Turma AC300 - Dramaturgias - Turma A

Nome

Dramaturgias

Subtítulo

dramaturgias do corpo e do movimento

Cód. Disciplina - Turma

AC300 - A


Sala AC011
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome AC300 - Dramaturgias
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 15
Total de Horas Atividades Prática 15
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 15
Oferecimento IA
A disciplina contará com a colaboração da pós-doutoranda Melina Scialom. As aulas terão início em 08/08.

Docentes

Veronica Fabrini Machado de Almeida

Critério de Avaliação

Será avaliada a presença, a participação, a realização das tarefas/desafios a cada aula e a síntese final, na forma cênica/performativa acompanhada de um relatório no formato de cartografia de processo.

Bibliografia

BACHELARD, G. Poéticas do Devaneio, Martins Fontes, SP, 2003. BACHELARD, G. A água e os Sonhos, Martins Fontes, SP, 2007. BOGGART, Anne. A preparação do diretor, Martins Fontes, SP, 2011. FERNANDES, C. O Corpo em Movimento e o sistema Laban-Bartenieff na formação e pesquisa em artes cenicas, 2 ed, SP, Annablumme, 2006. GREINER, Christine. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2006. GREINER, Christine. O corpo em crise: novas pistas e o curto-circuito das representações. São Paulo: Annablume, 2011. HILLMANN, James, Psicologia Arquetípica, Cultrix, SP, 1999. MUNDIM, Ana Dramaturgia, Corpo e Processos de Formação em Dança na Contemporaneidade. Dança: Revista do Programa de Pós-Graduação em Dança. v. 3, n. 1, 2014. TOURINHO, Lígia lousada. Dramaturgias do Corpo: protocolos de criação das artes da cena. tese (doutorado em artes). programa de Pós-graduação em Artes, UNICAMP, Campinas, SP: [s.n.], 2009. disponível em LEHMANN, H.-T. Teatro pós-dramático. Sao Paulo: Cosac Naify, 2007. MORAES, J. Repetição como estratégia de dramaturgia em dança. Revista Sala Preta, v. 12, n. 2, p. 86–104, dez 2012. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ARTAUD, A. - O Teatro e seu Duplo DIÉGUEZ, I. C., Cenários Liminares, EDUFU, MG, 2011 SANCHEZ, J., Dramaturgia de las Imagenes, La Mancha, 1994

Conteúdo

1.A noção de material e de "escuta" do material 2. Tema de fundo e contexto de interesse 3. O sentido plural de dramaturgiaS 3.1: Dramaturgias do corpo:o corpo como lira de dez cordas 3.2: Dramaturgias das Imagens: A perspectiva Arquetipica 3.3: Dramaturgias do Movimento: Cena em fluxo

Metodologia

Esta matéria será pautada numa prática laboratorial, conjugando discussão teórica e prática criativa-composicional. A) Discussões teóricas sobre as diferentes perspectivas contemporâneas de "dramaturgiaS".Análise de obras. B) Laboratórios dirigidos de experimentação sobre o material selecionado nas três perspectivas apontadas no conteúdo programático. C) Criação/Composição de cenas/performances D) Apresentações e discussão dos resultados

Observação

Trata-se de um curso laboratorial com ênfase na experiência prática-criativa com um tema/texto dramático. O curso irá abordar aulas de análise de trabalhos cênicos e a realização de um trabalho cênico buscando no ato de criar o ato investigativo em si.