Turma AV013 - Tópicos Especiais: Projeto: criatividade e método - Turma A
Nome
Tópicos Especiais: Projeto: criatividade e método
Subtítulo
Narrativas Digitais
Cód. Disciplina - Turma
AV013 - A
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Segunda-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
AV013 - Tópicos Especiais: Projeto: criatividade e método
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
A disciplina será oferecida conjuntamente com a graduação. Assim se não for completado o número de alunos da pós-graduação, as vagas serão preenchidas com alunos da gradução.
Docentes
Iara Lís Franco Schiavinatto
Critério de Avaliação
O aluno será avaliado com base na participação em classe (10%); na produção da narrativa digital (50%); e no relato reflexivo (40%).
Bibliografia
ALMEIDA, M. E. B.; VALENTE, J. Integração currículo e tecnologias e a produção de narrativas digitais. Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 3, p. 57-82, Set/Dez 2012. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss3articles/almeida-valente.pdf. Acessado em: fevereiro 2013.
BELTING, H. O Fim da História da Arte. São Paulo: CosacNaify, 2006.
CATAIÀ DOMÉNECH, J. M. As formas do real. São Paulo: Summus Editorial, 2011. (Cap. 5 A representação do espaço e do tempo na imagem).
GAGBEIN, J-M. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Ed. 34, 2006.
GARCIA. L. Modernidade, pós-modernidade e a metamorfose da percepção. In
_______Politizar novas tecnologias. São Paulo: Ed. 34, 2003.
HILDEBRAND, H. R.; CUNHA, A. C. Autoria nas obras abertas com mídias móveis e locativas: autor, autoria e colaboração nas plataformas opensource. Disponível em: http://www.hrenatoh.net/curso/textos/autor_autoria_opensource.pdf. Acessado em: agosto 2013.
JIMENEZ, J. G. Narrativa Audiovisual. Madrid: Ediciones Cátedra, S.A., 1996.
KILIAN, C. Writing for the Web. NY: Self-Counsel Press, 1999.
KRESS, G; VAN LEEUWEN, T. Reading Images: The Grammar of Visual Design. London: Routledge, 1996 (tradução in mimeo: Bressane, T.)
LEÃO, Lúcia. (org.). Derivas: cartografias do ciberespaço. São Paulo: Annablume, 2005.
LEVI, P. Os afogados e os sobreviventes. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. Caps. A memória da ofensa e Comunicar.
MACHADO, I. A. Gêneros no Contexto Digital. In: LEÃO, L. Interlab: Labirintos do Pensamento Contemporâneo. São Paulo: Iluminuras, 2002.
MANOVICH, L. The language of new media. Cambridge: MIT Press, 2001.
________. Midia after software. Journal of Visual Culture, 12: 30-37, April
2013. Disponível em: http://vcu.sagepub.com/content/12/1/30.full.pdf+html. Acessado em: agosto 2013.
MURRAY, J. H. Hamlet no holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Itaú Cultural, Unesp, 2003.
PAUL, N.. Elementos das narrativas digitais. In: FERRARI, P. HIPERTEXTO, hipermídia: As novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2007.
REIS, C.; LOPES, A.C. Dicionário de teoria da narrativa. São Paulo: Ática, 1988.
RIESER, M.; ZAPP, A. New Screen Media: Cinema/Art/Narrative. London: British Film Institute, 2002.
SARLO, B. Tempo Passado. Cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo: Cia das Letras/ UFMG, 2007. (Cap. A retórica testemunhal e pós-memória, reconstituições).
SCOLARI, C. Hipermediaciones. Elementos para una Teoría de la Comunicación Digital Interactiva. Barcelona: Gedisa, 2008.
SENETTE, R. A corrosão do Caráter. São Paulo: Ed. Record, 2005.
________. Juntos. São Paulo: Ed. Record, 2012.
VALENCISE-GREGOLIN, M. Mídia e Cultura: Machinima, objeto da contemporaneidade. 2009. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais). Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. Campinas: Universidade Estadual de Campinas.
Ver complementar:
TEDtalks sobre criatividade –
Amy Tan (http://www.ted.com/talks/amy_tan_on_creativity.html),
Elizabeth Gilbert (http://www.ted.com/talks/elizabeth_gilbert_on_genius.html)
John Cleese (http://www.youtube.com/watch?v=kH8uYDJlwog)
Conteúdo
Como objeto de estudo, a disciplina deve focar na criação de narrativas digitais através das tecnologias digitais de informação e comunicação (laptop, celulares, tablets etc.).
O objetivo é proporcionar ao aluno a experiência prática de desenvolvimento de narrativas digitais, a partir da investigação de características das narrativas tradicionais, tendo como base as inovações possibilitadas pelas tecnologias digitais de informação e comunicação.
Serão estudados os seguintes tópicos:
• Definições de narrativas digitais como base em referencial teórico;
• Padrões de linguagem e gêneros digitais no design de interação e interfaces;
• Organização e distribuição de informações;
• Percursos possíveis dos autores/usuário ou interatores;
• Planejamento e produção de narrativas digitais;
• Estudos e análise das principais experiências de produção de narrativas digitais sob os aspectos cognitivos, estéticos e tecnológicos desta produção;
• Aplicação das narrativas digitais em diferentes contextos, artísticos e educacionais.
• Condições contemporâneas da narrativa e do ato comunicativo
Metodologia
Aulas expositivas de conceitos e técnicas relacionadas à produção de narrativas digitais. Análise de narrativas digitais sob o ponto de vista cognitivo, estético e tecnológico. Desenvolvimento de narrativas usando as tecnologias digitais de informação e comunicação.
Seminários coletivos e individuais.
Trabalhos em sala de discussão sobre formatos narrativos.
Os alunos deverão assumir uma postura interdisciplinar para a área, focando os principais desafios na concepção, desenvolvimento e aplicação de narrativas digitais. Eles terão oportunidades para desenvolver suas próprias narrativas, refletir sobre esta produção e propor soluções de uso das narrativas na educação e nas artes, considerando seus objetos de pesquisa.
Estão previstas duas atividades
a. Produção de uma narrativa, usando as tecnologias digitais de informação e comunicação;
b. Relato reflexivo sobre a produção realizada, focando os aspectos cognitivos, estéticos e tecnológicos desta experiência.
Observação