Turma MS261 - Seminários Avançados - Turma A

Nome

Seminários Avançados

Subtítulo

Abordagens teóricas no estudo da performance musical

Cód. Disciplina - Turma

MS261 - A


Sala Sala 35 do DM
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome MS261 - Seminários Avançados
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Suzel Ana Reily

Critério de Avaliação

• Resenha de uma etnografia etnomusicológica recente (30%); • Desenvolvimento de um trabalho escrito (ap. 4000 palavras) baseado numa questão relevante para a etnomusicologia contemporânea. Os temas para os trabalhos serão definidos em sala de aula (70%).

Bibliografia

AGAWU, Kofi. "Analyzing Music under the New Musicological Regime". The Journal of Musicology, Vol. 15, No. 3 (Summer, 1997), pp. 297-307. FABBRI, Franco. A THEORY OF MUSICAL GENRES: TWO APPLICATIONS. in Popular Music Perspectives (ed. D. Horn and P. Tagg; 1981, Göteborg and Exeter: International Association for the Study of Popular Music, p. 52-81, 1980 PETERSON, Richard. "The Production of Culture Perspective". Annual Review of Sociology, Vol. 30 (2004), pp. 311-334. REILY, Suzel Ana. “As Vozes das Folias: um tributo a Elizabeth Travassos Lins”. Debates, 12, 2014. STOKES, Martin. Introduction, In M Stokes (Org.), Ethnicity, Identity and Music: The Musical Construction of Place. Oxford: Berg, 1994. TAGG, Philip. ANALISANDO A MÚSICA POPULAR: TEORIA, MÉTODO E PRÁTICA. Em Pauta, 14/23, 2003 TOMLINSON, Gary, "Musical Pasts and Postmodern Musicologies: A Response to Lawrence Kramer". Current Musicology; New York53: 18.

Conteúdo

- Visão sobre a formação da etnomusicologia e seu processo atual de desenvolvimento; - Visão panorâmica dos debates teóricos contemporâneos nas musicologias e ciências sociais e das formas como etnomusicólogos no Brasil e no exterior se engajam com essas correntes atuais; - Apreciação de como conceitos etnomusicológicos são formulados e disseminados; - Conhecimento básico de alguns sistemas musicais não-ocidentais.

Metodologia

- Aulas expositivas; - Discussões coletivas; - Apresentações de alunos; - Apresentações audio visuais; - Leitura intensiva de literatura relevante.

Observação