Turma MS260 - Seminário Experimental - Turma A

Nome

Seminário Experimental

Subtítulo
Cód. Disciplina - Turma

MS260 - A


Sala na Sala 05 do Depto. de Música
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS260 - Seminário Experimental
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
DISCIPLINA CONDENSADA (primeira parte do segundo período) - disciplina será ministrada nos seguintes dias/horários: 10/08 - das 14 às 17. 11, 12, 13 e 14/08 - das 8 às 17. 17/08 das 14 às 17. 18 e 19/08 das 9 às 17. 20/08 das 9 às 12. 20/08 à tarde e 21/0

Docentes

Maria José Dias Carrasqueira de Moraes

Critério de Avaliação

Os alunos serão avaliados pela apresentação de seu próprio seminário bem como pela participação nas atividades que serão desenvolvidas durante o curso.

Bibliografia

Rudio, Franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa científica. Petrópolis: Edit. Vozes,2008 Severino, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo:Cortez Editora, 2009 Alves, Rubem. Filosofia da ciência - Introdução ao jogo e a suas regras. São Paulo: Edições Loyola,2008. Andrade, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico. São Paulo: Editora Atlas,2009 Aranha, Maria Lúcia de Arruda e Martins, Maria Helena Pires. Filosofando – Introdução à filosofia. São Paulo: Editora Moderna, 2008 Salomon, Delcio Vieira. Como fazer uma monografia. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1999. Vieira, Sonia. Como escrever uma tese. São Paulo: Ed. Atlas, 2008. Eco,Umberto. Como fazer uma tese. São Paulo: Pespectiva, 1993. Bogdan, Roberto & Biklen. Investigação Qualitativa em Educação.Portugal:Porto Editora, 1994. Bohrer, Karl Heinz. O Ético no Estético. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor ,2001. Brandão, Carlos Rodrigues. Repensando a pesquisa participante. São Paulo:Ed.Brasiliense, 1994. A bibliografia restante será indicada conforme os projetos apresentados Leitura complementar: Poemas a serem selecionados pelos próprios alunos. Assis, Machado de. 50 Contos/Machado de Assis; seleção, introdução e notas John Gledson. São Paulo:Companhia das Letras, 2007

Conteúdo

A disciplina propõe palestras sobre temas de pesquisas diversas após as quais os alunos farão apresentações de seminarios sobre seus temas de pesquisa.

Metodologia

A metodologia se desenvolve em forma de laboratório de apresentação de seminários dos alunos sobre suas próprias pesquisas, que são as mais variadas, acompanhadas de sugestões e críticas que os ajudarão na construção do projeto final tendo em vista o exame de qualificação .

Observação