Turma AC001 - Pesquisa em Artes - Turma A

Nome

Pesquisa em Artes

Subtítulo
Cód. Disciplina - Turma

AC001 - A


Sala a confirmar
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quarta-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome AC001 - Pesquisa em Artes
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 15
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 30
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
A primeira aula será na SALA AD-03 - As demais será definida com a Professora.

Docentes

Elisabeth Bauch Zimmermann

Critério de Avaliação

A avaliação será feita através da apresentação de seminários sobre os temas da disciplina, resenhas de textos ou relatos de projetos, participação em aula e entrega de trabalho final.

Bibliografia

BACHELARD, Gaston. Poética do Devaneio. SP: Martins Fontes, 1998. BACHELARD, Gaston. A Água e os Sonhos. SP: Martins Fontes, 1996. BARCELLOS, Gustavo. Psique e Imagem. SP Vozes, 2012. GRINBERG, Luiz Paulo. Jung: o homem criativo. SP: FTD, 1997. JUNG, Carl G. A psicologia do inconsciente. Petrópolis: Vozes, 1980. HILLMANN, James. Psicologia Arquetípica. Um breve relato. SP: Summus, 1992. HILLMANN, James. Anima. SP: Summus. MORIN, Edgard. Método 3: O Conhecimento do Conhecimento. Porto Alegre: Sulina, 2015. SILVEIRA, Nise da. Imagens do inconsciente. RJ: Alhambra, 1981. SILVEIRA, Nise da. Jung, vida e obra. RJ: José Álvaro, 1971. WITHMONT, Esward; PEREIRA, Sílvia. Sonhos, um portal para a fonte. SP. Summus, 1995. ZIMMERMANN, Elisabeth. B. Org. Corpo e Individuação. RJ: Vozes, 2009.

Conteúdo

• Partindo do estudo de textos referentes à estrutura da psique, à relação do eu com o inconsciente e à dimensão simbólica do espaço analisar a relação da experiência interior com a expressão simbólica da arte. • Exercícios práticos de Imaginação Ativa e sua objetivação no desenho livre como forma de objetivação de conteúdos interiores. • Ocasional apresentação de vídeos relacionados com o tema da disciplina. Serão relacionadas imagens simbólicas do processo criativo com outros processos do inconsciente que produzem imagens, tais como a Imaginação Ativa, Sonhos e Métodos Meditativos. Haverá a pratica de vivências corporais, de relaxamento e concentração.Serão também pesquisados textos sobre a psicologia profunda, principalmente da psicologia de C.G.Jung.

Metodologia

Aulas práticas com exercícios de movimento e Imaginação Ativa; aulas expositivas e seminários, com base na leitura de textos, projeção de vídeos.

Observação