Turma DE519 - Cinema e Ciências Humanas - Turma C
Nome
Cinema e Ciências Humanas
Subtítulo
Cinema e Religião
Cód. Disciplina - Turma
DE519 - C
Sala
no LIS - Lab. de Imagem e Som do IA
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Quinta-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
DE519 - Cinema e Ciências Humanas
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Ernesto Giovanni Boccara
Critério de Avaliação
1-Frequência de no mínimo 75% da carga horária das 45 horas em sala de aula.
2-Participação ativa nas análises de filmes e dos conceitos a serem propostos pelas aula teóricas e palestras.
3-Paper final individual apresentado pelo aluno(a)no final do semestre a respeito da Bibliografia e dos conteúdos programáticos desenvolvidos durante o curso.
4-Apresentação de produção fílmica ou audio visual ou fotografias em Powe Point individual ou em grupos referente aos conteúdos programáticos e filmes apresentados em aula ou correlacionados ao longo das aulas.
Bibliografia
ALMEIDA, C. A. O cinema como agitador de almas. Annablume: São Paulo, 1999
BARREIRA FILHO, F. O Apostolado do cinema catequético. mMm: Barra do Pirai, RJ, 1946
BEAUREGARD, Mario e O’LEARY Denyse. O Cérebro Espiritual. Best Seller. Rio de Janeiro 2010
BERNARDO, Gustavo. A filosofia da ficção de Vilem Flusser. AnnaBlume .São Paulo.2011
BISSON, M. Mito: o sagrado no cinema contemporâneo: o caso de “Dracula” de F. F. Coppola. Campinas, 1998 (dissertação mestrado)
BRANDÃO, Junito de Souza. Dicionário Mítico Etimológico. Volume I. Petrópolis. Vozes Editora,1991.
BRANDÃO, Junito de Souza. Mitologia Grega. Volume I. Volume II. Volume III. Vozes. Petrópolis. 1992.
BRITO,José Domingos. LITERATURA E CINEMA. NOVATEC –Lisboa.2007
BOCCARA, Ernesto G.OS Ciclonautas. nVersos. São Paulo.2013
BULFINCH , Thomas. O Livro De Ouro Das Mitologias :Histórias De Deuses E Heróis. Martin Claret. São Paulo, 2006.
CABRERA,Júlio. Como o cinema pensa. Rocco.Rio de Janeiro.2006
DANIEL, Roberto Francisco. Descobrindo o Religioso no Cinema: Pequeno Método para Analise Teológica do Filme. EDUSC – Bauru:1999.
DALLA, L. Televisão, Cinema e Cristianismo. Clube de Autores: Joinville, 2008
DANIEL, Roberto O Mito Cristão no Cinema . Salvador: EDUSC – 2003
ECO Umberto. e Outros. ENTREVISTAS SOBRE O FIM DOS TEMPOS. Rocco.1999
ELIADE, Mircea .HISTORIA DAS CRENÇAS E DAS IDEIAS RELIGIOSAS, V.1,V2,V3 ZAHAR,, 2010
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HAAG, Michael. DESVENDANDO O INFERNO. Planeta do Brasil.2013
FELINTO, Erick. A RELIGIAO DAS MÁQUINAS. SULINA. 2005
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RUSSEL, Bertrand .Porque não sou cristão.. LPM Pocket. Porto Alegre 2011
ROCHA, ALESSANDRO UMA INTRODUÇAO A FILOSOFIA DA RELIGIAO. EDITORA VIDA.2010
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Conteúdo
Para muitos pesquisadores a cultura começa com a religião seja na maneira cerimonial de enterrar os mortos ou nas pinturas rupestres de caráter xamânico. Apesar de previsões equivocadas no seculo XX de que a religião estava fadada a ser tornar secundária nesta primeira quinzena do século XXI e do novo milênio ela vem se reafirmando em pluralidades e quantidades de desdobramentos sectários das religiões já dominantes apoiadas pela multiplicidade do meios de comunicação e das novas tecnologias. O Cinema e seu poder de influenciar percepto cognitivamente e comportalmente multidões em todo o planeta tornou-se um mega templo contemporâneo e o poder da imagem em movimento um instrumento operacional de real.Não há dúvida de que, em uma sociedade alimentada pelo culto à imagem, o cinema é uma das fontes mais abundantes de elementos para a construção do seu imaginário social. E os construtos que daí nascem alcançam os mais diversos ambientes, como, por exemplo, templos e igrejas. Ou senão, entre os não crentes, o cinema também cativa emocionalmente pela força da imagem. Segundo o pesquisador Prof.Dr.Luiz Vadico ele analisa o Filme Religioso dentro de um campo específico: "Esse campo é formado pelo conjunto de produções que tratam temas ou assuntos religiosos e conta com uma grande massa de produções midiáticas. Ele se formou desde o início da história do cinema e se estendeu pelo desenvolvimento midiático em geral. Mas uma das suas características marcantes é que ele não é um campo independente e tranquilo. Ele se organiza sobre outros dois campos distintos: o Campo do Religioso (instituições religiosas e adeptos) e o Campo Fílmico (produtores em geral). Todas as produções importantes conhecidas necessitaram buscar um equilíbrio entre esses dois campos: o Campo do Religioso, cioso dos seus assuntos e de suas responsabilidades, e o Campo Fílmico, desejoso de conseguir lucrar com o público daquele e da religião pela espiritualidade vaga e difusa, sem um "Deus" único específico".A Imagem no cinema contribui na refirmação de crenças, doutrinas e dogmas ou de questionamento crítico destas.A disciplina partirá da hipótese de que o cinema como construção ficcional própria de sua natureza seja como entretenimento bem como informativo no que se refere aos documentários resultam em ficções.A disciplina diante disto, terá como base teórica a Filosofia da Ficção de Vilém Flusser e o objeto de pesquisa será resultante da reflexão na correlação entre cinema e religião.Ambas as facetas serão analisadas através de determinadas práticas e costumes religiosos e as várias leituras que o cinema faz das religiões do passado e daquelas em curso.
Metodologia
A disciplina selecionou filmes que convergem diretamente à reflexão sobre a relação entre a religião x cinema através de Teorias como a Semiótica de Charles Sanders Peirce, da Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung e da Filosofia da Ficção de Vilém Flusser de modo a desenvolver o diálogo convergente ao entendimento de suas naturezas específicas(abordagem ontológica) na construção de uma consciência crítica(abordagem epistemológica) de como o cinema como linguagem codificada e técnicas se posiciona e opera em sua potencialidade de tornar visível o invisível universo do objeto da religião.
A análise de filmes terá uma preparação através de aulas tóricas expositivas, leituras de textos específicos e a contribuição de pesquisadores convidados para esta finalidade.
Observação