Turma MS103 - Tópicos Especiais em História e Literatura Musical - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em História e Literatura Musical

Subtítulo

Relações transatlânticas: música e ópera italiana nas Américas do século XIX

Cód. Disciplina - Turma

MS103 - A


Sala na Sala 43 - DM
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Sexta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS103 - Tópicos Especiais em História e Literatura Musical
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
disciplina cancelada por falta de número mínimo de matriculados (5 min - 2 mat)

Docentes

Lenita Waldige Mendes Nogueira

Critério de Avaliação

De acordo com as apresentações em aula dos seminários, em grupo ou individuais, assim como de curtas tarefas sobre temas correlatos, todas tendo ligação com o contexto dos temas estudados

Bibliografia

ANDRADE, M. A Fosca. Revista Brasileira de Música, v.1, f.2, 1934, p. 117-124. ANDRADE, M. Fosca. Revista Brasileira de Música. Número especial. 1936, p. 251-263. ANDREWS, J. Montezuma e Il Guarany - Aurifex . v. 1, 2000. Disponível em: . BRAGA, F. Reminiscências. Revista Brasileira de Música. Número especial. 1936, p.93-95. BUDDEN, J. The Operas of Verdi. v.3. Oxford: Clarendon Press, 2002. 546 p. CARDOSO, A. A música na corte de D. João VI. Rio de Janeiro: Marins Fontes, 2008, 201p. CETRANGOLO, A. Viaggi dell'opera verso il Rio de la Plata in tempi di migrazioni. In: A Atualidade da Ópera. I Simpósio Internacional de Musicologia. UFRJ, 9-13 de agosto de 2010. Disponível em: http://antigo.anppom.com.br/anais/I%20Simposio_Internacional_Musicologia_UFRJ%20.pdf CONATI, M. Formação e afirmação de Gomes no panorama da ópera italiana. Notas e considerações. In: Gaspare Nelo Vetro – Antônio Carlos Gomes – correspondências italianas. Rio de Janeiro: Livraria editora Cátedra – Instituto Nacional do Livro, 1982. 74 p. CONTIER, A. O nacional na música erudita brasileira: Mário de Andradee a questão da identidade cultural. Revista de História e Estudos Culturais, v. 1. 2014. Dispónível em: www.revistafenix.pro.br FIGUEIREDO, C.A. Tipos de Edição. Debates: Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO, Rio de Janeiro, n. 7, p. 39-55, 2004. MUSSOMELI, G.G. Antonio Carlos Gomes: un musicista tra Scapigliatura e Verismo. Diastema, Gennaio, p. 8-14, 1992. NICOLAISEN, J. Italian opera in transition, 1871-1893. Michigan: Ann Arbor, 1980. NICOLODI, F. Italian opera. In: The Cambridge companion to Grand Opera. Cambridge: University Press, 2002. 496 p. NOGUEIRA, L.W.M. Maneco Músico Pai e mestre de Carlos Gomes. São Paulo: Editora Arte & Ciência, 1997. 108 p. NOGUEIRA, Lenita Waldige Mendes. Museu Carlos Gomes – Catálogo de Manuscritos Musicais. São Paulo, Arte e Ciência, 1997 (b). NOGUEIRA, L.W.M. Música em Campinas nos últimos anos do império. Campinas: Editora da UNICAMP, FAPESP-CMU Publicações, 2001. p: 359. NOGUEIRA, L.W.M. Música e política: o caso de Carlos Gomes. In: Congresso da ANPPOM, XV, 2005, Rio de Janeiro. Anais ... Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ, 2005. p. 243-249. CD-ROM PISTONE, D. A ópera italiana no século XIX de Rossini a Puccini. Lisboa: Editorial Caminho, 1988. 225 p. RODRIGUES, L. Carlos Gomes, os modernistas e Mario de Andrade. Revista Brasileira de Música (Rio de Janeiro. 1934), v. 24, p. 105-107, 2011. SILVA, Olga Sofia Freitas. Il Guarany de Antônio Carlos Gomes: A História de uma Ópera Nacional. 2011. 159 p. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Música, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2011. TOSCANO, V.Z., GRUZINSKI, S. Ópera, imaginación y sociedade. México y Brasil, siglo XIX, Historias conectadas: Idelgonda de Melesio Morales e Il Guarany de Carlos Gomes. Historia Mexicana, vol. LVIII, núm. 2, octubre-diciembre, 2008, pp. 803-860 VETRO, G. N. Antônio Carlos Gomes – correspondências italianas. Rio de Janeiro: Livraria e Editora Cátedra/INL, 1982. 339 p. VETRO, G.N. Carteggi Italiani II. Brasília: Thesaurus Editora, 1998. 272 p. VIRMOND, M. C. L., MARIN, R. M. T., NOGUEIRA, L. W. M. Uma ária para Virginia Damerini: a última Fosca de Carlos Gomes. Opus (Belo Horizonte. Online). v.19, p.111 - 140, 2013. VIRMOND, M. C. L., MARIN, R. M. T., TOLEDO, E. Destruindo o mito e construindo o homem: revendo Antônio Carlos Gomes. ICTUS (PPGMUS/UFBA)., v.09, p.57 - 72, 2008 VIRMOND, M. C.L. TOLOTN, R., NOGUEIRA, L. W. M. Iconografia e Exotismo em Il Guarany de Antônio Carlos Gomes. Anais 3º CBIM. "Iconografia, Música e Cultura: relações e trânsitos". Salvador, 2015. Disponível em: http://www.portaleventos.mus.ufba.br/index.php/CBIM_RIdIM-BR/3cbim2015/paper/view/55 VIRMOND, M. C. L. Órgão e grand-opéra: cenas de igreja nas obras de Antônio Carlos Gomes. Música em contexto (UnB), v.1, p.71 - 92, 2008 VIRMOND, M. C. L., NOGUEIRA, L. W. M., TOLEDO, E. Sobre uma alternativa composicional de Antônio Carlos Gomes na ópera Condor. Opus (Belo Horiz. Online), v.31, p.12 - 19, 2007. VIRMOND, M. C. L., RIBEIRO, L. D’A., TOLON, R., NOGUEIRA, L.W.M. Se Sa Minga de Antonio Carlos Gomes: contextualização histórica. MIMESIS, Bauru, v. 35, n. 1, p. 25-48, 2014.. VOLPE, M.A. Remaking the Brazilian Myth of National Foundation: Il Guarany. Latin American Music Review, v. 23, n. 2, p. 179-194, 2002. VOLPE, M.A. Carlos Gomes: a persistência de um paradigma em época de crepúsculo. Brasiliana, Rio de Janeiro, v. 17, p. 2-11, 2004. WEAVER, W. The Golden Century of the Italian Opera – from Rossini to Puccini. Londres: Thames and Hudson, p. 157-159, 1980.

Conteúdo

A disciplina inclui temas que descrevem a música brasileira no segundo império, discute a produção de A.C. Gomes, sua formação e relação com dois territórios específicos de ação, analisa com maior detalhes as óperas Fosca e Condor, além de apresentar um panorama da influência e reações ao melodrama italiano nas sociedades americanas na segunda metade do século XIX.

Metodologia

Os principais tópicos da disciplina serão tratados e, forma de aulas expositivas, apresentações em vídeo, conferencias por professores convidados e seminários

Observação