Nome
Estudos Visuais - Teorias da Imagem
Subtítulo
Impressões gráficas: considerações sobre o tempo e a memória na produção de livros de artista
Cód. Disciplina - Turma
AV002 - A
Sala
no Laboratório de Gravura
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Terça-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
AV002 - Estudos Visuais - Teorias da Imagem
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Critério de Avaliação
Desenvolvimento de trabalhos práticos apresentados em forma de seminários e a apresentação de um memorial descritivo contendo pesquisa teórica, reflexão e leituras de textos indicados.
Bibliografia
AGUIAR, Joaquim Alves de. Espaços da memória. São Paulo: EDUSP, 1998.
ARIÈS, Philippe. O homem diante da Morte. Trad. de Luiza Ribeiro. Rio de Janeiro: Francisco Alves Editora S.A., 1982.
ASSMAN, Aleida. Espaços da recordação. Trad. de Vera Ribeiro. Campinas: Editora UNICAMP, 2011.
AUMONT, Jacques. O olho interminável. Trad. de Eloísa Araújo. Ribeiro. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
AUSTER, Paul. O inventor da solidão. Trad. de Julio Fischer. São Paulo: Editora Best Seller, 1982.
BACHELARD, Gaston. A chama de uma vela. Trad. de Glória de Carvalho Lins. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.
BALZAC, Honoré de. A obra-prima ignorada. Trad. de Teixeira Coelho. São Paulo: Comunique, 2003.
BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Trad. de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1984.
BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso. Trad. de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1990.
BATCHEN, Geoffrey. Forget me not. Photography and Remembrance. New York: Princeton Architectural Press, 2004.
BAUDRILLARD, Jean. A arte da desaparição. Trad. de Anamaria Skiner. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
BAUDSON, Michel. L’Art et le Temps. Bruxelles: Le Nouveau Musée-Villeurbanne, 1984.
BEAINE, Thais Curi. Trad. de Alfredo Bosi. Máscaras do Tempo. Petrópolis: Ed. Vozes, 1995.
BELLAUR, Raimund. Entre-imagens. Foto, cinema e video. Campinas: Papirus, 1997.
BOBBIO, Norberto. O Tempo da Memória. Trad. de Daniela Beccaccia Versiani. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1997.
BORGES, Jorge Luis. Cinco visões pessoais. Trad. de Maria Rosinda e Ramos da Silva. Brasília: Editora UNB, 1985.
BORGES, Jorge Luis. Obras completas II. Trad. de Maria Carolina de Araujo. São Paulo: Editora Globo, 1999.
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
BOSI, Ecléa. O tempo vivo da memória. São Paulo: Editora Ateliê, 2003.
BRETON-GRAVEREAU, Simone; THIBAULT, Danièle. L’Aventure des écritures. Matières et Formes. France: Biblioteque Nationale de France, 1998.
BURKE, Peter. Testemunha ocular. Trad. de Vera Maria Xavier dos Santos. História e Imagem. São Paulo: EDUSP, 2004.
BURKE, Peter. Testemunho Ocular. História e Imagem. Trad. de Vera Maria Xavier dos Santos. Santa Catarina: EDUSC, 2004.
CAMPOS, Haroldo. Qohélet/ o-que-sabe Eclesiastes. Poema Sapiencial. São Paulo: Perspectiva, 1990.
ELIADE, Mircea. A provação do labirinto. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1987.
ELIADE, Mircea. Mito e realidade. São Paulo: Editora Perspectiva, 1972.
ELIADE, Mircea. O mito do eterno retorno: perspectivas do hoje. Lisboa: Edições 70, 1969.
ELIAS, Norbert. Sobre o tempo. Trad. de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
FABRIS, Annateresa. Fotografia e arredores. Santa Catarina: Letras Contemporâneas, 2009.
FARR, Jan. Memory. Documents of Contemporary Art. Whitechapel Gallery, 2012.
FRANZ, Marie-Louise von. Mistérios do tempo. Mitos, deuses, mistérios. Madrid: Edições del Prado, 1977.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar, escrever, esquecer. São Paulo: Editora 34, 2006.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Sete aulas sobre linguagem, memória e história. Rio de Janeiro: Imago, 1997.
GUTHKE, Karl S. Ist der Tod eine Frau? Geschlecht und Tod in Kunst und Literatur. Münche: Verlag C.H., 1997.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Trad. de Laurent Léon Schaffter. São Paulo: Edições Vértice, 1990.
HALL, Edward. A dança da vida. A outra dimensão do Tempo. Trad. de Manuel Alberto. Lisboa: Relógio d’água, 1996.
HUIZINGA, Johan. O outono da Idade Média. Trad. de Francis Petra Janssen. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
HUYGHE, René. A arte e a alma. Trad. de Jacinto Baptista. Lisboa: Livraria Bertrand, 1960.
HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela memória. Arquitetura, monumentos, mídia. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000.
INDIJ, Guido (ed.). Sobre el Tiempo. Buenos Aires: La Marca Editora, 2008.
JANKÉLÉVITCH, Vladimir. L’irréversible et la Nostalgie. Paris: Flammarion, 1974.
JANKÉLÉVITCH, Vladimir. La Mort. Paris: Flammarion, 1977.
KIAROSTAMI, Abbas. O real, cara e coroa. Trad. de Álvaro Machado e Samuel Titan Júnior. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
KIS, Danilo. The Encyclopedia of the Dead. Illinois: Northwestern University Press, 1997.
KOSSOY, Boris. Fotografia e história. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Trad. de Bernardo Leitão. Campinas: UNICAMP, 1996.
LIONNAIS, François. Le Temps. Paris: Robert Delpire Éditeur, 1959.
LYONES, Martyn. Livro. Uma história viva. Trad. de Luís Carlos Borges. São Paulo: Editora SENAC, 2011.
LYOTARD, Jean-François. O inumano. Considerações sobre o tempo. Trad. de Ana Cristina Seabra e Elisabete Alexandre. Lisboa: Estampa, 1989.
MACLAGAN, David. Mitos da criação. Trad. de Francisco Perales. Madrid: Edições Del Prado, 1997.
MAFFEI, Giorgio; PICCIAU, Maura. The book as a work of art. Italy: Edizione Corraine, 2008.
MATISSE, Henri. Escritos e reflexões sobre arte. Trad. de Maria Tereza Tendeiro. Portugal: Póvoa de Varzim, s.d.
MAURON, Véronique; RIBAUPIERRE, Claire. Les corps évanoui, les images subites. Paris: Hazan, 1999.
MEREWETHER, Charles. The archive. Documents of Contemporary Art. Whiteschapel Gallery, 2006.
MERLEAU-PONTI, Maurice. A prosa do mundo. Trad. de Paulo Neves. São Paulo: Cosac Naify, 2002.
MOEGLIN-DELCROIX, Anne. Esthétique du libre d’artiste. Juan Michel Place: Bibliothèque Nationale de France, 1997.
MORIN, Edgar. O homem e a morte. Trad. de João Guerreiro Boto e Adelino dos Santos Rodrigues. Portugal: Publicações Europa-América, 1970.
RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Trad. de Alain François. Campinas: Editora UNICAMP, 2007.
SANTOS, Myrin Sepúlveda dos. Memória coletiva e teoria social. São Paulo: Annablume, 2003.
SCHARF, Aaron. Arte y fotografía. Madrid: Alianza Editorial S.A.
SELIGMANN-SILVA, Márcio (org.). Palavra e imagem, memória e escritura. Chapecó: Editora Argos, 2006.
SILVEIRA, Paulo. A página violada. Da ternura à injúria na construção do livro de artista. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2001.
Conteúdo
- Estudar a presença dos livros de artista e livros-objetos no panorama da arte contemporãena. Alguns aspectos históricos e variantes do tema;
- Presença e diálogo entre linguagens artísticas: fotografia, desenho, gravura, etc... relacionados aos conceitos de memória e apagamento.
Referências de artistas contemporâneos, entre eles: Paulo Brudsky, Arthur Barrio, Lygia Pape, Regina Silveira, Edith Derdyk, Leila Danziger, Lena Bergstein, Sérgio Fingerman, Lúcia Loeb, etc...
- Estudo da produção artística de artistas internacionais como: Anselm Kiefer, Christian Boltanski, etc...
- Desenvolvimento de práticas no ateliê: pesquisas gráficas (suportes, ferramentas, materiais, etc...);
- Experimentações com diversos materiais e linguagens gráficas.
Metodologia
- Desenvolvimento dos tópicos apontados: gravura contemporânea, questões das matérias, ação do tempo, questões da memória visual na produção de livros de artista;
- Indicação de leituras, ação do tempo, questões da memória visual;
- Indicação de leituras, textos e bibliografia;
- Pesquisas e projetos práticos de ateliê;
- Seminários com apresentação dos trabalhos desenvolvidos, aliados à pesquisa teórica e prática.
Observação