Turma MS261 - Seminários Avançados - Turma A
Nome
Seminários Avançados
Subtítulo
Abordagens teóricas no estudo da performance musical
Cód. Disciplina - Turma
MS261 - A
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Segunda-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
MS261 - Seminários Avançados
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Critério de Avaliação
• Resenha de uma etnografia etnomusicológica recente (30%);
• Desenvolvimento de um trabalho escrito (ap. 4000 palavras) baseado numa questão relevante para a etnomusicologia contemporânea. Os temas para os trabalhos serão definidos em sala de aula (70%).
Bibliografia
AGAWU, Kofi. "Analyzing Music under the New Musicological Regime". The Journal of Musicology, Vol. 15, No. 3 (Summer, 1997), pp. 297-307.
FABBRI, Franco. A THEORY OF MUSICAL GENRES: TWO APPLICATIONS. in Popular Music Perspectives (ed. D. Horn and P. Tagg; 1981, Göteborg and Exeter: International Association for the Study of Popular Music, p. 52-81, 1980
PETERSON, Richard. "The Production of Culture Perspective". Annual Review of Sociology, Vol. 30 (2004), pp. 311-334.
REILY, Suzel Ana. “As Vozes das Folias: um tributo a Elizabeth Travassos Lins”. Debates, 12, 2014.
STOKES, Martin. Introduction, In M Stokes (Org.), Ethnicity, Identity and Music: The Musical Construction of Place. Oxford: Berg, 1994.
TAGG, Philip. ANALISANDO A MÚSICA POPULAR: TEORIA, MÉTODO E PRÁTICA. Em Pauta, 14/23, 2003
TOMLINSON, Gary, "Musical Pasts and Postmodern Musicologies: A Response to Lawrence Kramer". Current Musicology; New York53: 18.
Conteúdo
- Visão sobre a formação da etnomusicologia e seu processo atual de desenvolvimento;
- Visão panorâmica dos debates teóricos contemporâneos nas musicologias e ciências sociais e das formas como etnomusicólogos no Brasil e no exterior se engajam com essas correntes atuais;
- Apreciação de como conceitos etnomusicológicos são formulados e disseminados;
- Conhecimento básico de alguns sistemas musicais não-ocidentais.
Metodologia
- Aulas expositivas;
- Discussões coletivas;
- Apresentações de alunos;
- Apresentações audio visuais;
- Leitura intensiva de literatura relevante.
Observação