Turma DE525 - Multimeios e Teoria do Cinema - Turma A

Nome

Multimeios e Teoria do Cinema

Subtítulo

Teorias Contemporâneas do Cinema e do Audiovisual

Cód. Disciplina - Turma

DE525 - A


Sala Sala SM 03 - Ciclo Básico II
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quarta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome DE525 - Multimeios e Teoria do Cinema
Programa Multimeios
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
A disciplina terá início em 12/08/2015

Docentes

Gilberto Alexandre Sobrinho

Alfredo Luiz Paes de Oliveira Suppia

Critério de Avaliação

Seminários e trabalho escrito. O trabalho escrito deve aplicar tópicos e bibliografia abordados ao longo do curso.

Bibliografia

Albera, François; Lefebvre, Martin (Orgs.). “La filmologie, de nouveau”, in: Cinémas. Revue d'études cinématographiques, vol. 19, n. 2-3, primavera 2009. Altman, Rick. Film/Genre. London: BFI, 1999. Aumont, Jacques et al. A Estética do Filme. Campinas: Papirus, 1995. Aumont, Jacques. A Análise do Filme. Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2010. Avellar, J.C. A Ponte Clandestina. Teorias de Cinema na América Latina. Rio de Janeiro: 34, 1995. Braudy, Leo; Cohen, Marshall. Film Theory and Criticism. Introductory readings, New York, Oxford: Oxford University Press, 2009. Bazin, André. O Cinema. São Paulo: Brasiliense, 1985. Bellour, Raymond. L'Analyse du Film. Paris: Éditions, 1979. Berger, Asa. Media Analysis Techniques. London: Sage, 1998. Bordwell, David. Film Art: An Introduction. Reading, MA: Addison-Wesley, 2009. Braudy, Leo; Cohen, Marshall. Film Theory and Criticism. Introductory readings. New York/Oxford: Oxford University Press, 2004. Buckland, Warren. The Cognitive Semiotics of Film. Cambridge: Cambridge University Press, 2000. Burch, Noel. Práxis do cinema. São Paulo: Perspectiva, 2008. Casetti, Francesco; Di Chio, Federico. Cómo analizar un film. Paidós Iberica, 1998 Caughie, John (ed.). Theories of Autorship. London/New York: Routledge/BFI, 1981. Ethis, Emmanuel. Sociologie du cinéma et de ses publics. Paris: Armand Colin, 2005. France, Claudine de. Cinema e antropologia. Campinas: Editora da Unicamp,1999. Freire, Marcius; Lourdou, Philippe. Descrever o visível. Documentário e antropologia fílmica. São Paulo: Editora Estação Liberdade, 2010. Hall, Stuart. Da diáspora. Identidade e mediações culturais. Belo Horizonte : Editora da UFMG, 2009.  Hill, John; Gibson, Pamela Church (Eds.). Film Studies: Critical Approaches. Oxford: Oxford University Press, 2000. Mbembe, Achille. Crítica da razão negra. Lisboa: Antigona, 2014. Metz, Christian. A Significação no Cinema. São Paulo: Perspectiva, 1977, 2a ed. Metz, Christian. The Imaginary Signifier. Psychoanalysis and the Cinema. Bloomington: Indiana University Press, 1977. Marie, Michel; Jullier, Laurent. Lendo as imagens do cinema. São Paulo: Senac, 2009 Monaco, James. How to Read a Film: Movies, Media, Multimedia. New York/Oxford: Oxford University Press, 2000, 3a ed. Mulvey, L. Death 24x a second : stillness and the moving image. London : Reaktion Books, 2006.  Mulvey, L. Fetishism and curiosity. Bloomington: British Film Institute, 1996.  Mulvey, L. Visual and other pleasures. Bloomington: Indiana University Press., 1989.  Nichols, Bill (ed.). Movies and Methods. Vol. I. Berkeley/Los Angeles/London: University of California Press, 1976. Nichols, Bill (ed.). Movies and Methods. Vol. II. Berkeley/Los Angeles/London: University of California Press, 1985. Ramos, Fernão (org.). Teoria Contemporânea do Cinema vol. I. São Paulo: Ed. SENAC SP, 2005. Ramos, Fernão (org.). Teoria Contemporânea do Cinema vol. II. São Paulo: Ed. SENAC SP, 2005. Ryan, Michael; Lenos, Melissa. An Introduction to Film Analysis: Technique and Meaning in Narrative Film. New York: Blomsbury Academic, 2012. Sorlin, Pierre. Sociologie du cinéma, Ouverture pour une histoire de demain. Paris, Aubier, 1977. Stam, Robert; Miller, Toby (eds.). Film and Theory: An Anthology. London: Blackwell, 2000. Stam, Robert; Shohat, Ella. Crítica da Imagem Eurocêntrica. São Paulo: Cosac & Naify, 2003. Stam, Robert. Introdução à teoria do cinema. Campinas: Papirus, 2003. Stam, Robert. Multiculturalismo tropical. Uma história comparativa das raças na cultura e no cinema brasileiros. São Paulo: Edusp, 2008. Trinh T., Minh-há. The digital film event. New York: Routledge, 2005.  VANOYE, Francis. Ensaio sobre a análise fílmica. Campinas: Papirus, 200 Xavier, Ismail (Org.). A Experiência do Cinema. Rio de Janeiro: Graal/Embrafilme, 1983. Xavier, Ismail. O Discurso Cinematográfico: a opacidade e a transparência. São Paulo: Paz e Terra, 2008. Xavier, Ismail. “Maquinações do olhar: a cinefilia como ver além na imanência”. In Médola, Ana Sílvia; Araújo, Denise; Bruno, Fernanda (Orgs.). Livro da XV Compós: Imagem, Visibilidade e Cultura Midiática. Porto Alegre: Sulina, 2007, pp. 21-46.

Conteúdo

A reflexão sobre a imagem em movimento teve, na primeira metade deste século, o campo da cinematografia como objeto privilegiado. A partir desta perspectiva, analisando essa reflexão também em sua contemporaneidade, buscaremos tensionar, entre outros tópicos, as relações entre arte e política, bem como a constituição da imagem multimidiática, em função do pensamento que se debruça sobre a narrativa cinematográfica. O foco desta trajetória de reflexões será sobre as Teorias Contemporâneas do Cinema, surgidas em meados dos anos 1960. Nesse contexto, serão recortados alguns dos vetores do pensamento mais recentes no contexto dessas Teorias, desde a emergência do feminismo e sua influência nos estudos culturais, passando pela “virada cognitivista”, de meados dos anos 1980, até os conceitos e ideias implicados na chegada e desenvolvimento do digital. 1) Introdução. Panorama: teoria clássica, moderna e contemporânea. Primórdios da teoria do cinema. 2) O método estruturalista-semiológico. Christian Metz. 3) Autor / Gênero (formas narrativas). 4) Teorias do cinema da América Latina: Estética da Fome, Terceiro Cinema, Cinema Imperfeito. 5) Feminismo, psicanálise e marxismo: o pensamento de Laura Mulvey. 6) Sobre o multiculturalismo: leitura de Crítica da Imagem Eurocêntrica. 7) Diáspora, identidade, pós-colonialismo e o cinema. 8) A virada cognitivista. 9) Neurocinemática. 10) O fenômeno digital: abordagens teóricas de Lev Manovich, Laura Mulvey, Trinh T. Minh-a e D.W. Rodowick.

Metodologia

Aulas expositivas, exibição de filmes completos ou fragmentos de filmes, debates, seminários e discussão de textos.

Observação

É NECESSÁRIO TER COMPETÊNCIA LINGUISTICA PARA LEITURA DE TEXTOS ACADÊMICOS EM INGLÊS, BEM COMO PARA O VISIONAMENTO DE FILMES.