Turma MS102 - Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos - Turma B

Nome

Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos

Subtítulo

Introdução à música do século XX e XXI : repertório, pensamentos teóricos e práticas composicionais

Cód. Disciplina - Turma

MS102 - B


Sala no NICS - Núcl. Interd. de Comun. Sonora
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quinta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS102 - Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Stéphan Olivier Schaub

José Augusto Mannis

Denise Hortencia Lopes Garcia

Critério de Avaliação

É esperado que cada estudante realize leituras e escutas das obras preparatórias e participe ativamente das aulas. De forma complementar, a avaliação baseia-se em três critérios: a) avaliação será baseada na assiduidade, b) numa apresentação que será efetuada durante o semestre e c) numa curta monografia final sobre um assunto escolhido em conjunto com os professores da disciplina.

Bibliografia

von der Weid, J.N: La Musique du XXe siècle, Ed. Pluriel, 2010. Ross, A: O Resto é Ruido - Escutando a Música do Século XX, Companhia das Letras, 2009. Griffiths, P: Enciclopédia da música do século XX. Martins Fontes, 1995. Stoianova, I: Entre détermination et Aventure - Essais sur la musique de la deuxième moitié du XXe siècle, L'Harmathan, 2004. Menezes, F: Música Eletroacústica – História e estéticas, Edusp 2009.

Conteúdo

A presente disciplina propõe uma introdução às principais correntes intelectuais, práticas composicionais e repertório da música erudita dos séculos XX e XXI através de um conjunto de conceitos chaves tal como a emergência do som, do espaço, dos novos meios de produção, das obras abertas, do aleatório etc. Ela tem como objetivo fornecer aos participantes um panorama geral – embora não necessariamente exaustivo - do campo estudado, assim como meios conceituais para interrogá-lo e aprofundar o seu estudo.

Metodologia

Cada aula incluirá uma componente “teórica”, na qual os conceitos serão apresentados através de obras musicais, de escritos de compositores e de pontos de referência históricos, e uma componente “prática”, que tem como intuito propiciar meios analíticos e metodológicos de pesquisa. O foco metodológico do estudo evoluirá durante o decorrer do semestre e privilegiará a primeira componente no seu início e, progressivamente, tenderá à segunda.

Observação