Turma AC401 - Tópicos Especiais em Arte e Contexto - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Arte e Contexto

Subtítulo

Arte, Discurso e Educação

Cód. Disciplina - Turma

AC401 - A


Sala IE03
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AC401 - Tópicos Especiais em Arte e Contexto
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 30
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 15
Oferecimento IA
Terá início no dia 06/03

Docentes

Jorge Luiz Schroeder

Critério de Avaliação

A disciplina terá como avaliação um trabalho final expositivo onde os alunos aplicarão as noções desenvolvidas em suas respectivas áreas de atuação artística e/ou artístico-educacional.

Bibliografia

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000. BAKHTIN, Mikhail (Voloshinov). Marxismo e filosofia da linguagem. 9.ed. São Paulo: Hucitec / Annablume, 2002a. BERGER, Peter L.; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 1985. BOURDIEU, Pierre; DARBEL, Alain. O amor pela arte: os museus de arte na Europa e seu público. São Paulo: Edusp: Zouk, 2003. BOURDIEU, Pierre. A Economia das trocas linguísticas. 2.ed. São Paulo: Edusp, 1998a. ECO, Umberto. Obra aberta: forma e indeterminação nas poéticas contemporâneas. 8.ed. São Paulo: Perspectiva, 2001. GEERTZ, Clifford. O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa. Petrópolis: Vozes, 1997. HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, v.22, n.2, jul/dez 1997. Porto Alegre: Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. p.15-46. MOLINO, Jean. Facto musical e semiologia da música. In: NATTIEZ, J.J.; ECO, U.; RUWET, N.; MOLINO, J. Semiologia da música. Lisboa: Vega, s/d. NASSIF, Silvia Cordeiro; SCHROEDER, Jorge Luiz. Música como discurso. Música em Perspectiva, v.4, n.2, set/2011, p.127-153 (disponível em http://revistas.ufpr.br/musica/article/view/27495/28668). NASSIF, Silvia Cordeiro; SCHROEDER, Jorge Luiz. Música e Ciências Humanas. Pró-Posições, v.15, n.1(43), jan/abr 2004, p.209-216 (disponível em http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/viewFile/8643853/11330). PAREYSON, Os problemas da estética. São Paulo: Martins Fontes, 1997. SETTON, Maria da Graça Jacintho. Socialização e cultura: ensaios teóricos. São Paulo: Annablume: Fapesp, 2012. VINCENT, Guy; LAHIRE, Bernard; THIN, Daniel. Sobre a história e a teoria da forma escolar. In: Educação em Revista, nº33, jun/2001. Belo Horizonte: Faculdade de Educação da UFMG. p.7-47.

Conteúdo

Este curso discute a abordagem da arte como discurso e suas implicações artísticas e educacionais. Tomando como principal referência a música, objetiva um diálogo com outras artes e com a educação. Destina-se, portanto, a profissionais, pesquisadores e educadores das várias áreas artísticas. A noção de discurso Fronteiras do discurso: gênero e enunciado A arte como discurso: significação, comunicação e estética Os limites culturais do discurso artístico O discurso nas várias linguagens artísticas: aproximações e distanciamentos Arte e educação

Metodologia

Aulas expositivas dialogadas que terão como ferramenta principal a exposição, audição e discussão de exemplos (principalmente musicais e visuais), por meio dos quais pretende-se estimular uma apropriação não só teórica, mas prática dos conceitos envolvidos.

Observação