Turma AC400 - Estudos em Artes da Cena - Turma A

Nome

Estudos em Artes da Cena

Subtítulo

Cena expandida e o trabalho do artista sobre si mesmo

Cód. Disciplina - Turma

AC400 - A


Sala SALA 11 - Faculdade de Educação
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Sexta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AC400 - Estudos em Artes da Cena
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 30
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 15

Docentes

Cassiano Sydow Quilici

Critério de Avaliação

Os alunos deverão realizar um trabalho individual escrito no final do curso, no formato de um artigo acadêmico.

Bibliografia

BONFITTO, Matteo - Entre o ator e o performer - São Paulo, Perspectiva, 2014. BOURRIAUD. Nicolas - Formas de vida: a arte moderna e a invenção de si São Paulo, Martins Fontes, 2011. BRILL, Dorothée - Shock and senseless in Dada and Fluxus - London, Univ. Press of New England, 2010. DANTO, Arthur - "O Fim da Arte" in O descredenciamento filosófico da arte - Belo Horizonte, autentica , 2014. HADOT, Pierre - La filosofia como forma de vida - Barcelona, Alpha Decay, 2009. FABIÃO, Eleonora - "Performance e teatro: poéticas e políticas da cena contemporânea" in Rev. Sala Preta n.8, São Paulo, ECA-USP FISCHER-LICHTE, Erika - The transformative power of performance: a new aesthetics", N. York, Routledge, 2008. LIMA, Tatiana Motta - Palavras praticadas - São Paulo,Perspectiva, 2012. QUILICI, Cassiano Sydow - O ator/performer e as poéticas da transformação de si,- São Paulo, Annablume, 2015. RAMOS, Luiz Fernando - Mimesis performativa: a margem de invenção possível - São Paulo, annablume, 205. YUASA, Yasuo - The body, self-cultivation and ki-energy - N. York,State University of N.Y Press, 1993. ZARRILLI, Philipe B.- Psychophysical acting: an intercultural approach after Stanislawsky - N. York/London, Routledge, 2009.

Conteúdo

Partindo de uma expressão stanislawskeana - “o trabalho do ator sobre si mesmo” - examinaremos variações, transformações e contestações dessa ideia no campo expandido da cena moderna e contemporânea, incluindo teatro, performance, artes visuais e vídeo. Tal recorte possibilita a discussão de temas transversais tais como, a reinvenção das noções de técnica e treinamento; as tensões entre representação e ação; dimensões éticas, políticas e espirituais das ações artísticas; diálogos da cena contemporânea com tradições (não só artísticas). O curso inclui o desenvolvimento de uma reflexão teórica e a discussão de trabalhos e propostas de vários artistas.

Metodologia

O curso será desenvolvido a partir de aulas expositivas sobre textos teóricos, filosóficos, materiais artísticos e vídeos. Pretende-se situar o aluno em relação a uma bibliografia de referência e discutir horizontes de investigação e pesquisa. Poderão ser realizados alguns exercícios práticos,dependendo do tamanho e da disponibilidade da turma.

Observação