Turma AC400 - Estudos em Artes da Cena - Turma A
Nome
Estudos em Artes da Cena
Subtítulo
Cena expandida e o trabalho do artista sobre si mesmo
Cód. Disciplina - Turma
AC400 - A
Sala
SALA 11 - Faculdade de Educação
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Sexta-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
AC400 - Estudos em Artes da Cena
Total de Horas Atividades Teóricas
30
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Critério de Avaliação
Os alunos deverão realizar um trabalho individual escrito no final do curso, no formato de um artigo acadêmico.
Bibliografia
BONFITTO, Matteo - Entre o ator e o performer - São Paulo, Perspectiva, 2014.
BOURRIAUD. Nicolas - Formas de vida: a arte moderna e a invenção de si São Paulo, Martins Fontes, 2011.
BRILL, Dorothée - Shock and senseless in Dada and Fluxus - London, Univ. Press of New England, 2010.
DANTO, Arthur - "O Fim da Arte" in O descredenciamento filosófico da arte - Belo Horizonte, autentica , 2014.
HADOT, Pierre - La filosofia como forma de vida - Barcelona, Alpha Decay, 2009.
FABIÃO, Eleonora - "Performance e teatro: poéticas e políticas da cena contemporânea" in Rev. Sala Preta n.8, São Paulo, ECA-USP
FISCHER-LICHTE, Erika - The transformative power of performance: a new aesthetics", N. York, Routledge, 2008.
LIMA, Tatiana Motta - Palavras praticadas - São Paulo,Perspectiva, 2012.
QUILICI, Cassiano Sydow - O ator/performer e as poéticas da transformação de si,- São Paulo, Annablume, 2015.
RAMOS, Luiz Fernando - Mimesis performativa: a margem de invenção possível - São Paulo, annablume, 205.
YUASA, Yasuo - The body, self-cultivation and ki-energy - N. York,State University of N.Y Press, 1993.
ZARRILLI, Philipe B.- Psychophysical acting: an intercultural approach after Stanislawsky - N. York/London, Routledge, 2009.
Conteúdo
Partindo de uma expressão stanislawskeana - “o trabalho do ator sobre si mesmo” - examinaremos variações, transformações e contestações dessa ideia no campo expandido da cena moderna e contemporânea, incluindo teatro, performance, artes visuais e vídeo. Tal recorte possibilita a discussão de temas transversais tais como, a reinvenção das noções de técnica e treinamento; as tensões entre representação e ação; dimensões éticas, políticas e espirituais das ações artísticas; diálogos da cena contemporânea com tradições (não só artísticas). O curso inclui o desenvolvimento de uma reflexão teórica e a discussão de trabalhos e propostas de vários artistas.
Metodologia
O curso será desenvolvido a partir de aulas expositivas sobre textos teóricos, filosóficos, materiais artísticos e vídeos. Pretende-se situar o aluno em relação a uma bibliografia de referência e discutir horizontes de investigação e pesquisa. Poderão ser realizados alguns exercícios práticos,dependendo do tamanho e da disponibilidade da turma.
Observação