Turma AV012 - Tópicos Especiais: Projetos em escultura contemporânea - Turma A

Nome

Tópicos Especiais: Projetos em escultura contemporânea

Subtítulo

Desenvolvimento de Projeto em Escultura Contemporânea

Cód. Disciplina - Turma

AV012 - A


Sala ap-08 -Depto de Artes Paásticas
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Sexta-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome AV012 - Tópicos Especiais: Projetos em escultura contemporânea
Programa Artes Visuais
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 30
Total de Horas Atividades Prática 15
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
As aulas terão início no dia 11/03.

Docentes

Marco Antonio Alves Do Valle

Critério de Avaliação

A avaliação é aberta e coletiva e será avaliado a qualidade do projeto apresentado como resultado final mas também o envolvimento com as aulas e com o grupo de trabalho. No mais a avaliação segue os conceitos determinados na Pós-Graduação.

Bibliografia

01. BRUNET, Nathaline (Coord.). Qu´est-ce que la sculpture moderne? Paris: Catalogue, Èdition s du Centre Georges Pompidou, Musée National d´Art Moderne, julliet 1986. 02. KRAUSS, Rosalind E.. Caminhos da escultura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1998. 03. FUSCO, Renato. História da Arte Contemporânea. Lisboa: Editorial Presença Ltda, 1988. 04. CABANNE; Pierre. Marcel Duchamp: Engenheiro do Tempo Perdido. São Paulo: Editora Perspectiva S. A., 1987. 05. BIDAINE; Philipe (Responsable des Èditions). Collection Classiques Du XXe siècle: Joseph Beuys, Paris: Èditions Du Centre Pompidou, 1994. 06. DABROWSKI, Magdalena. Contrasts of Form: Geometric Abstract Art 1910-1980. New York: Edition of The Museum of Modern Art, 1985. 07. LEIINER, Sheila. Arte e Seu Tempo. São Paulo: Editora Pespectiva, 1991. 08. PECCININI, Daisy Valle Machado, coord. Objeto na Arte: Brasil anos 60. São Paulo: Fundação Armando Alvares Penteado, 1978. 09. CANTON, Katia. Novíssima Arte Brasileira: Um Guia de Tendências. São Paulo: Editora Iluminuras Ltda, 2001. 10. GÜSE, Ernest-Gerhard. Richad Serra. New Yok: Rizzoli International Publications, 1988.

Conteúdo

O conteúdo programático da disciplina consiste em fomentar os projetos a serem realizados em escultura contemporânea pretendidos pelos alunos participantes do curso. Pode ser escolhido como projeto desde um projeto de pós-graduação em escultura sobre algum escultor ou poética ou o desenvolvimento de um projeto artístico pessoal do aluno sobre alguma técnica ou modo como instalação, site especifico etc. No entanto serão ministradas pelo professor algumas aulas de fundamentos na formação geral para produção destes trabalhos. Nesta aulas teremos ainda seminários dados pelos alunos sobre os critérios e os campos de conhecimento quer na história da arte como na poética visual dos projetos escolhidos por eles.

Metodologia

O curso não trata de algo construído e sim será construído juntamente com o conjunto dos alunos. Costumo solicitar um escolha e uma apresentação de cada aluno de 10 imagens de esculturas com as quais o aluno se identifica e porque? Os alunos que possuem trabalho em escultura solicito além de suas escolhas uma apresentação de seu próprio trabalho. Quando conheço o conjunto de escolhas dos alunos preparo minhas aulas específicas. Realizo atendimento individual e coletivo e ao final cada aluno terá produzido seu projeto seja no formato de uma inscrição na pós-graduação ou um projeto em poéticas visuais e a construção de pelo menos uma obra.

Observação

O objetivo fundamental deste curso é fazer com que o aluno compreenda o que e quais as possibilidades de se desenvolver um projeto em escultura contemporânea na pós-graduação em artes visuais ou em sua obra.