Turma DE525 - Multimeios e Teoria do Cinema - Turma A
Nome
Multimeios e Teoria do Cinema
Subtítulo
Teorias Contemporâneas do Cinema e do Audiovisual
Cód. Disciplina - Turma
DE525 - A
Sala
Sala SM 03 - Ciclo Básico II
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Quarta-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
DE525 - Multimeios e Teoria do Cinema
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
A disciplina terá início em 12/08/2015
Docentes
Gilberto Alexandre Sobrinho
Alfredo Luiz Paes de Oliveira Suppia
Critério de Avaliação
Seminários e trabalho escrito. O trabalho escrito deve aplicar tópicos e bibliografia abordados ao longo do curso.
Bibliografia
Albera, François; Lefebvre, Martin (Orgs.). “La filmologie, de nouveau”, in: Cinémas. Revue d'études cinématographiques, vol. 19, n. 2-3, primavera 2009.
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Aumont, Jacques et al. A Estética do Filme. Campinas: Papirus, 1995.
Aumont, Jacques. A Análise do Filme. Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2010.
Avellar, J.C. A Ponte Clandestina. Teorias de Cinema na América Latina. Rio de Janeiro: 34, 1995.
Braudy, Leo; Cohen, Marshall. Film Theory and Criticism. Introductory readings, New York, Oxford: Oxford University Press, 2009.
Bazin, André. O Cinema. São Paulo: Brasiliense, 1985.
Bellour, Raymond. L'Analyse du Film. Paris: Éditions, 1979.
Berger, Asa. Media Analysis Techniques. London: Sage, 1998.
Bordwell, David. Film Art: An Introduction. Reading, MA: Addison-Wesley, 2009.
Braudy, Leo; Cohen, Marshall. Film Theory and Criticism. Introductory readings. New York/Oxford: Oxford University Press, 2004.
Buckland, Warren. The Cognitive Semiotics of Film. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.
Burch, Noel. Práxis do cinema. São Paulo: Perspectiva, 2008.
Casetti, Francesco; Di Chio, Federico. Cómo analizar un film. Paidós Iberica, 1998
Caughie, John (ed.). Theories of Autorship. London/New York: Routledge/BFI, 1981.
Ethis, Emmanuel. Sociologie du cinéma et de ses publics. Paris: Armand Colin, 2005.
France, Claudine de. Cinema e antropologia. Campinas: Editora da Unicamp,1999.
Freire, Marcius; Lourdou, Philippe. Descrever o visível. Documentário e antropologia fílmica. São Paulo: Editora Estação Liberdade, 2010.
Hall, Stuart. Da diáspora. Identidade e mediações culturais. Belo Horizonte : Editora da UFMG, 2009.
Hill, John; Gibson, Pamela Church (Eds.). Film Studies: Critical Approaches. Oxford: Oxford University Press, 2000.
Mbembe, Achille. Crítica da razão negra. Lisboa: Antigona, 2014.
Metz, Christian. A Significação no Cinema. São Paulo: Perspectiva, 1977, 2a ed.
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Marie, Michel; Jullier, Laurent. Lendo as imagens do cinema. São Paulo: Senac, 2009
Monaco, James. How to Read a Film: Movies, Media, Multimedia. New York/Oxford: Oxford University Press, 2000, 3a ed.
Mulvey, L. Death 24x a second : stillness and the moving image. London : Reaktion Books, 2006.
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Mulvey, L. Visual and other pleasures. Bloomington: Indiana University Press., 1989.
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Ramos, Fernão (org.). Teoria Contemporânea do Cinema vol. II. São Paulo: Ed. SENAC SP, 2005.
Ryan, Michael; Lenos, Melissa. An Introduction to Film Analysis: Technique and Meaning in Narrative Film. New York: Blomsbury Academic, 2012.
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Stam, Robert; Shohat, Ella. Crítica da Imagem Eurocêntrica. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.
Stam, Robert. Introdução à teoria do cinema. Campinas: Papirus, 2003.
Stam, Robert. Multiculturalismo tropical. Uma história comparativa das raças na cultura e no cinema brasileiros. São Paulo: Edusp, 2008.
Trinh T., Minh-há. The digital film event. New York: Routledge, 2005.
VANOYE, Francis. Ensaio sobre a análise fílmica. Campinas: Papirus, 200
Xavier, Ismail (Org.). A Experiência do Cinema. Rio de Janeiro: Graal/Embrafilme, 1983.
Xavier, Ismail. O Discurso Cinematográfico: a opacidade e a transparência. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
Xavier, Ismail. “Maquinações do olhar: a cinefilia como ver além na imanência”. In Médola, Ana Sílvia; Araújo, Denise; Bruno, Fernanda (Orgs.). Livro da XV Compós: Imagem, Visibilidade e Cultura Midiática. Porto Alegre: Sulina, 2007, pp. 21-46.
Conteúdo
A reflexão sobre a imagem em movimento teve, na primeira metade deste século, o campo da cinematografia como objeto privilegiado. A partir desta perspectiva, analisando essa reflexão também em sua contemporaneidade, buscaremos tensionar, entre outros tópicos, as relações entre arte e política, bem como a constituição da imagem multimidiática, em função do pensamento que se debruça sobre a narrativa cinematográfica. O foco desta trajetória de reflexões será sobre as Teorias Contemporâneas do Cinema, surgidas em meados dos anos 1960. Nesse contexto, serão recortados alguns dos vetores do pensamento mais recentes no contexto dessas Teorias, desde a emergência do feminismo e sua influência nos estudos culturais, passando pela “virada cognitivista”, de meados dos anos 1980, até os conceitos e ideias implicados na chegada e desenvolvimento do digital.
1) Introdução. Panorama: teoria clássica, moderna e contemporânea. Primórdios da teoria do cinema.
2) O método estruturalista-semiológico. Christian Metz.
3) Autor / Gênero (formas narrativas).
4) Teorias do cinema da América Latina: Estética da Fome, Terceiro Cinema, Cinema Imperfeito.
5) Feminismo, psicanálise e marxismo: o pensamento de Laura Mulvey.
6) Sobre o multiculturalismo: leitura de Crítica da Imagem Eurocêntrica.
7) Diáspora, identidade, pós-colonialismo e o cinema.
8) A virada cognitivista.
9) Neurocinemática.
10) O fenômeno digital: abordagens teóricas de Lev Manovich, Laura Mulvey, Trinh T. Minh-a e D.W. Rodowick.
Metodologia
Aulas expositivas, exibição de filmes completos ou fragmentos de filmes, debates, seminários e discussão de textos.
Observação
É NECESSÁRIO TER COMPETÊNCIA LINGUISTICA PARA LEITURA DE TEXTOS ACADÊMICOS EM INGLÊS, BEM COMO PARA O VISIONAMENTO DE FILMES.