Turma MS261 - Seminários Avançados - Turma A
Nome
Seminários Avançados
Subtítulo
Seminários Avançados em Música Brasileira
Cód. Disciplina - Turma
MS261 - A
Sala
SALA ED 11 - FAC. DE EDUCAÇÃO
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Segunda-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
MS261 - Seminários Avançados
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Jose Roberto Zan
Critério de Avaliação
Avaliação da participação do aluno nas aulas e trabalho final sobre temas a serem definidos.
Bibliografia
ANDRADE, Mário de. Ensaios sobre a música brasileira. SP, Ed. Martins, 1962.
ALMEIDA, Renato. História da Música Brasileira (Segunda edição). RJ, F. Briguiet.
CAMPOS, Augusto de. Balanço da Bossa e outras bossas. SP, Editora Perspectiva, 1968.
CÂNDIDO, Antônio. “A Revolução de 1930 e a cultura”. In Novos Estudos, São Paulo, CEBRAP, no. 4, abril de 1984.
CAZES, Henrique. Choro: do quintal ao municipal. SP, Editora 34, 1998.
CHAUÍ, Marilena. O nacional e o popular na cultura brasileira: seminários. São Paulo, Editora Brasiliense, 1983.
CONTIER, Arnaldo Daraya. Música e ideologia no Brasil. São Paulo, Novas Metas, 1985.
__________. “Edu Lobo e Carlos Lyra: o nacional e o popular na canção de protesto (anos 60)”. In Revista Brasileira de História. SP, ANPUH/Humanitas Publicações, vol. 18, no. 35, 1998.
__________. “Modernismos e Brasilidade: música, utopia e tradição”. In Tempo e História. SP, /Companhia das Letras/Secretaria Municipal de Cultura, 1992.
FAVARETTO, Celso. Tropicália: alegria, alegoria. SP, Kairós, 1979.
GARCIA, Walter. Bim Bom: a contradição sem conflitos de João Gilberto. RJ, Paz e Terra, 1999.
MACHADO, Cacá. O enigma do homem célebre: ambição e vocação de Ernesto Nazareth. São Paulo, Instituto Moreira Salles, 2007.
MAMMI, Lorenzo. “João Gilberto e o projeto utópico da Bossa Nova”. Novos Estudos, SP, CEBRAP, nov de 1992.
MEDAGLIA, Julio. “O Balanço da Bossa”. CAMPOS, Augusto de. Balanço da Bossa e outras bossas. SP, Editora Perspectiva, 1968.
MENESES, Adélia Bezerra de. Desenho mágico: poesia e política em Chico Buarque. SP, Ateliê Editorial, 2000.
NAPOLITANO, Marcos. A síncope de idéias: a questão da tradição na música popular brasileira. SP, Editora Fundação Perseu Abramo, 2007.
NAVES, Santuza Cambraia. O violão azul: modernismo e música popular. RJ, Fundação Getúlio Vargas Editora, 1998.
NETTO, Michel Nicolau. Música Brasileira e Identidade Nacional na Mundialização. São Paulo: Annablume/FAPES, 2009.
ORTIZ, Renato. A moderna tradição brasileira: cultura brasileira e indústria cultural. São Paulo, Editora Brasiliense, 1988.
PARANHOS, Adalberto. O roubo da fala: origens da ideologia do trabalhismo no Brasil. SP, Boitempo, 1999.
SANDRONI, Carlos. Feitiço Decente: transformações do samba no Rio de Janeiro (1917-1933). RJ, Jorge Zahar Editor/Editora UFRJ, 2001.
TATIT, Luiz. O cancionista: composições de canções no Brasil. São Paulo, EDUSP, 1996.
TINHORÃO, José Ramos. Música popular: do gramofone ao rádio e TV. São Paulo, Ática, 1981.
__________. História Social da Música Popular Brasileira. Lisboa, Caminho, 1990.
SARAIVA, Joana. “Da influência do jazz e outras notas: discurso sobre a cena musical de Copacabana dos anos 50”. In GIUMBELLI, Emerson, DINIZ, Júlio Cesar Valladão e NAVES, Santuza Cambraia. Leituras sobre música popular. RJ: 7 Letras, 2008.
VASCONCELOS, Ary. Panorama da música popular brasileira. São Paulo, Livraria Martins Fontes, 1964.
VASCONCELOS, Gilberto & SUZUKI Jr, Matinas. “A malandragem e a formação da música popular brasileira”. FAUSTO, Boris . História da Civilização Brasileira (O Brasil Republicano), Tomo III, vol 4, SP DIFEL/Difusão Editorial S.A., 1984.
VILELA, Ivan. Cantando a Própria História. SP, EDUSP, 2013.
VIANNA, Hermano. O mistério do samba. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor/UFRJ, 1995.
WISNIK, José Miguel. “Getúlio da paixão cearense (Villa-Lobos e o Estado Novo). In SQUEFF, Enio & WISNIK, José Miguel. Música: o nacional e o popular na cultura brasileira. SP, Editora Brasiliense, 1982.
----------------------- Sem receita: ensaios e canções. São Paulo, Publifolha, 2004.
Conteúdo
1.A formação da música popular urbana no Rio de Janeiro no final do século XIX e início do século XX.
2.Modernismo e nacionalismo na música brasileira: eruditos e populares.
3.A música brasileira, populismo e formação da cultura de massa no Brasil (anos 30 e 40).
4.Universalismo e nacionalismo na música brasileira: anos 50 e 60.
5.A música popular brasileira, indústria cultural e mundialização da cultura (anos 70, 80 e 90).
Metodologia
Aulas expositivas, análise de textos de apoio e palestras de convidados.
Observação