Nome
O Vídeo como Instrumento de Pesquisa e de Criação
Subtítulo
Documentário, (sub)representação e formas de empoderamento
Cód. Disciplina - Turma
DE502 - A
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Terça-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
DE502 - O Vídeo como Instrumento de Pesquisa e de Criação
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
Disciplina oferecida em conjunto com docentes da FEAGRI e pesquisadores do NEPAM, colaboram o Laboratório Terra Mãe e coletivos de imagens ligados a movimentos sociais.
Docentes
Gilberto Alexandre Sobrinho
Critério de Avaliação
Participação nas atividades propostas em sala de aula e extra-classe e a apresentação do trabalho final.
Bibliografia
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Conteúdo
Trata-se de uma disciplina a ser oferecida em caráter experimental. O conteúdo relaciona conceitos teóricos sobre o filme documentário, sobretudo o legado de Bill Nichols e complementarmente textos de Michael Renov. A partir de suas modalidades, serão analisados filmes, relacionando-se questões narrativas e de linguagem cinematográfica, num recorte que abrange os grandes nomes e movimentos do filme documentário. A ênfase recai sobre as relações entre documentário e movimentos sociais, arte e política, práticas audiovisuais engajadas. Dividida em grupos, a sala de aula desenvolverá projetos de realização em documentário, sendo propostas de curta-metragem, com foco nas relações entre meio ambiente e sociedade, questões agrárias e movimentos sociais do campo e da cidade.
Metodologia
Aulas expositivas, projeção de filmes, discussões em sala de aula e em grupo, orientações e trabalho final.
Observação