Turma MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas - Turma A
Nome
Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas
Subtítulo
Padrões Rítmicos do Samba - Ensino e Performance
Cód. Disciplina - Turma
MS107 - A
Sala
Dept. Música - Sala 41
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Terça-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
José Alexandre Leme Lopes Carvalho
Critério de Avaliação
Presença
Apresentação de trabalho individual escrito
Apresentação de trabalho prático em grupo
Bibliografia
AGAWU, V. Kofi. African Rhythm: a Northern Ewe perspective. Cambridge: Cambridge University Press, 1995. 217 p.
ANDRADE, Mário de. Dicionário Musical Brasileiro. Coordenação Oneyda Alvarenga, 1982-84, Flávia Camargo Toni, 1984-89. Belo Horizonte, Itatiaia, Brasília. Ministério da Cultura, São Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo, 1989.
ARAUJO, Mozart de. A Modinha e o Lundu no Século XVIII. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1963. 159 p.
BOLÃO, Oscar. Batuque é um privilégio: a percussão na música do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 2003 161 p.
CABRAL, Sérgio. As Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Lumiar, 1996. 448 p.
CANÇADO, Tânia Mara Lopes. An investigation of West African and Haitian Rhythms on the Development of Syncopation in Cuban Habanera, Brazilian Tango/choro and American Ragtime (1791-1900). 1999. 233 p. Tese (Doutorado em Educação Musical) – Music Education Faculty of Shenandoah Conservatory, Winchester, 1999
GRENET, Emilio. Música Cubana. Orientaciones para su Conocimiento y Estúdio. In: GIRO, Radamés (org.) Panorama de La Música Popular Cubana. La Habana: Editorial Letras Cubanas, 1995. 364 p.
JONES, A. M. Studies in African Music. Vol. I. 2. Ed. Londres: Oxford University Press, 1961. Vol. I 295 p. vol. II 237 p.
KIEFER, Bruno. Música e Dança Popular: sua influência na múisca erudita. 3 ed. Porto Alegre:Movimento, 1990. 110 p.
KUBIK, Gerhard. Angolan Traits in Black Music, Games and Dances of Brazil. Lisboa: Junta de Investigações Científicas do Ultramar, 1979. 55 p.
MOURA, Roberto. Tia Ciata e a Pequena Africa no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: FUNARTE Co., 1983. 110 p.
MUKUNA, Kazadi wa. Contribuição Bantu na música popular brasileira: perspectivas etnomusicológicas. São Paulo: Terceira margem, 2000.
NKETIA, J. H. Kwabena. The Music of Africa. Nova Iorque: W. W. Norton & Company 1974. 278 p.
PÉREZ FERNÁNDEZ, Rolando Antonio. La Binarizacion de los Ritmos Ternários Africanos en América Latina. La Habana: Casa de las Américas. 1987. 143 p.
ROCCA, Edgard. Ritmos Brasileiros e seus Instrumentos de Percussão. Rio de Janeiro: Escola Brasileira de Música, c1986. 80 p.
SANDRONI, Carlos. Feitiço Decente: transformações do samba no Rio de Janeiro (1917-1933). Rio de Janeiro: Jorge ZaharEditor/Ed. UFRJ, 2001. 247 p.
TINHORÃO, José Ramos. Pequena História da Música Popular. 4. ed. São Paulo: Círculo do Livro S.A., 1978. 244 p.
________. História Social da Música Popular Brasileira. São Paulo: 34, 1998. 365 p.
TOUSSAINT, Godfried. Classification and Phylogenetic Analysis of African Ternary Rhythm Timelines. School of Computer Science McGill University Montreal, Québec, Canadá 2003. Disponível em
WATERMAN, Richard Alan. African influence on the music of the Americas. In: DUNDES, Alan (Ed.). Mother Wit from the Laughing Barrel: readings in the interpretation of Afro-American Folklore. University Press of Mississipi, Jackson and London 1990, p. 81- 94.
Conteúdo
Aspectos da história do Samba e gêneros correlatos (maxixe, tango, polca,batuque, lundu).
Instrumentos do samba seus usos e funções
Introdução à música africana
Heranças africanas no samba
Heranças europeias no samba
Metodologia
Aulas expositivas
Audição de material gravado
Revisão de bibliografia
Desenvolvimento e aplicação de atividades práticas
Transcrição e análise
performance instrumental com instrumentos de percussão
Observação
Pode ser frequentada por todo tipo de músico.