Turma AC111 - Laboratório de Criação II - Turma A
Nome
Laboratório de Criação II
Subtítulo
Arquiteturas do corpo no Método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete)
Cód. Disciplina - Turma
AC111 - A
Sala
Departamento de Artes Corporais
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Terça-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
AC111 - Laboratório de Criação II
Total de Horas Atividades Teóricas
15
Total de Horas Atividades Prática
30
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
FÉRIAS DE VERÃO - de 07 a 13/02/2017, incluso sábado e domingo (dias 11 e 12/02) das 8h30m às 12h30m e das 14h às 16h30m.
Docentes
Graziela Estela Fonseca Rodrigues
Critério de Avaliação
Presença em sala de aula.
Coerência e prontidão no desenvolvimento das atividades solicitadas.
Apresentação da criação artística realizda.
Bibliografia
MÜLLER, R. P. Os Asuriní do Xingu: história e arte. Campinas: Editora da UNICAMP, 1993.
RODRIGUES, G. E. F. O método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete) e o desenvolvimento da imagem corporal: reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste método. Campinas, SP: [s.n.], 2003. Tese (Doutorado em Artes). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Artes (IA).
RODRIGUES, G. Bailarino-Pesquisador-Intérprete: Processo de Formação. Rio de Janeiro: Funarte, 2005.
RODRIGUES, G. As ferramentas do BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete). Anais do I Simpósio Internacional e I Congresso Brasileiro de Imagem Corporal. Campinas, SP: UNICAMP, 2010.
RODRIGUES, G.E.F.; TURTELLI, L.S.; et al. Corpos em Expansão: a arte do encontro no método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI). Revista Brasileira de Estudos da Presença. Porto Alegre, v.6, n.3, 551-577, 2016. e-ISSN 2237-2660
SANTOS, J. Os Nagô e a Morte. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
SCHILDER, P. A Imagem do Corpo: as energias construtivas da Psique. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
TURTELLI, L.S. O espetáculo cênico no método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI): um estudo a partir da criação e apresentações do espetáculo de dança Valsa do Desassossego. 2009. 309p. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.
Conteúdo
- Criação de instalações individuais.
- Construção do espaço como uma metáfora do corpo.
- Construção de uma modelagem corporal como sendo uma entidade.
- Pesquisa das relações corpo e espaço.
- Ampliação das fronteiras corporais.
- Espaços simbólicos provenientes de uma arquitetura mágico-religiosa brasileira: caminhos, tukaia, assentamentos, altares, congá e outros.
- Mecanismos de defesa como interferência na performance do intérprete.
- Registros emocionais que se projetam na arquitetura dos sentidos.
- Relação com objetos.
- Modelagens do corpo.
- O corpo que pesquisa: pesquisa de campo via relações sinestésicas.
- A leitura do corpo via Estrutura Física e Anatomia Simbólica do Método BPI.
- Técnica de Dança do Método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete).
- Técnica dos Sentidos do Método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete).
Metodologia
Aulas práticas e expositivas.
Laboratórios de movimento individuais.
Discussões de textos.
O método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete) enquanto sustentação de todo o processo.
Observação
Disciplina intensiva de férias de verão: de 07/02/2017 a 13/02/2017, inclusive sábado e domingo. Horário: 8:30h-12:30h e 14h-16:30h.
A disciplina será predominantemente prática. É necessário que os alunos já tenham algum trabalho corporal e venham com roupas apropriadas para a prática.
A assiduidade do aluno será essencial para que os objetivos da disciplina sejam alcançados e ele seja aprovado.
Outras referências bibliográficas serão inseridas posteriormente.