Turma MS103 - Tópicos Especiais em História e Literatura Musical - Turma B

Nome

Tópicos Especiais em História e Literatura Musical

Subtítulo
Cód. Disciplina - Turma

MS103 - B


Sala na Sala AP07 - Depto de Artes Plásticas
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Sexta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS103 - Tópicos Especiais em História e Literatura Musical
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Paulo Mugayar Kühl

Critério de Avaliação

Participação em aula, seminários e um trabalho escrito.

Bibliografia

AVERSANO, L., Aspetti di storia della ricezione fra Italia e Germania nel primo Ottocento. In ANTOLINI, B. M. et alli (ed.), “Et facciam dolçi canti”: studi in onore di Agostino Ziino in occasione del suo 65o compleanno, Lucca, Libreria Musicale Italiana, 2003, t. II, pp. 1037-1053 BETZWIESER, T., Zwischen Geschmakwandel und Genieästhetitk: Anmerkungen zur französischen Haydn-Rezeption im 18. Jahrhundert. In SCHNEIDER, H., (ed.), Studien zu den deutsch-französischen Musikbeziehungen im 18. und 19. Jahrhundert: Bericht über die erste gemeinsame Jahrestagung der Gesellschaft für Musikforschung und der Société française de musicologie, Saarbrücken 1999, Hildesheim, Zürich, New York, Georg Olms, 2002, pp. 302-324 CANNONE, B., Philosophies de la musique: 1752-1789, Paris, Aux Amateurs de livres, Diffusion, Klincksieck, 1990 CARPANI, G., Le Haydine ovvero Lettere sulla vita e le opere del celebre maestro Giuseppe Haydn [Pádua, Tipografia della Minerva, 1823], Bolonha, Forni, 1969 CARPANI, G., Le Rossiniane ossia Lettere musico-teatrali [Pádua, Tipografia della Minerva, 1824], Bolonha, Forni, 1969 FABBRI, P., Italianità fuori d’opera. In Chigiana, Vol. XLIII, Nuova Serie N. 23, 1993, pp. 49-67 LE BRETON, J., Notícia histórica da Vida e das Obras de José Haydn, São Paulo, Ateliê, 2004 LEOPOLD, S., Vom Mythos der "Italianità": Vor-, Früh- und Problemgeschichte einer musikalischen Kategorie. In EHRMANN-HERFORT, S. & ENGELHARDT, M. (ed.), "Vanitatis fuga, aeternitatis amor": Wolfgang Witzenmann zum 65. Geburtstag / Wolfgang Witzenmann in occasione del suo 65. compleanno (Analecta musicologica; Bd. 36), Laaber, Laaber-Verlag, 2005, pp. 1-21 LESURE, F. (ed.), Querelle des Gluckistes et des Piccinnistes: texte des pamphlets avec introduction, commentaires et index, Genève, Minkoff Reprint, 1984 STEFFAN, C. (ed.), Rossiniana: antologia della critica nella prima metà dell'Ottocento, Pordenone, Edizioni Studio Tesi, 1992 WALTON, B., Rossini in restoration Paris: the sound of modern life, Cambridge, UK; New York, Cambridge University Press, 2007

Conteúdo

A proposta desta disciplina é discutir elementos tradicionalmente associados ao caráter "nacional" da música em vários lugares e ao longo do tempo. Assim, do embate entre a música francesa e a italiana ao longo do século XVIII, os gostos reunidos e a proposta de uma música europeia, atravessando as polêmicas na França (Querelle des Bouffons, Piccinistas e Gluckistas), a oposição entre harmonia e melodia, "germanità" e "italianità, Haydn e Rossini, até o estudo de alguns casos nacionalistas, a ideia é discutir os pressupostos teóricos dessas oposições para se chegar a um discurso histórico que ultrapasse tais dicotomias, levando em conta as propostas pós-coloniais e transnacionais.

Metodologia

O curso será baseado na leitura de textos-chave para a discussão, assim como o estudo de repertório de interesse.

Observação