Turma AC200 - Movimento, Ação e Gesto - Turma A

Nome

Movimento, Ação e Gesto

Subtítulo

Da Mímesis Corpórea à Mímesis da Palavra

Cód. Disciplina - Turma

AC200 - A


Sala no LUME
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome AC200 - Movimento, Ação e Gesto
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 15
Total de Horas Atividades Prática 15
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 15
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
A disciplina será ministrada de forma intensiva na 2a metade do semestre, de 26 de setembro a 7 de outubro de 2016 (segunda a sexta), das 9 às 13h, e no sábado, dia 8/10, das 8 às 13h. PS: Nesse semestre, não cursar simultaneamente com Pesq. Av. em Artes

Docentes

Critério de Avaliação

Participação nas aulas; apresentação da sequência de ações; trabalho escrito sobre a prática vivenciada na forma de artigo ou ensaio.

Bibliografia

BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator: da técnica à representação. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2001. COLLA, Ana Cristina. Da minha janela vejo... relato de uma trajetória pessoal de pesquisa no Lume. São Paulo: Hucitec e Fapesp, 2006. ________________ . Caminhante não há caminho. Só rastros. São Paulo: Editora Perspectiva, 2013. FERRACINI, Renato. Café com queijo: corpos em criação. São Paulo: Hucitec e Fapesp, 2006. FERRACINI, Renato. (Org). Corpos em Fuga, Corpos em Arte. São Paulo: Hucitec e FAPESP, 2006. HIRSON, Raquel Scotti. Tal Qual Apanhei do Pé – uma atriz do Lume em pesquisa. São Paulo: Hucitec e Fapesp, 2006. ____________________. Alphonsus de Guimaraens: Reconstruções da Memória e Recriações no Corpo. Tese de Doutorado. Instituto de Artes, Unicamp, Campinas, 2012.

Conteúdo

A Mímesis Corpórea é uma metodologia de criação de ações físicas e vocais - desenvolvida pelo LUME (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da UNICAMP) - que busca a poetização e teatralização dos encontros afetivos entre um atuador-observador e corpos/matérias/imagens. O pressuposto da Mímesis Corpórea é que esse encontro potencialize a transformação e recriação do corpo singular daquele que atua-observa. A proposta da disciplina é fazer com que a observação transborde para o território da palavra. A palavra em ação pode conter todas as conexões de imagens que detona, jogando com espaço e tempo. A palavra sugere sons, tensões e ações que tomam outras formas, criando dimensões poéticas em movimento e novas afetações.

Metodologia

Compartilhamento das pesquisas; aulas práticas contendo elementos do treinamento de ator e treinamento em Mímesis Corpórea desenvolvidos no LUME; criação e apresentação de uma sequência de ações; discussão sobre os princípios desenvolvidos.

Observação

Trazer desde o primeiro dia do curso: - roupa confortável de trabalho e tênis; - aproximadamente 20 imagens em formato possível de serem manuseadas, com dimensão mínima de 20X15cm (fotografias ou pinturas - de livros, revistas ou arquivo pessoal); - três textos curtos (poema ou pequeno conto); - equipamentos: um gravador de áudio, fone de ouvido e uma máquina fotográfica digital (para coleta de material em campo); - caderno de anotações. Obs: sempre que possível, selecionar materiais que dialoguem com a pesquisa que está sendo desenvolvida no projeto de Pós Graduação.