Turma AC202 - Tópicos Especiais em Atuação - Turma B

Nome

Tópicos Especiais em Atuação

Subtítulo

Desmontagem cênica como estratégia de reflexão e criação do artista da cena

Cód. Disciplina - Turma

AC202 - B


Sala na sede do LUME
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AC202 - Tópicos Especiais em Atuação
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 15
Total de Horas Atividades Prática 15
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 15
Oferecimento IA
As aulas serão misitradas na sede do Lume Teatro, Rua Carlos Diniz Leitão, 150, Vila Santa Isabel. Fone: (19)3289-9869, 3289-3135

Docentes

Ana Cristina dos Santos Tourinho

Critério de Avaliação

Leituras específicas da bibliografia Compartilhamento de pesquisas; Participação nas aulas; Apresentação da desmontagem; Trabalho escrito sobre a prática vivenciada na forma de artigo ou ensaio.

Bibliografia

COLLA, Ana Cristina. Caminhante não há caminho. Só rastros. São Paulo: Editora Perspectiva, 2013. DIÉGUEZ, Ileana (comp.). Des/Tejiendo Escenas. Desmontajes: processos de investigación y creación. Cidade do México: Universidade Iberoamericana, 2009. HIRSON, Raquel Scotti. Alphonsus de Guimaraens: Reconstruções da Memória e Recriações no Corpo. Tese de Doutorado. Instituto de Artes, Unicamp, Campinas, 2012. Revista Rascunho. Dossiê Desmontagem. Vol.1. N.1. Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, jan/jun 2014

Conteúdo

A disciplina tem como objetivo auxiliar os alunos a revisitarem suas trajetórias artístico-acadêmicas (abordando aspectos conceituais, estruturais, filosóficos, estéticos, políticos e pessoais) para que construam vetores-memória que possam conduzi-los às pesquisas de seus projetos atuais. Aulas práticas, teóricas e compartilhamento de experiências serão fios condutores para que cada um eleja a dimensão da trajetória a ser desmembrada e coadunada e o modo de fazê-lo. Os procedimentos usados serão alicerçados em princípios da desmontagem cênica, aproveitando seu potencial de desvendar processos de pesquisa e criação, auxiliando na visualização de seus percursos e tessituras. Através da desconstrução de processos artísticos busca-se desvelar os conteúdos imbricados no modo de fazer do artista. Desnudando os pontos de partida, seus desvios de rota e sua construção processual.

Metodologia

Aulas práticas sobre o tema abordado; Compartilhamento de pesquisas; Criação e apresentação de uma desmontagem sobre seu processo criativo; Discussão sobre os princípios desenvolvidos.

Observação

Como as aulas serão práticas vir de roupa de trabalho.