Turma DE005 - Cinema Documentário - Turma A

Nome

Cinema Documentário

Subtítulo

O Cinema de Eduardo Coutinho e os outros diretores brasileiros contemporâneos

Cód. Disciplina - Turma

DE005 - A


Sala na Sala SM 03 - prédio da DAC
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quinta-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome DE005 - Cinema Documentário
Programa Multimeios
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
A disciplina terá início no dia 13/08/2015.

Docentes

Fernão Vitor Pessoa de Almeida Ramos

Critério de Avaliação

Seminários e trabalho final.

Bibliografia

BIBLIOGRAFIA GERAL - Barnouw, Erik. Documentary – a history of the non-fiction film. Nova York, Oxford University Press, 1993. - Bernardet, Jean-Claude. Cineastas e Imagens do Povo. Brasiliense, São Paulo,1985. - Bragança, Felipe (org). Eduardo Coutinho-Encontros. RJ, Azougue, 2008. - Baudry, Jean-Louis.L'effet cinema. Paris, Albatro, 1978. - Carroll, Noël. Ficção, Não Ficção e o cinema da asserção pressuposta: uma análise conceitual in Ramos, Fernão Pessoa. Teoria Contemporânea do Cinema - Documentário e Narratividade Ficcional. São Paulo, SENAC, 2005. - Cavalcanti, Alberto. Filme e Realidade. Martins, São Paulo,1953. - CINEMAIS nº8, novembro/dezembro 1997 (número sobre documentário). - CINEMAIS Nº 36, janeiro/fevereiro 2004 (número sobre documentário). - Comolli, Jean-Louis. Ver e Poder - A inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2008. - Comolli, Jean-Louis. Tecnique et Ideologie. Camera, Perspective et Profondeur de Champ. CAHIERS DU CINEMA. 1971. - Da-Rin. Silvio. Espelho Partido - tradição e transformação no documentário. Rio de Janeiro, Azougue Editorial, 2004. - Gauthier, Guy. O Documentário, um outro cinema. Campinas, Papirus, 2011. - Lane, Jim. The Autobiographical Documentary in America. Wisconsin, University of Wisconsin Press, 2002. - Labaki, Amir e Mourão, Maria Dora (org.). O Cinema do Real. São Paulo, CosacNaify, 2005. - Lins, Consuelo. O Documentário de Eduardo Coutinho – Televisão, Cinema e Vídeo. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2004. - Lins, Consuelo e Mesquita, Claudia. Filmar o Real - sobre o documentário brasileiro contemporâneo. Rio de Janeiro, Zahar, 2008. - Mattos, Carlos Alberto. Eduardo Coutinho - O homem que caiu na real. Portugal, Festival de Cinema Luso Brasileiro de Santa Maria da Feira, 2004. - Michelson, Anette. Kino-Eye – the writings of Dziga Vertov. Berkeley, University of California Press, 1984. - Migliorin, Cezar. Ensaios no real - o documentário brasileiro hoje. Rio de Janeiro, Azougue Editorial, 2010. - Nichols, Bill. Blurred Boundaries - Questions of Meaning in Contemporary Culture. Indiana University Press, 1994. - idem. Introdução ao Documentário. Campinas, Papirus, 2005. - Odin, Roger. A Questão do Público: uma abordagem semiopragmática. in Ramos, Fernão Pessoa. Teoria Contemporânea do Cinema - Documentário e Narratividade Ficcional. São Paulo, SENAC, 2005. - Ohata. Eduardo Coutinho. SP, Cosac Naify, 2013. - Omar, Arthur. O Antidocumentário, provisoriamente. CINEMAIS nº8, novembro e dezembro 1997. - Plantinga, Carl. Rethoric and Representation in Nonfiction Film. Cambridge Univ. Press, 1977. - Ramos, Fernão Pessoa. Mas afinal... o que é mesmo documentário? São Paulo, SENAC, 2008. - idem (organizador). Teoria Contemporânea do Cinema - Documentário e Narratividade Ficcional (vol II). São Paulo, SENAC, 2005. - idem. A Cicatriz da Tomada: documentário, ética e imagem intensa. in Ramos, Fernão Pessoa. Teoria Contemporânea do Cinema - Documentário e Narratividade Ficcional. São Paulo, SENAC, 2005. - idem. O Que É Documentário? http://www.bocc.ubi.pt/pag/pessoa-fernao-ramos-o-que-documentario.pdf. - Ramos, Fernão Pessoa. A Imagem-Câmera. Campinas, Papirus, 2012. - Renov, Michael (org). Theorizing Documentary. Routledge, Nova York,1993. - Sobchack, Vivien. The Adress of the Eye - a phenomenology of film experience. Princeton, New Jersey, Princeton University Press, 1992. - idem. Inscrevendo o Espaço Ético: dez proposições sobre morte, representação e documentário. in Ramos, Fernão Pessoa. Teoria Contemporânea do Cinema - Documentário e Narratividade Ficcional. São Paulo, SENAC, 2005. - Schwarz, Roberto. O Fio da Meada. in Que Horas São?. São Paulo, Companhia das Letras, 1987. - Winston, Brian. The Documentary Film as Scientific Inscription. in Renov, Michael (org). Theorizing Documentary. Routledge, Nova York,1993.

Conteúdo

Análise do conjunto da obra de Eduardo Coutinho através de seus filmes. Estudos dos diferentes períodos de sua obra, analisados em três fases distintas. A noção de dispositivo. O 'eu' Eduardo Coutinho. A tomada coutiniana. A partir desta análise serão trabalhados diretores afins e filmes documentários brasileiros contemporâneos.

Metodologia

Aulas expositivas, seminários com apresentação de textos em teoria do cinema, projeções de filmes. Os textos para seminário serão apresentados no primeiro dia de aula.

Observação