Turma MS261 - Seminários Avançados - Turma A

Nome

Seminários Avançados

Subtítulo

Seminários Avançados em Música Brasileira

Cód. Disciplina - Turma

MS261 - A


Sala SALA ED 11 - FAC. DE EDUCAÇÃO
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS261 - Seminários Avançados
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Jose Roberto Zan

Critério de Avaliação

Avaliação da participação do aluno nas aulas e trabalho final sobre temas a serem definidos.

Bibliografia

ANDRADE, Mário de. Ensaios sobre a música brasileira. SP, Ed. Martins, 1962. ALMEIDA, Renato. História da Música Brasileira (Segunda edição). RJ, F. Briguiet. CAMPOS, Augusto de. Balanço da Bossa e outras bossas. SP, Editora Perspectiva, 1968. CÂNDIDO, Antônio. “A Revolução de 1930 e a cultura”. In Novos Estudos, São Paulo, CEBRAP, no. 4, abril de 1984. CAZES, Henrique. Choro: do quintal ao municipal. SP, Editora 34, 1998. CHAUÍ, Marilena. O nacional e o popular na cultura brasileira: seminários. São Paulo, Editora Brasiliense, 1983. CONTIER, Arnaldo Daraya. Música e ideologia no Brasil. São Paulo, Novas Metas, 1985. __________. “Edu Lobo e Carlos Lyra: o nacional e o popular na canção de protesto (anos 60)”. In Revista Brasileira de História. SP, ANPUH/Humanitas Publicações, vol. 18, no. 35, 1998. __________. “Modernismos e Brasilidade: música, utopia e tradição”. In Tempo e História. SP, /Companhia das Letras/Secretaria Municipal de Cultura, 1992. FAVARETTO, Celso. Tropicália: alegria, alegoria. SP, Kairós, 1979. GARCIA, Walter. Bim Bom: a contradição sem conflitos de João Gilberto. RJ, Paz e Terra, 1999. MACHADO, Cacá. O enigma do homem célebre: ambição e vocação de Ernesto Nazareth. São Paulo, Instituto Moreira Salles, 2007. MAMMI, Lorenzo. “João Gilberto e o projeto utópico da Bossa Nova”. Novos Estudos, SP, CEBRAP, nov de 1992. MEDAGLIA, Julio. “O Balanço da Bossa”. CAMPOS, Augusto de. Balanço da Bossa e outras bossas. SP, Editora Perspectiva, 1968. MENESES, Adélia Bezerra de. Desenho mágico: poesia e política em Chico Buarque. SP, Ateliê Editorial, 2000. NAPOLITANO, Marcos. A síncope de idéias: a questão da tradição na música popular brasileira. SP, Editora Fundação Perseu Abramo, 2007. NAVES, Santuza Cambraia. O violão azul: modernismo e música popular. RJ, Fundação Getúlio Vargas Editora, 1998. NETTO, Michel Nicolau. Música Brasileira e Identidade Nacional na Mundialização. São Paulo: Annablume/FAPES, 2009. ORTIZ, Renato. A moderna tradição brasileira: cultura brasileira e indústria cultural. São Paulo, Editora Brasiliense, 1988. PARANHOS, Adalberto. O roubo da fala: origens da ideologia do trabalhismo no Brasil. SP, Boitempo, 1999. SANDRONI, Carlos. Feitiço Decente: transformações do samba no Rio de Janeiro (1917-1933). RJ, Jorge Zahar Editor/Editora UFRJ, 2001. TATIT, Luiz. O cancionista: composições de canções no Brasil. São Paulo, EDUSP, 1996. TINHORÃO, José Ramos. Música popular: do gramofone ao rádio e TV. São Paulo, Ática, 1981. __________. História Social da Música Popular Brasileira. Lisboa, Caminho, 1990. SARAIVA, Joana. “Da influência do jazz e outras notas: discurso sobre a cena musical de Copacabana dos anos 50”. In GIUMBELLI, Emerson, DINIZ, Júlio Cesar Valladão e NAVES, Santuza Cambraia. Leituras sobre música popular. RJ: 7 Letras, 2008. VASCONCELOS, Ary. Panorama da música popular brasileira. São Paulo, Livraria Martins Fontes, 1964. VASCONCELOS, Gilberto & SUZUKI Jr, Matinas. “A malandragem e a formação da música popular brasileira”. FAUSTO, Boris . História da Civilização Brasileira (O Brasil Republicano), Tomo III, vol 4, SP DIFEL/Difusão Editorial S.A., 1984. VILELA, Ivan. Cantando a Própria História. SP, EDUSP, 2013. VIANNA, Hermano. O mistério do samba. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor/UFRJ, 1995. WISNIK, José Miguel. “Getúlio da paixão cearense (Villa-Lobos e o Estado Novo). In SQUEFF, Enio & WISNIK, José Miguel. Música: o nacional e o popular na cultura brasileira. SP, Editora Brasiliense, 1982. ----------------------- Sem receita: ensaios e canções. São Paulo, Publifolha, 2004.

Conteúdo

1.A formação da música popular urbana no Rio de Janeiro no final do século XIX e início do século XX. 2.Modernismo e nacionalismo na música brasileira: eruditos e populares. 3.A música brasileira, populismo e formação da cultura de massa no Brasil (anos 30 e 40). 4.Universalismo e nacionalismo na música brasileira: anos 50 e 60. 5.A música popular brasileira, indústria cultural e mundialização da cultura (anos 70, 80 e 90).

Metodologia

Aulas expositivas, análise de textos de apoio e palestras de convidados.

Observação