Turma MS102 - Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos - Turma C

Nome

Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos

Subtítulo

A música e suas histórias

Cód. Disciplina - Turma

MS102 - C


Sala na Sala AP08 do Dept. de Artes Plásticas
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Sexta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS102 - Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Paulo Mugayar Kühl

Critério de Avaliação

Participação em aulas, apresentação de seminários e um trabalho final.

Bibliografia

ADLER, G., Umfang, Methode und Ziel der Musikwissenschaft. In Vierteljahrschrift für Musikwissenschaft, I, 1885, pp. 5-20 BARKER, E. et alli (ed.), The Changing Status of the Artist, New Haven e Londres, Yale University Press, 1999 BERGERON, K. & BOHLMAN, P. V., Disciplining Music: Musicology and its Canons, Chicago, Univ. of Chicago Press, 1992 BLOOM, P. A., François-Joseph Fétis and the Revue Musicale (1827-1835), tese de doutorado, University of Pennsylvania, 1972 CANNONE, B., Philosophies de la musique: 1752-1789, Paris, Aux Amateurs de livres, Diffusion, Klincksieck, 1990 CARPANI, G., Le Haydine ovvero Lettere sulla vita e le opere del celebre maestro Giuseppe Haydn [Pádua, Tipografia della Minerva, 1823], Bolonha, Forni, 1969 CARPANI, G., Le Rossiniane ossia Lettere musico-teatrali [Pádua, Tipografia della Minerva, 1824], Bolonha, Forni, 1969 CONATI, M., “La Novella scuola musicale”. In Studi Musicali, 21, 1992, n. 1, pp. 191-208 FORNARI, G., “Determinare in tutta la sua estensione [...] lo stato attuale della musica in Italia”. Giannagostino Perotti e la ricerca di un primato perduto. In Chigiana, Vol. XLIII, Nuova Serie N. 23, 1993, pp. 9-25 GARDA, M. et alli (ed.), La Musica degli antichi e la musica dei moderni: storia della musica e del gusto nei trattati di Martini, Eximeno, Brown, Manfredini, Milano, Franco Angeli, 1989 HAAR, J., Music of the Renaissance as Viewed by the Romantics. In HAAR, J. - The Science and Art of Renaissance Music, ed. P. Corneilson, Princeton University Press, 1997, pp. 366-382 KERMANN, J., Musicologia, São Paulo, Martins Fontes, 1987 KÜHL, P. M., Música e suas histórias na obra de Araújo Porto Alegre, Música e suas histórias na obra de Araújo Porto Alegre. In KOVENSKY, Julia; SQUEFF, Leticia. (ed.). Araújo Porto-Alegre: singular e plural, São Paulo, IMS, 2014, pp. 163-178 KRAMER, L., Classical Music and Post Modern Knowledge, Univ. of California Press, 1995 KRAMER, L., Musical Meaning - toward a Critical History, Univ. of California Press, 2002 VOLPE, M. A., Traços romerianos no mapa musical do Brasil. In LOPES, A. H. et alli, Música e história no longo século XIX, Rio de Janeiro, Fundação Casa de Rui Barbosa, 2011, pp. 15-35 ZIINO, A., La dissertazione sullo stato attuale della musica italiana …. In Quadrivium, XXII, 1, Bologna, 1981, pp. 201-213

Conteúdo

São várias as maneiras de se escrever a história da música e a proposta desta disciplina é mostrar como essas escritas foram se consolidando desde o século XVI e quais eram seus fundamentos. A partir da instituição da musicologia como disciplina acadêmica e universitária no século XIX, muitas outras abordagens foram surgindo. Assim, pretende-se refletir sobre as diversas questões teóricas ligadas à escrita da história da música, de modo a capacitar o aluno para uma escrita crítica.

Metodologia

A disciplina estará estruturada em aulas expositivas, seminários e discussões. Serão analisadas fontes primárias, buscando estabelecer os elementos constituintes dos diversos discursos sobre a música, com apoio de bibliografia especializada.

Observação