Turma AC202 - Tópicos Especiais em Atuação - Turma B
Nome
Tópicos Especiais em Atuação
Subtítulo
Desmontagem cênica como estratégia de reflexão e criação do artista da cena
Cód. Disciplina - Turma
AC202 - B
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Segunda-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
AC202 - Tópicos Especiais em Atuação
Total de Horas Atividades Teóricas
15
Total de Horas Atividades Prática
15
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
As aulas serão misitradas na sede do Lume Teatro, Rua Carlos Diniz Leitão, 150, Vila Santa Isabel. Fone: (19)3289-9869, 3289-3135
Docentes
Ana Cristina dos Santos Tourinho
Critério de Avaliação
Leituras específicas da bibliografia
Compartilhamento de pesquisas;
Participação nas aulas;
Apresentação da desmontagem;
Trabalho escrito sobre a prática vivenciada na forma de artigo ou ensaio.
Bibliografia
COLLA, Ana Cristina. Caminhante não há caminho. Só rastros. São Paulo: Editora Perspectiva, 2013.
DIÉGUEZ, Ileana (comp.). Des/Tejiendo Escenas. Desmontajes: processos de investigación y creación. Cidade do México: Universidade Iberoamericana, 2009.
HIRSON, Raquel Scotti. Alphonsus de Guimaraens: Reconstruções da Memória e Recriações no Corpo. Tese de Doutorado. Instituto de Artes, Unicamp, Campinas, 2012.
Revista Rascunho. Dossiê Desmontagem. Vol.1. N.1. Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, jan/jun 2014
Conteúdo
A disciplina tem como objetivo auxiliar os alunos a revisitarem suas trajetórias artístico-acadêmicas (abordando aspectos conceituais, estruturais, filosóficos, estéticos, políticos e pessoais) para que construam vetores-memória que possam conduzi-los às pesquisas de seus projetos atuais. Aulas práticas, teóricas e compartilhamento de experiências serão fios condutores para que cada um eleja a dimensão da trajetória a ser desmembrada e coadunada e o modo de fazê-lo.
Os procedimentos usados serão alicerçados em princípios da desmontagem cênica, aproveitando seu potencial de desvendar processos de pesquisa e criação, auxiliando na visualização de seus percursos e tessituras. Através da desconstrução de processos artísticos busca-se desvelar os conteúdos imbricados no modo de fazer do artista. Desnudando os pontos de partida, seus desvios de rota e sua construção processual.
Metodologia
Aulas práticas sobre o tema abordado;
Compartilhamento de pesquisas;
Criação e apresentação de uma desmontagem sobre seu processo criativo;
Discussão sobre os princípios desenvolvidos.
Observação
Como as aulas serão práticas vir de roupa de trabalho.