Turma MS102 - Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos - Turma A
Nome
Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos
Subtítulo
Percepção, Cognição e Afeto
Cód. Disciplina - Turma
MS102 - A
Sala
Sala de treinamento - Biblioteca Central
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Quarta-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
MS102 - Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Critério de Avaliação
O critério de avaliação será composto de 3 "P"s:
- P1: Presença (inversamente proporcional ao número de faltas)
- P2: Participação (interesse, engajamento e dedicação do aluno)
- P3: Paper (trabalho de final de semestre, na forma de uma artigo acadêmico)
Nota final = (P1 + P2 + P3) / 3
Bibliografia
A lista abaixo apresenta uma parte da bibliografia. Outras referências serão incluídas ao longo do decorrer da disciplina, conforme as necessidades dos alunos e dos temas discutidos.
ELIOTT, D. J. Music Matters: a new Philosophy of music Education.
Oxford: USA Trade, 2005.
FORNARI, José: Percepção, Cognição e Afeto Musical. Capitulo
do livro da Anppom: Título do Livro: Criação Musical e Tecnologias:
Teoria e Prática Interdisciplinar. ISBN:978-85-63046-01-7. 2010.
GOROW, R. Hearing and writing music: professional training for
today’s musician. Gardena: September Publishing, 2006.
GALVÃO, A. Cognição, emoção e expertise musical. Psicologia: Teoria
e Pesquisa, v. 22, n. 2, p. 169-174, 2006.
HAROUTOUNIAN, J. Kindling the spark: recognizing and developing
musical talent. New York: Oxford University Press, 2002.
HANSLICK, Eduard. (1854/1885) Vom Musikalisch-Schönen.
Translated in 1891 by Gustav Cohen as: The Beautiful in Music.
Indianapolis: Bobbs-Merrill Co., 1957.
HURON, D., Sweet Anticipation: Music and the Psychology of
Expectation. Cambridge, MA: The MIT Press (A Bradford Book),. 476
pp, 108 illus. ISBN 026208345―0. 2006.
ILARI, B. S. Em busca da mente musical. Curitiba: Editora da UFPR,
2006.
ILARI, B. S. Mentes em Música. Curitiba: Editora da UFPR, 2010.
JOURDAIN, R. Música, cérebro e êxtase: como a música captura
nossa imaginação. Rio de Janeiro: Objetiva.
JUSLIN, P. N. ; SLOBODA, J. A. Music and emotion: theory and
research. New York: Oxford University Press, 2001.
LEVITIN, Daniel. "This Is Your Brain On Music: The Science of a
Human Obsession". New York: Dutton/Penguin. 2006.
LEMAN, A. C. ; SLOBODA, J. A. ; WOODY, R. H. Psychology for
musicians: understanding and acquiring the skills. New York: Oxford
University Press, 2007.
McPHERSON, G. Child as musician: a handbook of musical
development. London: Oxford University Press.
Oferecimento de Disciplinas http://www.iar.unicamp.br/pg/docente/doc.disc.oferecimento_...
3 of 4 30/out/10 00:10
PARNCUTT, R. ; McPHERSON, G. E. The science and Psychology of
Music Performance. New York: Oxford University Press, 2002.
PERETZ, I.; ZATORRE, R. The cognitive neuroscience of music. New
York: Oxford University Press, 2003.
RAMOS, D. ; BUENO, J. L. O. ; BIGAND, E. Manipulating Greek
musical modes and tempo results in continuous changes in perceived
musical emotion along arousal and valence dimensions. Brazilian
Journal of Medical and Biological Research, v. 26, p.135-141, 2010.
RUSSELL, J. A.: A Circumplex Model of Affect. Journal of Personality
and Social Psychology. 39, 1161-1178. 1980.
SLOBODA, J. A. A mente musical: a Psicologia Cognitiva da Música.
(edição e tradução: B. S. Ilari). Curitiba: Editora UFPR, 1985.
_____________. Revista Cognição e Artes Musicais: uma revista
interdisciplinar. Vol. 1, 2 e 3. Curitiba: Universidade Federal do
Paraná.
Conteúdo
A presente disciplina tem como objetivo realizar um estudo
coletivo, com a participação ativa dos alunos, sobre diversos temas que concernem a Percepção (psicoacústica), a Cognição e o Afeto Musical. O conteúdo programático será composto (mas não restrito) aos seguintes temas:
Introdução às noções de Percepção, Cognição e Afeto Musical contendo um breve histórico sobre o desenvolvimento destas ciências;
Principais linhas de pesquisa e os principais autores da psicoacústica, psicologia musical e neurociência aplicada à música;
Audição (limites e particularidades);
Audição e audiação;
Relações entre o papel da ciência no desenvolvimento de habilidades musicais;
Psicologia Evolutiva e o desenvolvimento da arte musical;
Antropologia e música;
Neurociência aplicada às capacidade e habilidades musicais;
Regimento de processos mentais envolvidos na expressão e na interpretação musical;
Leitura musical e leitura textual (distinções e correlações);
Memória e música (habilidades, características e limites);
Ansiedade e bloqueios relacionados à performance musical;
Disturbios cerebrais e seus efeitos nas habilidades musicais;
Expressividade e técnica interpretativa sob a perspectiva da cognição musical;
Desencadeamento de emoções durante a escuta musical;
Efeito cognitivos e afetivos na composição, improvisação e na performance; Engajamento em atividades musicais e seus efeitos socioculturais;
Composição e prática musical sob o prisma da neurociência;
Metodologia
De forma geral, as aulas serão expositivo-reflexivas, ministradas por meio do seguinte roteiro:
1) Apreciação das tarefas dadas aos alunos na aula anterior (quando for o caso) ;
2) Exposição do conteúdo da aula (pelo professor responsável) ;
3) Discussão sobre o conteúdo da aula, por meio de um roteiro dirigido;
4) Dinâmica de grupo envolvendo reflexões e práticas sobre a contribuição do conteúdo da aula nos projetos de pesquisa dos alunos;
5) Exposição das tarefas para serem preparadas para a aula seguinte;
Observação