Turma MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas - Turma D

Nome

Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas

Subtítulo

O Violão Brasileiro no Século XX

Cód. Disciplina - Turma

MS107 - D


Sala MU 05
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Gilson Uehara Gimenes Antunes

Critério de Avaliação

Seminários, trabalho final e presença nas aulas

Bibliografia

-ALFONSO, Sandra Mara. O Violão, da Marginalidade à Academia. Uberlândia. EDUFU, 2009. -AMORIM, Humberto. Heitor Villa-Lobos e o Violão. Rio de Janeiro. Academia Brasileira de Música, 2009. -ANTUNES, Gilson. Américo Jacomino "CANHOTO" e o desenvolvimento da arte solística do violão em São Paulo. Dissertação de mestrado. USP, 2002. -BARTOLONI, Giacomo. O violão na Cidade de São Paulo: no Período de 1900 a 1950. Dissertação de mestrado em artes. UNESP. 1995. 221 pág. 193 -____________________. Violão: a imagem que fez escola. Tese de doutorado. UNESP. 2000. 310 pág. -BRAZIL, Marcelo Alves. Baden Powell e o Jazz na Música Brasileira. Dissertação de mestrado em música. UNESP. 2004. -BUDASZ, Rogério. The Five Course Guitar (viola) in Portugal and Brazil in the late seventeenth and early eighteenth centuries. Tese de Doutorado. University of Southern California. 2001. -DUDEQUE, Norton. História do Violão. Curitiba: Editora da UFPR, 1994. -LIMA, Edilson de. As Modinhas do Brasil. São Paulo. EDUSP, 2001. -MARTINS, Eric Aversari. A Viola Caipira, a Modinha e o Lundu. Dissertação de mestrado. USP. 109 pág. 2005. -OROSCO, Maurício Tadeu dos Santos. O Compositor Isaías Sávio e suas obras para violão. Dissertação de Mestrado. USP. 2001. 273 pág. -PEREIRA, Fernanda Maria Cerqueira. O Violão na sociedade carioca (1900 – 1930): Técnicas, Estéticas e Ideologias. UFRJ. 2007. -PICHERZKY, Andréa Paula. Armando Neves - Choro no Violão Paulista. Dissertação de mestrado em artes. UNESP. 2004. -TINHORÃO, José Ramos. História social da música popular brasileira. São Paulo. Editora 34, 1998.

Conteúdo

O desenvolvimento do violao brasileiro através de seu repertório, principais intérpretes, compositores e didatas. Será realizado um estudo por períodos progressivos, analisando as vertentes do violao instrumental popular e do violao clássico.

Metodologia

Discussão dos assuntos (compositores, intérpretes, repertório) através de textos específicos e audição de discos essenciais, além de documentos em vídeo.

Observação