Turma AC102 - Zona de Contágio - Turma A

Nome

Zona de Contágio

Subtítulo

A perspectiva arquetípica como método

Cód. Disciplina - Turma

AC102 - A


Sala à confirmar o local
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quinta-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome AC102 - Zona de Contágio
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 0
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 45
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
Disciplina de primeira metade do segundo semestre. Acompanhará o III ENCONTRO ARCANOS, a ser realizado na UNICAMP de 25 a 28/07, em três períodos (manhã, tarde e noite), e mais dois encontros (em 11/08 e 18/08) na sala de reuniões do DAC das 9h às 12h.

Docentes

Veronica Fabrini Machado de Almeida

Grácia Maria Navarro

Elisabeth Bauch Zimmermann

Critério de Avaliação

Entrega de um artigo ao final do curso, de aproximadamente cinco páginas, articulando a perspectiva metodológica apontada pelo curso com uma obra ou processo artístico.

Bibliografia

DURAND, Gilbert. O Imaginário. Ensaio acerca das ciências e da filosofia da imagem. Rio de Janeiro: DIFEL, 1998. ELIADE, Mircea. O Sagrado e o Profano. São Paulo: Martins Fontes, 1999. ----------. Mito e Realidade. São Paulo: Perspectiva, 1972 Hilmann, James, Psicologia Arquetípica, Cultrix, SP, 1990 Jacobi, Yolande, Complexo, Arquétipo e Simbolo, Cultrix, SP, 1986 MORIN, Edgar. O Método 5. A humanidade da humanidade. A identidade humana. 2ª. Ed. Porto Alegre: Sulina, 2003 Nunes, Alexandre, Ator, sator, satori, editora UFG, Goiania, 2012

Conteúdo

Os Encontros Arcanos pautam-se nos estudos transdisciplinares acerca do imaginário e da mitologia em diálogo com as Artes da Cena.Tem como eixo a perspectiva Arquetípica, quer como ferramenta de análise, quer como gatilho de processos de criação.Nesta terceira edição será trabalhadas duas cartas do Tarô: A Sacerdotisa e a Imperatriz. Juntas, as duas cartas dinamizam o princípio feminino, evocam a Grande Mãe em múltiplas dimensões, integram a dimensão psíquica e somática. Diferenciando-se dos dois encontros anteriores, nessa terceira edição, interessa-nos, a dinergia e a dinamicidade entre as duas cartas. Serão abordados os trânsitos, colaborações e confrontos entre saberes tradicionais e a criação do novo. Sendo a anima um arquétipo fundamental da criação, processos criativos serão analisados do ponto de vista das dinâmicas da psique. Os aspectos formais e materiais da cena -ou da arte, numa forma mais ampla- serão explorados enquanto estratégias de sedução e beleza enquanto ética. Questões trazidas pelas epistemologias feministas serão abordadas enquanto importantes contribuições para as investigações em das Artes Cênicas. Enquanto linha que atravessa os Encontro Arcanos pretende-se evidenciar a polivalência da imaginação e suas valorações simbólicas, ajudando a expandir os horizontes de pesquisa, para além das fronteiras clássicas que separariam os estudos cênicos, antropológicos, filosóficos, psicológicos e religiosos, colaborando para perspectivas pós-disciplinares.

Metodologia

Dia 25 de julho – segunda feira (Auditório da Adunicamp/Departamento de Artes Cênicas) 10 hs recepção, credenciamento 14 hs conferências de abertura- Prof. Dr. Roberto Gambini 18 hs – Pequeno ritual de abertura com cantos Guaranis 19 hs – Projeção do filme Hiper Mulheres (Itão kuegü: as hiper mulheres(2011), de Takumã Kuikuro, Carlos Fausto e Leonardo Sette) Dia 26 de julho – terça feira (Auditório da Adunicamp e Depto de Artes Cênicas) Manhã: Círculo Temático (9 as 12) - Tradições e Rupturas, caminhos da Sacerdotisa e da Imperatriz (Prof. Dr. John Dawsey, Jera-Giselda Pires de Lima, Andreia Martini e Alexandre Nunes) - Auditório Tarde: minicurso (14 as 16) Anima e Criação (Elisabeth Zimmermann e Veronica Fabrini) Auditório; Discussão de pesquisas (16:30 as 18:30), com coordenação de trabalhos por Luciana Lyra e Grácia Navarro. (Depto de Artes Cênicas) Noite: espetáculo, Mujeres Violentas (20:30), co-produção Boa Companhia e Matula Teatro, com direção de Cláudia Echenique (Depto de Artes Cênicas) Dia 27 de julho – quarta feira (Auditório da Adunicamp e Depto de Artes Cênicas) Manhã: Círculo Temático (9 as 12) - A cena no feminino (Maria Brígida Miranda, Luciana Lyra, Robson Haderchpek) Auditório Tarde: minicurso (14 as 16) A Imagem como perspectiva e como método (Elisabeth Zimmermann e Alexandre Nunes) Auditório Discussão de pesquisas (16:30 as 18:30), com coordenação de trabalhos por Alexandre Nunes e Veronica Fabrini. (Depto de Artes Cênicas) Noite: espetáculo, Obscena (20:30), direção Lucina Lyra (Depto de Artes Cênicas) Dia 28 de julho – quinta feira (Auditório da Adunicamp e Depto de Artes Cênicas) Manhã: Círculo Temático (9 as 12) - Corpo e Gaia (Graciela Chamorro, Grácia Navarro e Verônica Fabrini) Auditório Tarde: minicurso (14 as 16) Arquétipo e Imaginário (Elisabeth Zimmermann e Luciana Lyra) Auditório Discussão de pesquisas (16:30 as 18:30), com coordenação de trabalhos por Robson Haderchpek e Alexandre Nunes. (Depto de Artes Cênicas) Noite: Cantos rituais Guaranis de encerramento e apresentação de Luna-Vênus assamblage de programas performativos realizados por Alexandre Nunes, Luciana Lyra, Robson Haderchpek e Veronica Fabrini. (Depto de Artes Cênicas).

Observação

Os Encontros Arcanos pautam-se nos estudos transdisciplinares acerca do imaginário e da mitologia em diálogo com as Artes da Cena. Filiam-se ao pensamento fundado por Carl Gustav Jung e Mircea Eliade, posteriormente desenvolvidos em diferentes aproximações por pensadores como Gaston Bachelard, Gilbert Durand , Michel Maffesoli, James Hillman, Joseph Campbell e Lopez-Pedrazza, apenas para citar alguns desdobramentos. Tem como eixo a perspectiva Arquetípica, quer como ferramenta de análise, quer como gatilho de processos de criação. Congregam pesquisadores em Artes da Cena e outras artes (artes plásticas, cinema, vídeo e música) em diálogo com áreas afins como a antropologia, a psicologia e a história. Dividem-se em conferências, mesas temáticas, mostras artísticas, painel e discussão de pesquisas em andamento, por alunos de Iniciação científica, mestrado e doutorado.