Turma AC100 - Seminário de Pesquisa em Artes - Turma A

Nome

Seminário de Pesquisa em Artes

Subtítulo
Cód. Disciplina - Turma

AC100 - A


Sala na Sala de reuniões do DAC
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AC100 - Seminário de Pesquisa em Artes
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 15
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 30
Oferecimento IA
As aulas terão início em 08/03.

Docentes

Mario Alberto De Santana

Critério de Avaliação

Participação ativa em aula e reflexão escrita final que relacione o conteúdo da disciplina (ou parte dele) com o projeto do pesquisador de mestrado ou doutorado.

Bibliografia

AGAMBEN, Giorgio. O que é ser contemporâneo. Chapecó: Argos, 2009. ALLIEZ, Éric. Deleuze Filosofia Virtual. São Paulo: editora 34, 1996. BADIOU, Alain. Pequeno Dicionário de Inestética. Trad. Marina Appenzeller. São Paulo: Estação Liberdade, 2002. COESSENS, Kathleen. A arte da pesquisa em artes: Traçando práxis e reflexão. in: ARJ - Art Research Journal, vol. 1 nº02, 2014. Disponível em: http://www.periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/5423 ______.An Artistic Logic of Practice: The Case of the Performer. The International Journal of the Arts in Society, v. 6, n. 4, p. 1-11, 2011. COESSENS, Kathleen; CRISPIN, Darla; DOUGLAS, Anne. The Artistic Turn – A Manifesto. Ghent: New Goff, 2009. FEBVRE, M. Danse contemporaine et théâtralité. Paris: Chiron/Librairie de la Danse, 1995. GREINER, Christine. O Corpo em Crise. Novas Pistas e o curto-circuito das representações. São Paulo: Annablume, 2010. GROTOWSKI, Jerzy. Em Busca de um Teatro Pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992. __________. O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969. São Paulo:Perspectiva, 2007. MARINIS, Marco De. Pesquisa, Experimentação e Criação em Teatro no Século XX. Tradução do francês: Paulo Pinheiro . . in: ARJ - Art Research Journal, vol. 1 nº02, 2014. Disponível em: http://www.periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/5261 MILLER, Jussara. Qual é o corpo que dança? In: Dança e Educação Somática para adultos. São Paulo: Summus, 2012. NAVAS, C. Dança: escritura, análise e dramaturgia. Anais do II Congresso da ABRACE- Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas/UFBa, Salvador, 2002. OSTROWER, F. Criatividade e Processos de Criação. Petrópolis: Vozes, 1977. PAVIS, P. Dicionário de teatro. Trad. Maria Lúcia Pereira & Jacob Guinsburg. São Paulo: Perspectiva1, 999. PRIGOGINE, Ilya. O fim das certezas: tempo, caos e as leis da natureza. São Paulo: Editora da UNESP, 1996. ROLNIK, Suely. Pensamento, corpo, devir: uma perspectiva ético/estético/política no trabalho acadêmico. Cadernos de Subjetividade, v. 1, n.2, 1996. SALLES, Cecilia Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo : FAPESP : Annablume, 1998. SANTAELLA, Lucia. A relevância da arte-ciência na contemporaneidade. In: RAMOS, Luiz Fernando (Org.). Arte e ciência: Abismo de rosas. São Paulo: ABRACE, 2012, p. 61-76. SCHECHNER, Richard. Future Nostalgias. Research in Drama Education, v.15, n.3, p. 309-315, Aug. 2010. __________. Performance Studies. An Introduction. New York: Routledge, 2002 SANTAELLA, M. L. Matrizes da linguagem e do pensamento. São Paulo: Iluminuras/FAPESP, 2001. ZAMBONI, S. A pesquisa em arte: um paralelo entre arte e ciência. São Paulo: Autores Associados, 1998. Observação: Outras referências bibliográficas serão fornecidas no primeiro dia de aula.

Conteúdo

O curso busca mapear as características da produção de conhecimento através da pesquisa criativa em Artes da Cena e da pesquisa científica na área. Para isso, refletiremos sobre os pressupostos epistemológicos que guiam e ratificam a credibilidade do conhecimento acadêmico na área das ciências humanas assim como sobre sua pertinência, ou não, quando exercitados objetivamente/subjetivamente nas investigações de objetos ou práticas criativas específicas das Artes. O eixo norteador do estudo visa o instável equilíbrio entre as condutas investigativas amparadas por procedimentos analíticos coerentes e as necessárias vias criativas que o discurso expositivo sobre os fenômenos artísticos necessitam para serem considerados como conhecimento com credibilidade científica.

Metodologia

Aulas em formato de debate aberto sobre textos selecionados a partir do campo teórico e conceitual apresentado na bibliografia da disciplina; aulas de exposição, discussão e análise de projetos individuais, previamente lidos por todos e, em algumas aulas, palestras de artistas e/ou pesquisadores das Artes da Cena e convidados.

Observação