Negro, 2012. MCHOSE, Caryn. Phenomenological Space: I'm in the space and the space is in me. Interview with Hubert Godard. Contact Quarterly, Northampton, v.31, p. 32-38, Summer/Fall 2006. PAIS, Ana. “O crime compensa ou o poder da dramaturgia”. SIGRID, Nora (Org.). Temas para a dança brasileira. São Paulo: Edições SESC SP, 2010. SUQUET, Annie. Cenas. O corpo dançante: um laboratório da percepção. In: COURTINE, Jean-Jacques (Dir.). História do Corpo Vol.3: As mutações do olhar. O século XX. Petrópolis, RJ: editora Vozes, 2008. p. 509-539.

Conteúdo

A disciplina, de cunho prático-teórico, abordará a criação cênica nos âmbitos do treinamento, produção de linguagem e composição, tendo como tema a relação corpo-espaço. Tomará em consideração três referências principais: os estudos antropológicos de Edward T. Hall acerca da percepção e do uso do espaço pelo ser humano dentro do contexto da cultura (proxêmica); as pesquisas sobre espaço fenomenológico conduzidas pelo bailarino e educador somático Hubert Godard; e os estudos corpográficos de Paola Berenstein Jacques, discutindo questões como experiência, corpo e alteridade na cidade e suas relações com o campo da arte. A ênfase se dará na investigação poética do corpo e do movimento, tratada a partir de: princípios somático-expressivos baseados no instrumental Laban/Bartenieff e no Método Feldenkrais de Educação Somática; técnicas improvisacionais e compositivas; e procedimentos de análise de movimento.

Metodologia

Pesquisa de campo – vivências e práticas de errância urbana Experimentação criativa em laboratório Leitura e análise de textos de autores selecionados Apreciação de obras e estudos cênicos Elaboração de registros de criação

Observação