Turma MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas - Turma D
Nome
Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas
Subtítulo
O Violão Brasileiro no Século XX
Cód. Disciplina - Turma
MS107 - D
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Terça-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Gilson Uehara Gimenes Antunes
Critério de Avaliação
Seminários, trabalho final e presença nas aulas
Bibliografia
-ALFONSO, Sandra Mara. O Violão, da Marginalidade à Academia. Uberlândia. EDUFU, 2009.
-AMORIM, Humberto. Heitor Villa-Lobos e o Violão. Rio de Janeiro. Academia Brasileira de Música, 2009.
-ANTUNES, Gilson. Américo Jacomino "CANHOTO" e o desenvolvimento da arte solística do violão em São Paulo. Dissertação de mestrado. USP, 2002.
-BARTOLONI, Giacomo. O violão na Cidade de São Paulo: no Período de 1900 a 1950. Dissertação de mestrado em artes. UNESP. 1995. 221 pág.
193
-____________________. Violão: a imagem que fez escola. Tese de doutorado. UNESP. 2000. 310 pág.
-BRAZIL, Marcelo Alves. Baden Powell e o Jazz na Música Brasileira. Dissertação de mestrado em música. UNESP. 2004.
-BUDASZ, Rogério. The Five Course Guitar (viola) in Portugal and Brazil in the late seventeenth and early eighteenth centuries. Tese de Doutorado. University of Southern California. 2001.
-DUDEQUE, Norton. História do Violão. Curitiba: Editora da UFPR, 1994.
-LIMA, Edilson de. As Modinhas do Brasil. São Paulo. EDUSP, 2001.
-MARTINS, Eric Aversari. A Viola Caipira, a Modinha e o Lundu. Dissertação de mestrado. USP. 109 pág. 2005.
-OROSCO, Maurício Tadeu dos Santos. O Compositor Isaías Sávio e suas obras para violão. Dissertação de Mestrado. USP. 2001. 273 pág.
-PEREIRA, Fernanda Maria Cerqueira. O Violão na sociedade carioca (1900 – 1930): Técnicas, Estéticas e Ideologias. UFRJ. 2007.
-PICHERZKY, Andréa Paula. Armando Neves - Choro no Violão Paulista. Dissertação de mestrado em artes. UNESP. 2004.
-TINHORÃO, José Ramos. História social da música popular brasileira. São Paulo. Editora 34, 1998.
Conteúdo
O desenvolvimento do violao brasileiro através de seu repertório, principais intérpretes, compositores e didatas. Será realizado um estudo por períodos progressivos, analisando as vertentes do violao instrumental popular e do violao clássico.
Metodologia
Discussão dos assuntos (compositores, intérpretes, repertório) através de textos específicos e audição de discos essenciais, além de documentos em vídeo.
Observação