Turma AV011 - Tópicos Especiais: Cor - linguagem e informação - Turma A
Nome
Tópicos Especiais: Cor - linguagem e informação
Subtítulo
Cód. Disciplina - Turma
AV011 - A
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Quinta-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
AV011 - Tópicos Especiais: Cor - linguagem e informação
Total de Horas Atividades Teóricas
30
Total de Horas Atividades Prática
15
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Anna Paula Silva Gouveia
Critério de Avaliação
Participação nas dinâmicas de aula.
Apresentação de seminário individual, relacionando os assuntos estudados na disciplina e o tema da pesquisa de mestrado ou doutorado.
Elaboração de texto, em formato de ensaio ou artigo (3000 a 5000 palavras), detalhando a temática tratada no seminário. O texto deve seguir normas acadêmicas, com bibliografia e legendas referenciadas e numeradas.
Bibliografia
ALBERS, Josef. La interacción del color. Madrid: Alianza, 1989.
BARROS, Lilian R. M.. A cor no processo criativo: um estudo sobre a
Bauhaus e a teoria de Goethe. São Paulo: Editora Senac, 2006.
FROVA, Andrea. Luce, colore, visione. Roma: Riuniti, 1984.
GAGE, John. Colour and Culture. Practice and Meaning from Antiquity to Abstraction. Thames and Hudson, 1999.
GAGE, John. Colour and Meaning. Art, Science and Symbolism. London: Thames and Hudson, 2001.
GUIMARÃES, Luciano. A cor como Informação. A construção biofísica, lingüística e cultural da simbologia das cores. São Paulo: Annablume, 2000.
HELLER, Eva. Psicología del color. Cómo actúan los colores sobre los sentimeientos y la razón. Barcelona: Gustavo Gili, 2007.
KÜPPERS, Harald. Fundamentos de la Teoría de los colores. México: Gustavo Gili, 2005.
LIVINGSTONE, Margaret. Vision and art: the biology of seeing. New York: Harry N. Abrams, Inc., 2002.
MAHNKE, Frank H. Color, Enviroment, & Human Response. New York: Van Nostrand Reinhold, 1996.
Conteúdo
Física da cor - O espectro electromagnético e o espectro ótico; Cor - luz e Cor - pigmento: Síntese Aditiva e Mistura Subtrativa. A percepção da cor: cones e bastonetes. A construção neurológica da imagem: o cérebro e as cores.
Círculo cromático: Cores primárias e secundárias. Cores análogas e complementares.
As 3 dimensões do Tom: matiz (M), claridade ( C) e saturação (S); Escalas cromáticas e acromáticas.
Sistemas de cores ( Ostwald, Munsell, Hickethier, CIE); Aplicações em artes gráficas - escalas de cores em impressão. Colorímetro e espectrofotômetro. Curva espectrofotométrica.
Linguagem e Dinâmica das cores: harmonia e contraste. Relação tonal: percepção dos matizes, limiares diferenciais na comunicação e legibilidade.
A cor enquanto linguagem do projeto gráfico, plástico e arquitetônico. Cor e espaço. Cor e cultura. Simbologia da cor.
Metodologia
Teorização: aulas expositivas, leituras dirigidas e debates.
Exercícios práticos - análise cromática.
Palestras de professores convidados.
Seminários: discussão e indagação teórica sobre as relações entre os assuntos abordados na disciplina e o objeto de estudo descrito no plano de pesquisa discente.
Observação
Esta disciplina visa discutir o objeto de estudo do plano de pesquisa discente, portanto, este deve estar relacionado com a problemática da cor enquanto construção e representação de imagens materiais analógicas ou digitais, gráficas, plásticas ou ambientais. Objetiva-se precisar por meio de exercícios práticos, aulas teóricas e seminários os parâmetros de estudo, justificativas e, por conseguinte os objetivos da pesquisa relacionados à temática cor.
Bibliografia complementar será indicada no decorrer do curso de acordo com a abordagem de pesquisa de cada aluno.