Turma MS102 - Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos

Subtítulo

Questões sobre Arte, Cultura e Educação

Cód. Disciplina - Turma

MS102 - A


Sala Sala IE 04 no Instituto de Economia
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS102 - Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
As aulas terão início no dia 11/08.

Docentes

Jorge Luiz Schroeder

Critério de Avaliação

Presença e participação nas aulas. Participação nos seminários finais: serão estabelecidas algumas datas nas quais serão propostos temas específicos (textos escritos ou audiovisuais) para uma discussão coletiva, oral e imediata, em sala de aula. Entrega de um trabalho individual escrito (opcional): uma reflexão crítica sobre as aproximações e afastamentos da teoria proposta e o próprio projeto de pesquisa.

Bibliografia

Sobre arte: BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998. MARCUSE, Herbert. A dimensão estética. Lisboa/Portugal: Edições 70, 1999. MEDVIÉDEV, Pável Nikoláievitch. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. São Paulo: Contexto, 2012. MICELI, Sérgio. Vanguardas em retrocesso. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. Sobre cultura: BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. 25ed. Petrópolis: Vozes, 2005. HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, v.22, n.2, jul/dez 1997. Porto Alegre: Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. p.15-46. LARAIA, Roque da Barros. Cultura: um conceito antropológico. 19 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006. WILLIAMS, Raymond. Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. Sobre educação: CANÁRIO, Rui. O que é a escola? Um “olhar” sociológico. Porto/Portugal: Porto Editora, 2005. NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (orgs.). Pierre Bourdieu: escritos de educação. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 1998. VINCENT, Guy; LAHIRE, Bernard; THIN, Daniel. Sobre a história e a teoria da forma escolar. In: Educação em Revista, nº33, jun/2001. Belo Horizonte: Faculdade de Educação da UFMG. p.7-47.

Conteúdo

Este curso pretende colocar em discussão três noções que julgamos importantes para a atual pesquisa em artes: arte, cultura e educação, sob uma perspectiva que envolve a significação nos diversos sistemas simbólicos, a sociologia reflexiva e os estudos culturais. Pretendemos organizar uma reflexão que tenha essas três noções abordadas sob um mesmo prisma, ou seja, aquele que propõe a constituição social tanto da arte quanto da educação, tendo como base a centralidade da cultura. E a partir disso, desdobraremos essas reflexões para uma possível interpretação dos diversos signos artísticos; principalmente, mas não exclusivamente, a música e as artes da cena.

Metodologia

Serão indicados alguns textos contidos na bibliografia para leitura mais atenta e discussão em sala de aula. O objetivo principal é o entendimento dos princípios epistemológicos que fundamentam tais textos. Serão utilizados também exemplos audiovisuais diversos que, de um lado, ajudarão a ilustrar alguns pontos teóricos e, de outro, deverão ser mais bem iluminados pela teoria abordada.

Observação

O cronograma de leituras será distribuído no primeiro dia de aula. Novos textos poderão ser acrescentados à bibliografia conforme o andamento das discussões em aula, para complementar ou aprofundar alguns tópicos específicos. As datas dos seminários finais serão decididas com os alunos.