Turma MS261 - Seminários Avançados - Turma A

Nome

Seminários Avançados

Subtítulo

Linguagem musical e narrativa histórica: questões interdisciplinares.

Cód. Disciplina - Turma

MS261 - A


Sala MU 05
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quarta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS261 - Seminários Avançados
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Cacá Machado

Critério de Avaliação

I. Dissertação sobre tema específico; II. Apresentação de seminário; III. Apresentação de projeto de pesquisada e participação nos debates.

Bibliografia

ADORNO, Theodor. "O Fetichismo na Música e a Regressão da Audição", In Benjamin, Adorno, Horkheimer, Habermas, Col. Os Pensadores, SP, Ed. Abril Cultural, 1980. AROM, Simha e ALVAREZ-PÉRYRE, Frank. Précis d'ethnomusicologie. Paris, CNRS Éditions, 2007. ANDRADE, Mário de. Ensaios sobre a Música Brasileira, Livraria Martins Editora, SP, 1962. ATTALI, Jacques, Bruits. Essai sur L`économie politique de la musique, Paris, Presses universitaires de France, 1977. CLAYTON, M., HERBERT, T. e MIDDLETON, R.(org.). The Cultural study of music. NY, Routledge, 2033. CONTIER, Arnaldo Daraya. Música no Brasil: história e interdisciplinariedade. Algumas interpretações (1926-80). In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 16., 1991, Rio de Janeiro. História em debate: problemas, temas e perspectivas. Anais do XVI Simpósio da Associação Nacional dos Professores Universitários de História. [S.l.]: CNPQ/InFour, [199-], p. 151-189. DUPRAT Régis, "Pesquisa histórico-musical no Brasil. Algumas reflexões", In Revista Brasileira de Música, No. 19. escola Brasileira de Música, UFRJ, RJ, 1991. Algumas interpretações (1926-80)", in Revista da Anpuh, 1993. COOK, Nicholas. Music, imagination & culture. Oxford: Oxford University Press, 1990. DAHLHAUS, Carl. Foundations of music history. Cambridge: Cambridge University Press, 1983. DeNORA, Tia. Beethoven and the construction of genius: musical politics in Vienna, 1792-1803. Berkeley; Los Angeles: University of California Press, 1995. FUBINI, Enrico. La estetica musical desde la antigüedad hasta el siglo XX. Madrid, Alianza Musical, 1988. GINZBURG, Carlo. “De A. Warburg a E. H. Gombrich: notas sobre um problema de método”. In: ______. Mitos, emblemas, sinais. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. HANSLICK, Eduard. Do belo musical. Lisboa: Edições 70, 2002. IKEDA, Alberto T., "Musicologia ou musicografia? Algumas reflexões sobre a pesquisa em música", in Anais. 1º simpósio latino-americano de musicologia, Curitiba, Fundação cultural de Curitiba, janeiro 1997. KERMAN, Joseph. Musicologia. SP, Martins Fontes, 1987. MACHADO, Cacá. O enigmado do homem célebre, São Paulo, Instituto Moreira Salles, 2007. MORAES, José Geraldo Vinci de, "História e Música: canção popular e conhecimento histórico", Revista Brasileira de História, Anpuh, No. 39, setembro 2000. SMALL, Christopher. Musicking: the meanings of performing and listening. Middletown: Wesleyan University Press, 1998. STERNE, Jonathan. The audible past: cultural origins of sound reproduction. Durham/London, Duke University Press, 2003. TAYLOR, Timothy D. Beyond exoticism: Western music and the world. Durham; Londres: Duke University Press, 2007. TINHORÃO, José Ramos. Pequena história da música popular, SP, Círculo do Livro, s/d. WEBER, Max. Fundamentos racionais e sociológicos da música. São Paulo: Edusp, 1995. WISNIK, José Miguel, "Algumas questões de música e política no Brasil", In Cultura Brasileira. Temas e interpretações (org.) Alfredo Bosi, SP, ED. Ática, 1987.

Conteúdo

I. O conceito de narrativa e linguagem na construção do discurso histórico; II. As escolhas que o pesquisador faz para a criação de sua narrativa em função de análises e interpretações da música; III. Equilíbrio, segurança, precisão e coerência no uso interdisciplinar de diferentes abordagens para análises e interpretações; IV. Elementos para compreensão da linguagem técno-musical; V. Gênero, estilo e estética musical; VI. Conceitos de narrativa musical e paisagem sonora; VII. Aspectos metodológicos e técnicos na abordagem analítica e interpretativa da semiótica, linguística, comunicação, sociologia, (etno) musicologia, antropologia, política, economia, língua e literatura.

Metodologia

I. Aulas expositivas; II. Seminários temáticos; III. Discussão de projetos de pesquisa.

Observação