Turma AV002 - Estudos Visuais - Teorias da Imagem - Turma A

Nome

Estudos Visuais - Teorias da Imagem

Subtítulo

Impressões gráficas: considerações sobre o tempo e a memória na produção de livros de artista

Cód. Disciplina - Turma

AV002 - A


Sala no Laboratório de Gravura
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AV002 - Estudos Visuais - Teorias da Imagem
Programa Artes Visuais
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Luise Weiss

Critério de Avaliação

Desenvolvimento de trabalhos práticos apresentados em forma de seminários e a apresentação de um memorial descritivo contendo pesquisa teórica, reflexão e leituras de textos indicados.

Bibliografia

AGUIAR, Joaquim Alves de. Espaços da memória. São Paulo: EDUSP, 1998. ARIÈS, Philippe. O homem diante da Morte. Trad. de Luiza Ribeiro. Rio de Janeiro: Francisco Alves Editora S.A., 1982. ASSMAN, Aleida. Espaços da recordação. Trad. de Vera Ribeiro. Campinas: Editora UNICAMP, 2011. AUMONT, Jacques. O olho interminável. Trad. de Eloísa Araújo. Ribeiro. São Paulo: Cosac Naify, 2004. AUSTER, Paul. O inventor da solidão. Trad. de Julio Fischer. São Paulo: Editora Best Seller, 1982. BACHELARD, Gaston. A chama de uma vela. Trad. de Glória de Carvalho Lins. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989. BALZAC, Honoré de. A obra-prima ignorada. Trad. de Teixeira Coelho. São Paulo: Comunique, 2003. BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Trad. de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1984. BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso. Trad. de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1990. BATCHEN, Geoffrey. Forget me not. Photography and Remembrance. New York: Princeton Architectural Press, 2004. BAUDRILLARD, Jean. A arte da desaparição. Trad. de Anamaria Skiner. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997. BAUDSON, Michel. L’Art et le Temps. Bruxelles: Le Nouveau Musée-Villeurbanne, 1984. BEAINE, Thais Curi. Trad. de Alfredo Bosi. Máscaras do Tempo. Petrópolis: Ed. Vozes, 1995. BELLAUR, Raimund. Entre-imagens. Foto, cinema e video. Campinas: Papirus, 1997. BOBBIO, Norberto. O Tempo da Memória. Trad. de Daniela Beccaccia Versiani. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1997. BORGES, Jorge Luis. Cinco visões pessoais. Trad. de Maria Rosinda e Ramos da Silva. Brasília: Editora UNB, 1985. BORGES, Jorge Luis. Obras completas II. Trad. de Maria Carolina de Araujo. São Paulo: Editora Globo, 1999. BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. BOSI, Ecléa. O tempo vivo da memória. São Paulo: Editora Ateliê, 2003. BRETON-GRAVEREAU, Simone; THIBAULT, Danièle. L’Aventure des écritures. Matières et Formes. France: Biblioteque Nationale de France, 1998. BURKE, Peter. Testemunha ocular. Trad. de Vera Maria Xavier dos Santos. História e Imagem. São Paulo: EDUSP, 2004. BURKE, Peter. Testemunho Ocular. História e Imagem. Trad. de Vera Maria Xavier dos Santos. Santa Catarina: EDUSC, 2004. CAMPOS, Haroldo. Qohélet/ o-que-sabe Eclesiastes. Poema Sapiencial. São Paulo: Perspectiva, 1990. ELIADE, Mircea. A provação do labirinto. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1987. ELIADE, Mircea. Mito e realidade. São Paulo: Editora Perspectiva, 1972. ELIADE, Mircea. O mito do eterno retorno: perspectivas do hoje. Lisboa: Edições 70, 1969. ELIAS, Norbert. Sobre o tempo. Trad. de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1998. FABRIS, Annateresa. Fotografia e arredores. Santa Catarina: Letras Contemporâneas, 2009. FARR, Jan. Memory. Documents of Contemporary Art. Whitechapel Gallery, 2012. FRANZ, Marie-Louise von. Mistérios do tempo. Mitos, deuses, mistérios. Madrid: Edições del Prado, 1977. GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar, escrever, esquecer. São Paulo: Editora 34, 2006. GAGNEBIN, Jeanne Marie. Sete aulas sobre linguagem, memória e história. Rio de Janeiro: Imago, 1997. GUTHKE, Karl S. Ist der Tod eine Frau? Geschlecht und Tod in Kunst und Literatur. Münche: Verlag C.H., 1997. HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Trad. de Laurent Léon Schaffter. São Paulo: Edições Vértice, 1990. HALL, Edward. A dança da vida. A outra dimensão do Tempo. Trad. de Manuel Alberto. Lisboa: Relógio d’água, 1996. HUIZINGA, Johan. O outono da Idade Média. Trad. de Francis Petra Janssen. São Paulo: Cosac Naify, 2010. HUYGHE, René. A arte e a alma. Trad. de Jacinto Baptista. Lisboa: Livraria Bertrand, 1960. HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela memória. Arquitetura, monumentos, mídia. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000. INDIJ, Guido (ed.). Sobre el Tiempo. Buenos Aires: La Marca Editora, 2008. JANKÉLÉVITCH, Vladimir. L’irréversible et la Nostalgie. Paris: Flammarion, 1974. JANKÉLÉVITCH, Vladimir. La Mort. Paris: Flammarion, 1977. KIAROSTAMI, Abbas. O real, cara e coroa. Trad. de Álvaro Machado e Samuel Titan Júnior. São Paulo: Cosac Naify, 2004. KIS, Danilo. The Encyclopedia of the Dead. Illinois: Northwestern University Press, 1997. KOSSOY, Boris. Fotografia e história. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001. LE GOFF, Jacques. História e memória. Trad. de Bernardo Leitão. Campinas: UNICAMP, 1996. LIONNAIS, François. Le Temps. Paris: Robert Delpire Éditeur, 1959. LYONES, Martyn. Livro. Uma história viva. Trad. de Luís Carlos Borges. São Paulo: Editora SENAC, 2011. LYOTARD, Jean-François. O inumano. Considerações sobre o tempo. Trad. de Ana Cristina Seabra e Elisabete Alexandre. Lisboa: Estampa, 1989. MACLAGAN, David. Mitos da criação. Trad. de Francisco Perales. Madrid: Edições Del Prado, 1997. MAFFEI, Giorgio; PICCIAU, Maura. The book as a work of art. Italy: Edizione Corraine, 2008. MATISSE, Henri. Escritos e reflexões sobre arte. Trad. de Maria Tereza Tendeiro. Portugal: Póvoa de Varzim, s.d. MAURON, Véronique; RIBAUPIERRE, Claire. Les corps évanoui, les images subites. Paris: Hazan, 1999. MEREWETHER, Charles. The archive. Documents of Contemporary Art. Whiteschapel Gallery, 2006. MERLEAU-PONTI, Maurice. A prosa do mundo. Trad. de Paulo Neves. São Paulo: Cosac Naify, 2002. MOEGLIN-DELCROIX, Anne. Esthétique du libre d’artiste. Juan Michel Place: Bibliothèque Nationale de France, 1997. MORIN, Edgar. O homem e a morte. Trad. de João Guerreiro Boto e Adelino dos Santos Rodrigues. Portugal: Publicações Europa-América, 1970. RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Trad. de Alain François. Campinas: Editora UNICAMP, 2007. SANTOS, Myrin Sepúlveda dos. Memória coletiva e teoria social. São Paulo: Annablume, 2003. SCHARF, Aaron. Arte y fotografía. Madrid: Alianza Editorial S.A. SELIGMANN-SILVA, Márcio (org.). Palavra e imagem, memória e escritura. Chapecó: Editora Argos, 2006. SILVEIRA, Paulo. A página violada. Da ternura à injúria na construção do livro de artista. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2001.

Conteúdo

- Estudar a presença dos livros de artista e livros-objetos no panorama da arte contemporãena. Alguns aspectos históricos e variantes do tema; - Presença e diálogo entre linguagens artísticas: fotografia, desenho, gravura, etc... relacionados aos conceitos de memória e apagamento. Referências de artistas contemporâneos, entre eles: Paulo Brudsky, Arthur Barrio, Lygia Pape, Regina Silveira, Edith Derdyk, Leila Danziger, Lena Bergstein, Sérgio Fingerman, Lúcia Loeb, etc... - Estudo da produção artística de artistas internacionais como: Anselm Kiefer, Christian Boltanski, etc... - Desenvolvimento de práticas no ateliê: pesquisas gráficas (suportes, ferramentas, materiais, etc...); - Experimentações com diversos materiais e linguagens gráficas.

Metodologia

- Desenvolvimento dos tópicos apontados: gravura contemporânea, questões das matérias, ação do tempo, questões da memória visual na produção de livros de artista; - Indicação de leituras, ação do tempo, questões da memória visual; - Indicação de leituras, textos e bibliografia; - Pesquisas e projetos práticos de ateliê; - Seminários com apresentação dos trabalhos desenvolvidos, aliados à pesquisa teórica e prática.

Observação