Turma MS108 - Tópicos Especiais em Educação Musical - Turma A
Nome
Tópicos Especiais em Educação Musical
Subtítulo
Ensino e aprendizagem musical na deficiência visual
Cód. Disciplina - Turma
MS108 - A
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Terça-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
MS108 - Tópicos Especiais em Educação Musical
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Adriana do Nascimento Araujo Mendes
Critério de Avaliação
Os alunos serão avaliados por:
a) participação em aula a partir da leitura dos textos propostos;
b) apresentação de seminário; e
c) trabalho final escrito.
Bibliografia
ABELES, H.; HOFFER, C.; KLOTMAN, R. Foundations of music education. New York: Schirmer Books, 1984.
BALLESTERO-ALVAREZ, Jose Alfonso. Multissensorialidade no ensino de desenho a cegos. Dissertação (Mestrado em Música)- Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, 2003.
BIRKENSHAW-FLEMING, Lois. Music for all - teaching music to people with special needs. Toronto: Gordon V. Thompson Music. 1993.
BLACK (filme). Direção: Sanjay Leela Bhansali. Distribuição: SLB Films. Índia, 2005. Disponível em “https://www.youtube.com/watch?v=0SfwJeRseoA“.
BONILHA, F.F.G. Leitura musical na ponta dos dedos: caminhos e desafios do ensino de musicografia Braille na perspectiva de alunos e professores. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, 2006.
HAMMEL, Alice M., HOURIGAN, Ryan M. Teaching music to students with special needs- a label-free approach. New York: Oxford University Press, 2011.
LOURO, Viviane. Fundamentos da aprendizagem musical da pessoa com deficiência. São Paulo: Editora Som, 2012.
SACKS, Oliver. Alucinações musicais- relatos sobre a música e o cérebro. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
WILLEMS, Edgar. Las bases psicológicas de la educación musical. Buenos Aires: Editorial Universitário de Buenos Aires, 1961.
Conteúdo
Estudos sobre o desenvolvimento da aprendizagem musical nos indivíduos e aplicações ao ensino musical, abordando-se a educação inclusiva com ênfase para o processo de ensino e aprendizagem de alunos com diferentes tipos de deficiência, priorizando-se a deficiência visual.
Metodologia
As aulas serão desenvolvidas em forma de exposição interativa e os alunos deverão vir preparados para a discussão em sala de aula a partir de textos previamente indicados.
Além disso, faremos 2 ou 3 aulas prático-teóricas no Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central Cesar Lattes da Unicamp, onde iremos conhecer as tecnologias de acessibilidade e metodologias empregadas no atendimento aos alunos com deficiência. Os equipamentos e softwares a serem estudados são os seguintes:
Scanners com OCR: HP, Book Reader e Sara CE;
Linha Braille;
Impressoras Braille;
Leitores de tela: Jaws for Windows, NVDA (NonVisual Desktop Access);
Softwares musicais: Lime Aloud Music Notation, Goodfeel Braille Music Translator;
Ampliadores;
Equipamentos de auxílio à mobilidade.
Observação