Turma AC300 - Dramaturgias - Turma A
Nome
Dramaturgias
Subtítulo
A dramaturgia brasileira e a cultura popular
Cód. Disciplina - Turma
AC300 - A
Sala
SM01 - CIclo Bás. em frente ao Bandeijão
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Terça-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
AC300 - Dramaturgias
Total de Horas Atividades Teóricas
15
Total de Horas Atividades Prática
15
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Larissa de Oliveira Neves Catalão
Critério de Avaliação
Participação em sala.
Leituras pedidas.
Seminários.
Trabalhos escritos.
Bibliografia
Bibliografia básica:
Bakhtin, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento. São Paulo: Hucitec, 1996.
Burke, Peter. Cultura popular na Idade Moderna. São Paulo: Companhia das Lestras, 2010.
Canclini, Néstor Garcia. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Edusp,1997.
Faria, João Roberto (org). História do teatro brasileiro. São Paulo: Perspectiva / Edições SESC, 2013.
Ribeiro, Darcy, O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
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Bibliografia complementar:
Abreu, Martha Campos. “O Império do Divino”: festas religiosas e cultura popular no Rio de Janeiro (1830 – 1900). Tese de Doutorado em História – IFCH – Unicamp, 1996.
Andrade, Mário. Danças dramáticas do Brasil. 2.ed. Belo Horizonte: Itatiaia / INL, 3 vols. 1982.
Azevedo, Artur. O mambembe. Edição preparada por Larissa de Oliveira Neves. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
Azevedo, Artur. A pele do lobo e outras peças (org. Larissa de Oliveira Neves). São Paulo: Hedra, 2009.
Brito, Rubens José de Souza. “O grupo de teatro Mambembe e o circo-teatro”. In. Sala Preta. Nº 6. pp. 79-85.
Brito, Rubens José de Souza. Teatro de rua: princípios, elementos e procedimentos. Campinas, SP, Unicamp, 2004. (Tese, Livre Docência em Artes).
Burke, Peter. Cultura popular na Idade Moderna.
Camargo, Robson Correa. “A pantomima e o teatro de feira na formação do espetáculo teatral: o texto espetacular e o palimpsesto” In. Revista Fenix, vol. 3, ano 3, nº 4, 2006. www.revistafenix.pro.br
Canclini, Néstor Garcia. Culturas Híbridas, poderes oblíquos. Disponível em: http://www.cdrom.ufrgs.br/garcia/garcia.pdf
Carreira, André. Teatro de rua: Brasil e Argentina nos anos 1980. São Paulo: Hucitec, 2007.
Cascudo, Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. 11ª ed. São Paulo: Global, 2002.
Costa, Eliene Benício Amâncio. Saltimbancos urbanos: a influência do Circo na renovação do Teatro Brasileiro nas décadas de 80 e 90. Tese de Doutorado. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes, USP, 1999.
Duarte, Regina Horta. Noites circenses: espetáculos de circo e teatro em Minas Gerais no século XIX. Campinas: Editora da Unicamp.
Fernandes, Ivan, Martins e Caetano: quando o teatro começou a ser brasileiro. Rio de Janeiro: Funarte, 2012.
Guinsburg, J.; Faria, João Roberto; Lima, Mariângela Alves de (org.). Dicionário do teatro brasileiro: temas, formas e conceitos. São Paulo: Perspectiva, 2006.
Lara, Cecília de. De Pirandello a Piolim: Alcântara Machado e o teatro no modernismo. Rio de Janeiro: INACEN, 1987.
Lima, Rossini Tavares. Abecê do folclore. 7ª ed. São Paulo: Ricordi, 2003.
Lima, Rossini Tavares. Folguedos populares do Brasil. São Paulo: Ricordi, 1962.
Marques, Daniel. “O palhaço negro que dançou a chula para o Marechal de Ferro.” In. Sala Preta. Nº 6. pp. 55-61.
Marzano, Andrea. Cidade em cena: o ator Vasques, o teatro e o Rio de Janeiro (1839-1892). Rio de Janeiro: Folha Seca: FAPERJ, 2008.
Moraes Filho, Mello, Festas e tradições populares do Brasil. Rio de Janeiro, RJ; Paris: H. Garnier, 1901.
Ortiz, Renato. Românticos e folcloristas. São Paulo: Editora Olho D’água, sem ano.
Pavis, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.
Peixoto, Fernando. “Teatro de rua no Brasil”. In. Cruciani, Fabrizio; Falletti, Clélia. Teatro de rua. São Paulo: Hucitec, 1999.
Prado, Décio de Almeida. João Caetano. São Paulo: Perspectiva, 1972.
Prado, Décio de Almeida. Teatro de Anchieta a Alencar. São Paulo: Perspectiva, 1993.
Prado, Décio de Almeida. O Teatro e o Modernismo. In. Prado, Décio de Almeida. Peças, pessoas e personagens. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
Prado, Décio de Almeida. História concisa do teatro brasileiro. São Paulo: Edusp, 2003.
Raulino, Berenice. “O circo em Ubu, Folias Phisicas, Pataphysicas e Musicaes, espetáculo do Teatro Ornitorrinco.” In. Sala Preta. Nº 6. pp. 87 – 93.
Ribeiro, Darcy, O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
Rosenfeld, Anatol. Prismas do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2000.
Santos, João Rafael Cursino dos. A festa do Divino em São Luis do Paraitinga: o desafio da cultura popular na contemporaneidade. Dissertação de mestrado em História. São Paulo: FFLCH, USP, 2008.
Silva, Ermínia. “Arthur Azevedo e a teatralidade circense.” In. Sala Preta. Nº 6. pp. 35-44.
Silva, Ermínia. As múltiplas linguagens na teatralidade circense: Benjamin de Oliveira e o circo-teatro no Brasil no final do século XIX e início do XX. Tese de Doutorado UNICAMP. Campinas, 2003.
Soffredini, Carlos Alberto. De um trabalhador sobre o seu trabalho. In Revista Teatro. São Paulo: ano I, n° 0, jun./jul. de 1980.
Souza, Eliene Benício, Teatro de rua uma forma de teatro popular no nordeste. Dissertação de Mestrado, ECA - USP, São Paulo, 1993.
SOUZA, Marina de Mello e. História, mito e identidade nas festas de Reis negros no Brasil – séculos XVIII e XIX. In. JACSÒ, Istvan; KANTOR, Íris (org.) Festa: cultura e sociabilidade na América Portuguesa. São Paulo: Hucitec; Edusp: Imprensa Oficial, 2001.
Veneziano, Neide. Não adianta chorar: teatro de revista brasileiro... oba!. Campinas: Editora da Unicamp, 1996.
Conteúdo
Análise de textos teatrais brasileiros ligados à cultura popular. Avaliação de como a cultura popular é importante para a dramaturgia nacional. Serão analisados, do século XIX, os gêneros: operetas, burletas, revistas, comédias, de autores como Martins Pena e Artur Azevedo; do século XX, autores como Ariano Suassuna, Dias Gomes, Carlos Alberto Soffredini e Luis Alberto de Abreu. Os dramaturgos escolhidos apresentam obras que dialogam com a cultura popular de maneira bastante intensa. Utilizaremos algumas teorias do popular e da comicidade, para basear as análises.
Metodologia
Leitura prévia das peças para análise conjunta em sala.
Seminários.
Observação