Turma DE627 - Seminários Avançados III - Turma A

Nome

Seminários Avançados III

Subtítulo

Cinema e Revolução na América Latina (1950-1980)

Cód. Disciplina - Turma

DE627 - A


Sala na Sala SM-03 (Básico)
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quinta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome DE627 - Seminários Avançados III
Programa Multimeios
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Ignacio Del Valle Dávila

Alfredo Luiz Paes de Oliveira Suppia

Critério de Avaliação

Apresentação e discussão de textos da bibliografia por parte dos alunos; elaboração de um trabalho final de 7 páginas sobre um filme e/ou cineasta latino-americano do período estudado.

Bibliografia

AIMARETI, María, Memorias culturales heterogéneas, una aproximación comparada a las representaciones de las revoluciones independentistas. In: LUSNICH, A. L., PIEDRAS, P. FLORES, S. (ed.). Cine y revolución em América Latina: una perspectiva comparada de las cinematografías de la región. Buenos Aires: Imago Mundi, 2014, p. 271-288. AMANCIO, T. Pacto cinema-Estado: os anos EMBRAFILME, Alceu, v. 8 n. 15. 173-184, 2007. DE BAECQUE, A. Histoire et cinéma. Paris: Cahiers du cinéma, 2008. DEL VALLE DÁVILA, I. Tiempo e Historia en el cine cubano de los años 1960 y 1970. História. Questões e Debates, n. 61, p. 209-231, 2014 DOI: http://dx.doi.org/10.5380/his.v61i2.39016 FREIRE, M. Sombras Esculpindo o Passado: métodos ... e alguns lapsos de memória no estudo das relações do cinema com a história. Fragmentos de Cultura, v. v.16, p. 705-719, 2006. http://seer.ucg.br/index.php/fragmentos/article/view/93/82 JUAN-NAVARRO, S. ¿Cien años de lucha por la liberación?: las guerras de la Independencia en el cine de ficción del ICAIC. In: BERTHIER, Nancy (ed.). Cine y revolución cubana: luces y sombras, Archivos de la Filmoteca, Valencia, n. 59, p. 142-162, 2008. MORETTIN, E. O cinema como fonte histórica na obra de Marc Ferro. IN: CAPELATO, Maria Helena, MORETTIN, E.; NAPOLITANO, M.; SALIBA, E. T. História e Cinema. São Paulo: Alameda, 2007. (USP: História Social. Série Coletâneas). p. 39-64. NAPOLITANO, M. A escrita fílmica da história e a monumentalização do passado: uma análise comparada de Amistad e Danton. IN: CAPELATO, Maria Helena, MORETTIN, E.; NAPOLITANO, M.; SALIBA, E. T. História e Cinema. São Paulo: Alameda, 2007. (USP: História Social. Série Coletâneas). p. 65-83. RAMOS, A. F. O Canibalismo dos Fracos: Cinema e História do Brasil. 1ª. ed. Bauru - SP: EDUSC, 2002. RANCIÈRE, J. L’historicité du cinéma. In: DE BAECQUE, A., DELAGE C. (dir.), De l’histoire au cinéma, Paris/Bruxelles, IHT-CNRS/Complexe, 1998, p. 45-60. SÁNCHEZ-BIOSCA, V. Un archivo insomne: producción y migración de imágenes cinematográficas del ghetto de Varsovia. História. Questões e Debates, n. 61, p. 79-103. SOMMER, D. Ficções de fundação: os romances nacionais da América Latina. Editora UFMG; 2004 SORLIN, P. Sociología del cine. La apertura para la historia de mañana. México: Fondo de Cultura Económica, 1985, p. 169-206. XAVIER, I. N. Alegorias do subdesenvolvimento: Cinema Novo, Tropicalismo, Cinema Marginal. 2. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2012, p. 7-27.

Conteúdo

Este seminário tem como objetivo apresentar correntes e realizadores do chamado “cinema militante” de alguma das principais cinematografias latino-americanas entre as décadas de 1950 e 1980. Pretende-se analisar propostas teóricas e estéticas cinematográficas do subcontinente nesse período com foco nas experiências argentina, boliviana, cubana, mexicana e chilena. Serão estudadas também as circulações e as interconexões dessas propostas no interior da América Latina, bem como sua inserção em um discurso terceiro-mundista internacional mais amplo. Junto à análise fílmica e a análise de textos teóricos, o seminário abordará os lugares de encontro que serviram para confluência desses discursos, como os festivais de Colombianum (Itália), Viña del Mar (Chile), Mérida (Venezuela) e Montreal (Canadá).

Metodologia

Apresentação e discussão de textos da bibliografia por parte dos alunos; elaboração de um trabalho final de 7 páginas sobre um filme e/ou cineasta latino-americano do período estudado.

Observação