Turma AC300 - Dramaturgias - Turma A
Nome
Dramaturgias
Subtítulo
dramaturgias do corpo e do movimento
Cód. Disciplina - Turma
AC300 - A
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Terça-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
AC300 - Dramaturgias
Total de Horas Atividades Teóricas
15
Total de Horas Atividades Prática
15
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
A disciplina contará com a colaboração da pós-doutoranda Melina Scialom. As aulas terão início em 08/08.
Docentes
Veronica Fabrini Machado de Almeida
Critério de Avaliação
Será avaliada a presença, a participação, a realização das tarefas/desafios a cada aula e a síntese final, na forma cênica/performativa acompanhada de um relatório no formato de cartografia de processo.
Bibliografia
BACHELARD, G. Poéticas do Devaneio, Martins Fontes, SP, 2003.
BACHELARD, G. A água e os Sonhos, Martins Fontes, SP, 2007.
BOGGART, Anne. A preparação do diretor, Martins Fontes, SP, 2011.
FERNANDES, C. O Corpo em Movimento e o sistema Laban-Bartenieff na formação e pesquisa em artes cenicas, 2 ed, SP, Annablumme, 2006.
GREINER, Christine. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2006.
GREINER, Christine. O corpo em crise: novas pistas e o curto-circuito das representações. São Paulo: Annablume, 2011.
HILLMANN, James, Psicologia Arquetípica, Cultrix, SP, 1999.
MUNDIM, Ana Dramaturgia, Corpo e Processos de Formação em Dança na Contemporaneidade. Dança: Revista do Programa de Pós-Graduação em Dança. v. 3, n. 1, 2014.
TOURINHO, Lígia lousada. Dramaturgias do Corpo: protocolos de criação das artes da cena. tese (doutorado em artes). programa de Pós-graduação em Artes, UNICAMP, Campinas, SP: [s.n.], 2009. disponível em
LEHMANN, H.-T. Teatro pós-dramático. Sao Paulo: Cosac Naify, 2007.
MORAES, J. Repetição como estratégia de dramaturgia em dança. Revista Sala Preta, v. 12, n. 2, p. 86–104, dez 2012.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ARTAUD, A. - O Teatro e seu Duplo
DIÉGUEZ, I. C., Cenários Liminares, EDUFU, MG, 2011
SANCHEZ, J., Dramaturgia de las Imagenes, La Mancha, 1994
Conteúdo
1.A noção de material e de "escuta" do material
2. Tema de fundo e contexto de interesse
3. O sentido plural de dramaturgiaS
3.1: Dramaturgias do corpo:o corpo como lira de dez cordas
3.2: Dramaturgias das Imagens: A perspectiva Arquetipica
3.3: Dramaturgias do Movimento: Cena em fluxo
Metodologia
Esta matéria será pautada numa prática laboratorial, conjugando discussão teórica e prática criativa-composicional.
A) Discussões teóricas sobre as diferentes perspectivas contemporâneas de "dramaturgiaS".Análise de obras.
B) Laboratórios dirigidos de experimentação sobre o material selecionado nas três perspectivas apontadas no conteúdo programático.
C) Criação/Composição de cenas/performances
D) Apresentações e discussão dos resultados
Observação
Trata-se de um curso laboratorial com ênfase na experiência prática-criativa com um tema/texto dramático. O curso irá abordar aulas de análise de trabalhos cênicos e a realização de um trabalho cênico buscando no ato de criar o ato investigativo em si.