Turma MS108 - Tópicos Especiais em Educação Musical - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Educação Musical

Subtítulo

Ensino e aprendizagem musical na deficiência visual

Cód. Disciplina - Turma

MS108 - A


Sala Sala DM 05
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS108 - Tópicos Especiais em Educação Musical
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Adriana do Nascimento Araujo Mendes

Critério de Avaliação

Os alunos serão avaliados por: a) participação em aula a partir da leitura dos textos propostos; b) apresentação de seminário; e c) trabalho final escrito.

Bibliografia

ABELES, H.; HOFFER, C.; KLOTMAN, R. Foundations of music education. New York: Schirmer Books, 1984. BALLESTERO-ALVAREZ, Jose Alfonso. Multissensorialidade no ensino de desenho a cegos. Dissertação (Mestrado em Música)- Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, 2003. BIRKENSHAW-FLEMING, Lois. Music for all - teaching music to people with special needs. Toronto: Gordon V. Thompson Music. 1993. BLACK (filme). Direção: Sanjay Leela Bhansali. Distribuição: SLB Films. Índia, 2005. Disponível em “https://www.youtube.com/watch?v=0SfwJeRseoA“. BONILHA, F.F.G. Leitura musical na ponta dos dedos: caminhos e desafios do ensino de musicografia Braille na perspectiva de alunos e professores. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, 2006. HAMMEL, Alice M., HOURIGAN, Ryan M. Teaching music to students with special needs- a label-free approach. New York: Oxford University Press, 2011. LOURO, Viviane. Fundamentos da aprendizagem musical da pessoa com deficiência. São Paulo: Editora Som, 2012. SACKS, Oliver. Alucinações musicais- relatos sobre a música e o cérebro. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. WILLEMS, Edgar. Las bases psicológicas de la educación musical. Buenos Aires: Editorial Universitário de Buenos Aires, 1961.

Conteúdo

Estudos sobre o desenvolvimento da aprendizagem musical nos indivíduos e aplicações ao ensino musical, abordando-se a educação inclusiva com ênfase para o processo de ensino e aprendizagem de alunos com diferentes tipos de deficiência, priorizando-se a deficiência visual.

Metodologia

As aulas serão desenvolvidas em forma de exposição interativa e os alunos deverão vir preparados para a discussão em sala de aula a partir de textos previamente indicados. Além disso, faremos 2 ou 3 aulas prático-teóricas no Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central Cesar Lattes da Unicamp, onde iremos conhecer as tecnologias de acessibilidade e metodologias empregadas no atendimento aos alunos com deficiência. Os equipamentos e softwares a serem estudados são os seguintes:  Scanners com OCR: HP, Book Reader e Sara CE; Linha Braille; Impressoras Braille; Leitores de tela: Jaws for Windows, NVDA (NonVisual Desktop Access); Softwares musicais: Lime Aloud Music Notation, Goodfeel Braille Music Translator; Ampliadores; Equipamentos de auxílio à mobilidade.

Observação