Turma MS102 - Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos - Turma A
Nome
Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos
Subtítulo
Questões sobre Arte, Cultura e Educação
Cód. Disciplina - Turma
MS102 - A
Sala
Sala IE 04 no Instituto de Economia
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Terça-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
MS102 - Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
As aulas terão início no dia 11/08.
Docentes
Jorge Luiz Schroeder
Critério de Avaliação
Presença e participação nas aulas.
Participação nos seminários finais: serão estabelecidas algumas datas nas quais serão propostos temas específicos (textos escritos ou audiovisuais) para uma discussão coletiva, oral e imediata, em sala de aula.
Entrega de um trabalho individual escrito (opcional): uma reflexão crítica sobre as aproximações e afastamentos da teoria proposta e o próprio projeto de pesquisa.
Bibliografia
Sobre arte:
BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.
MARCUSE, Herbert. A dimensão estética. Lisboa/Portugal: Edições 70, 1999.
MEDVIÉDEV, Pável Nikoláievitch. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. São Paulo: Contexto, 2012.
MICELI, Sérgio. Vanguardas em retrocesso. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
Sobre cultura:
BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. 25ed. Petrópolis: Vozes, 2005.
HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, v.22, n.2, jul/dez 1997. Porto Alegre: Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. p.15-46.
LARAIA, Roque da Barros. Cultura: um conceito antropológico. 19 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.
WILLIAMS, Raymond. Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
Sobre educação:
CANÁRIO, Rui. O que é a escola? Um “olhar” sociológico. Porto/Portugal: Porto Editora, 2005.
NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (orgs.). Pierre Bourdieu: escritos de educação. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 1998.
VINCENT, Guy; LAHIRE, Bernard; THIN, Daniel. Sobre a história e a teoria da forma escolar. In: Educação em Revista, nº33, jun/2001. Belo Horizonte: Faculdade de Educação da UFMG. p.7-47.
Conteúdo
Este curso pretende colocar em discussão três noções que julgamos importantes para a atual pesquisa em artes: arte, cultura e educação, sob uma perspectiva que envolve a significação nos diversos sistemas simbólicos, a sociologia reflexiva e os estudos culturais. Pretendemos organizar uma reflexão que tenha essas três noções abordadas sob um mesmo prisma, ou seja, aquele que propõe a constituição social tanto da arte quanto da educação, tendo como base a centralidade da cultura. E a partir disso, desdobraremos essas reflexões para uma possível interpretação dos diversos signos artísticos; principalmente, mas não exclusivamente, a música e as artes da cena.
Metodologia
Serão indicados alguns textos contidos na bibliografia para leitura mais atenta e discussão em sala de aula. O objetivo principal é o entendimento dos princípios epistemológicos que fundamentam tais textos. Serão utilizados também exemplos audiovisuais diversos que, de um lado, ajudarão a ilustrar alguns pontos teóricos e, de outro, deverão ser mais bem iluminados pela teoria abordada.
Observação
O cronograma de leituras será distribuído no primeiro dia de aula.
Novos textos poderão ser acrescentados à bibliografia conforme o andamento das discussões em aula, para complementar ou aprofundar alguns tópicos específicos.
As datas dos seminários finais serão decididas com os alunos.