Turma MS108 - Tópicos Especiais em Educação Musical - Turma B
Nome
Tópicos Especiais em Educação Musical
Subtítulo
Linguagem, desenvolvimento e educação musical
Cód. Disciplina - Turma
MS108 - B
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Quarta-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
MS108 - Tópicos Especiais em Educação Musical
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Silvia Cordeiro Nassif
Critério de Avaliação
Presença e participação nas aulas
Trabalho final no formato de seminário oral
Entrega de um trabalho individual escrito
Bibliografia
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHÍNOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. 9. ed. São Paulo: Hucitec, 2002.
MOLINO, Jean. Facto musical e semiologia da música. In: NATTIEZ, Jean-Jacques et al. Semiologia da música. Lisboa: Vega, s/d. p. 109-164.
NATTIEZ, Jean-Jacques. O combate entre Cronos e Orfeu. São Paulo: Via Lettera, 2005.
PINO, Angel. As marcas do humano: às origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev S. Vigotski. São Paulp: Cortez, 2005.
PONZIO, Augusto. Semiotics between Peirce and Bakhtin. Recherches Sémiotiques / Semiotic Inquiry, n.4, p. 273-292, 1984.
SCHROEDER, S.C.N.; SCHROEDER, J.L. Música como discurso: uma perspectiva a partir da filosofia do Círculo de Bakhtin. Música em Perspectiva, v.4, n.2, set/2011, p.127-153.
SCHROEDER, Sílvia C. N. A educação musical na perspectiva da linguagem: revendo concepções e procedimentos. Revista da ABEM, Porto Alegre, vol.21, 44- 52, mar. 2009.
SCHROEDER, Silvia C.N. O biológico e o cultural na música. Digital Art&, São Paulo, n.9, 2008.
SEINCMAN, Eduardo. Estética da comunicação musical. São Paulo: Via Lettera, 2008.
TAGG, Philip. Análise musical para “não-musos”: a percepção popular como base para a compreensão de estruturas e significados musicais. Per Musi, Belo Horizonte, n.23, 7-18, jan/jun 2011.
VIGOTSKI, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
VIGOTSKI, Lev S. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Ática, 2009.
VIGOTSKI, Lev S. O desenvolvimento psicológico na infância. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
VIGOTSKI, Lev S. Obras escogidas. Tomo II. Madrid: Visor, 2001.
VIGOTSKI, Lev S. Quarta aula: a questão do meio na pedologia. Psicologia USP, v. 21, n.4, São Paulo, 2010, p.681-701.
Conteúdo
Este curso pretende abordar a educação musical do ponto de vista da linguagem e do desenvolvimento humano. Tomará como perpectiva teórica a psicologia histórico-cultural do desenvolvimento, a qual vê uma centralidade da linguagem nos processos de aquisição do conhecimento e apresentará uma abordagem de linguagem que possa subsidiar reflexões no campo educacional da música. Entre as temáticas a serem desenvolvidas, inclui-se:
- O biológico e o cultural no desenvolvimento
- O conceito de mediação semiótica
- O desenvolvimento da percepção
- A imaginação e criação na infância
- A relação entre desenvolvimento e aprendizagem
- Linguagem e enunciação
- Gêneros do discurso
- A linguagem musical e suas possibilidades de aprendizagem
- Pesquisas em educação musical
Metodologia
Aulas expositivas dialogadas com base em leituras previamente indicadas. Oportunamente, serão utilizados também exemplos audiovisuais diversos para ilustração e análise dos pontos abordados no curso.
Observação
O cronograma de leituras será distribuído no primeiro dia de aula.
Novos textos poderão ser acrescentados à bibliografia conforme o andamento das discussões em aula, para complementar ou aprofundar alguns tópicos específicos.