Turma AC200 - Movimento, Ação e Gesto - Turma A

Nome

Movimento, Ação e Gesto

Subtítulo

Mimese e Dança.

Cód. Disciplina - Turma

AC200 - A


Sala na sede do LUME TEATRO
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome AC200 - Movimento, Ação e Gesto
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 15
Total de Horas Atividades Prática 15
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 15
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
Obs: A disciplina será ministrada de forma intensiva, nos dias e horários a seguir: de 14 a 28 de março de segunda a sábado (das 9 às 13hs). As aulas terão início no dia 14 de março na sede do Lume, que fica na rua Carlos Diniz Leitão, 150.

Docentes

Ana Cristina dos Santos Tourinho

Critério de Avaliação

Participação nas aulas Apresentação da sequência de ações Trabalho escrito sobre a prática vivenciada na forma de artigo ou ensaio

Bibliografia

BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator: da técnica à representação. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2001. COLLA, Ana Cristina. Da minha janela vejo... relato de uma trajetória pessoal de pesquisa no Lume. São Paulo: Aderaldo & Rothschild Editores Ed.: Fapesp, 2006. ________________ . Caminhante não há caminho. Só rastros. São Paulo: Editora Perspectiva, 2013. FERRACINI, Renato. Café com queijo: corpos em criação. São Paulo: Aderaldo & Rothschild Editores Ed.: Fapesp, 2006. BRASIL, Ana Clara Cabral Amaral. Dança e Imaginação. Tese de doutorado: UNICAMP, 2014.

Conteúdo

Curso prático. Mimese Corpórea é uma metodologia de criação de ações físicas e vocais - desenvolvida pelo LUME Teatro - que busca a poetização e teatralização dos encontros afetivos entre um atuador-observador e corpos/matérias/imagens. O pressuposto da Mimese Corpórea é que esse encontro potencialize a transformação e recriação do corpo singular daquele que atua-observa. Esta proposta articula o procedimento da Mimese Corpórea ao fazer-pensar da linguagem da dança, considerando a qualidade de observação e incorporação de informações da Mimese direcionada à exploração do movimento dançado. Noções como eixo global, peso, qualidade e fluxo de movimento no espaço serão abordadas a partir de princípios da Técnica Klauss Vianna, explorando ainda os direcionamentos ósseos do Processo dos Vetores como âncora e motor do movimento que nasce da observação.

Metodologia

Aulas práticas sobre o tema abordado Treinamento coletivo Criação e apresentação de uma sequência de ações Discussão sobre os princípios desenvolvidos

Observação

Trazer para o primeiro dia do curso: - roupa confortável de trabalho, - aproximadamente 20 imagens (entre fotografias e pinturas), - dois pequenos textos (poema, pequeno conto), - equipamentos: um gravador de áudio, fone de ouvido e uma máquina fotográfica digital (para coleta de material em campo), - caderno de anotações.