Turma MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas - Turma D

Nome

Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas

Subtítulo

História da Ópera

Cód. Disciplina - Turma

MS107 - D


Sala Sala 04 DM
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quinta-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
DISCIPLINA CONDENSADA (primeira parte do segundo período) - Esta disciplina será ministrada integralmente de 03 a 14 de agosto de forma intensiva em horários a serem divulgados em breve; 2. As aulas serão ministradas em Língua Inglesa.

Docentes

Angelo José Fernandes

Adriana Giarola Kayama

Critério de Avaliação

A avaliação será calculada da seguinte forma: 2 provas (cada uma valendo 15% da nota final) Performance/apresentação em classe (50%) Seminário/pesquisa (20%)

Bibliografia

Grout, Donald J. and Hermine Weigel Williams, A Short History of Opera, Columbia University Press, 2003 Kendick, John, Musical Theater: A History, Bloomsbury Academy, 2010.

Conteúdo

1)Where it all began: early Opera 2)Mozart: An impact? 3)Italian opera and realism 4)French and Viennese Operettas 5)British contributions: John Gay, Gilbert and Sullivan and Benjamin Britten 6)Minstrels to James Cohen 7)The separation of American Opera and American Music Theater 8)Opera: Menotti, Carlisle Floyd, Samuel Barber, Mark Adamo, Andre Previn 9)American Operetta: Kurt Weill, Romberg, Herbert 10)Music Theater: Gershwins, Lerner and Loewe, Rogers and Hammerstein, Berlin 11)Cross-Overs: Bernstein, Sondheim, Loesser

Metodologia

1. Aulas teóricas expositivas com seções para debate. 2. Audição de obras representativas. 3. Performance de obras de diferentes períodos. 4. Leitura de textos escolhidos da bibliografia e outros relacionados, segundo o critério do professor.

Observação