Turma MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas

Subtítulo

As canções de câmara de Ernst Mahle

Cód. Disciplina - Turma

MS107 - A


Sala na sala DM-04
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
A disciplina será oferecida na segunda-feira das 13-16h.

Docentes

Adriana Giarola Kayama

Critério de Avaliação

Trabalho escrito; apresentação de seminário; apresentação artística; participação em aula. Os alunos serão avaliados pela participação nas atividades desenvolvidas nas aulas: leitura e discussão de textos, apresentações artísticas, apresentação de seminário e trabalho escrito. Cada aluno deverá apresentar um seminário, com uma dupla de cantor e pianista executando a peça em questão.

Bibliografia

AGAWU, Kofi. Theory and Practice in the Analysis of the Nineteenth-Century 'Lied'. Music Analysis, [S.l], v. 11, n. 11, 3-36, 1992.> CONE, Edward T. Music: A View from Delft. Robert P. Morgan (ed.). Chicago: The University of Chicago Press, 1989. CONE, Edward T. The Composer's Voice. California: University of California Press, 1974. GOLDSTEIN, Norma. Versos, sons, ritmos. 14 ed. rev. e atualizada. São Paulo: Editora Ática, 2008. KAYAMA, Adriana Giarola; CARVALHO, Flávio; CASTRO, Luciana Monteiro de; HERR, Martha; RUBIM, Mirna; PÁDUA, Mônica Pedrosa de; MATTOS, Wladimir. “PB cantado: normas para a pronúncia do português brasileiro no canto erudito”. In: Opus: Revista da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música - ANPPOM. Goiânia, v. 13, n. 2, p.16-38, dez. 2007. KOSTKA, Stephan. Materials and Techniques of Twentieth-Century Music. 3 ed. New Jersey: Pearson Prentice Hall, 2006. MARIZ, Vasco. A canção brasileira de câmara. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora, 2002. STEIN, Deborah (org.). Engaging Music: Essays in Music Analysis. New York: Oxford University Press, 2005. STEIN, Deborah, SPILLMAN, Robert. Poetry into Song: Performance and Analysis of Lieder. New York: Oxford University Press, 1996.> STRAUS, Joseph. Introdução à Teoria Pós-tonal. Trad. Ricardo Mazzini Bordini, rev. Jamary Oliveira. São Paulo - Salvador: Editora Unesp - EDUFBA, 2013. York: Oxford University Press, 2005. STRAUS, Joseph. Introduction to Pos-Tonal Theory. New Jersey: Prentice Hall, 1990. TUREK, Ralph. The Elements of Music: Concepts and Applications. 2 ed. New York: The McGraw-Hill Companies, 1996.

Conteúdo

Análise e interpretação das canções para voz e piano de Ernst Mahle, as quais somam vinte e seis composições, escritas entre 1961 e 2014 com texto secular. Entre os tópicos abordados estão: Ernst Mahle (vida, obra e estilo composicional), persona, modo de endereçamento, progressão poética, música pós-tonal, teoria dos conjuntos. O exame dos dados resultantes das análises permite a verificação de elementos característicos na escrita pianística do compositor e oferece subsídios para uma performance das canções, as quais serão executadas (ou interpretadas) pelos próprios alunos.

Metodologia

Aulas teóricas e práticas; seminários.

Observação