Turma MS105 - Tópicos Especiais em Música Popular - Turma A
Nome
Tópicos Especiais em Música Popular
Subtítulo
Reflexões sobre as práticas de música popular no contexto das Big Bands e formações similares
Cód. Disciplina - Turma
MS105 - A
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Quarta-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
MS105 - Tópicos Especiais em Música Popular
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
As aulas serão das 16hs às 19hs para integrar parte do ensaio da Big Band que se inicia às 18hs
Docentes
Paulo José de Siqueira Tiné
Critério de Avaliação
Seminários e Monografia sobre tópico escolhido pelo discente e participação presencial nos ensaios da Big Band.
Bibliografia
CARVALHO. José Jorge de. La etnomusicología en tiempos de canibalismo musical. Una CARVALHO. José Jorge de. La etnomusicología en tiempos de canibalismo musical. Una reflexión a partir de las tradiciones musicales afroamericanas. Revista Transcultural de Música,N.7,2003.Disponível em http://www.sibetrans.com/trans/trans7/carvalho.htm. Acesso em julho de 2008. CONTIER, Arnaldo Daraya. Edu Lobo e Carlos Lyra: o nacional e o popular na canção de protesto (os anos 60). Revista História de São Paulo, V.18, N. 35, p. 13 – 52, 1996.
COSTA, Rogério. Música Errante: o jogo da improvisação livre. São Paulo: Perspectiva/Fapesp, 2016. FUBINI, Enrico. Estética da Musica. Lisboa: Edições 70, 2008. NATTIEZ, Jean Jacques. O Combate entre Cronos e Orfeu – Ensaios de Semiologia Musical Aplicada. Trad. Luiz Paulo Sampaio. São Paulo: Via Lettera, 2005. PIEDADE, Acácio. Perseguindo fios da meada: pensamentos sobre hibridismo, músicalidades e tópicas. Revista Per Musi. Belo Horizonte: n23, 2011, p.103-112.
reflexión a partir de las tradiciones musicales afroamericanas. Revista Transcultural de Música,N.7,2003.Disponível em http://www.sibetrans.com/trans/trans7/carvalho.htm. Acesso em julho de 2008. CONTIER, Arnaldo Daraya. Edu Lobo e Carlos Lyra: o nacional e o popular na canção de protesto (os anos 60). Revista História de São Paulo, V.18, N. 35, p. 13 – 52, 1996.
COSTA, Rogério. Música Errante: o jogo da improvisação livre. São Paulo: Perspectiva/Fapesp, 2016. FUBINI, Enrico. Estética da Musica. Lisboa: Edições 70, 2008. NATTIEZ, Jean Jacques. O Combate entre Cronos e Orfeu – Ensaios de Semiologia Musical Aplicada. Trad. Luiz Paulo Sampaio. São Paulo: Via Lettera, 2005. PIEDADE, Acácio. Perseguindo fios da meada: pensamentos sobre hibridismo, músicalidades e tópicas. Revista Per Musi. Belo Horizonte: n23, 2011, p.103-112.
Conteúdo
Reflexões sobre o conceito de Opus e a Música Popular: a Big Band “erudita”.
As fricções das musicalidades e o estudo de “tópicas” na música popular: a orquestra típica e a Big Band.
Discussões sobre a Música Popular e o Sagrado;
O Nacionalismo e o Popular: paralelos e diferenças entre o nacionalismo modernista e o nacional-popular;
Discussão sobre o conceito de brasilidade no arranjo: instrumentações, procedimentos e gêneros.
A divisão tripartite da semiologia e suas implicações para o estudo da música popular;
A improvisação idiomática no contexto brasileiro.
Discussões sobre o ensino, estudo e prática musical da música popular no contexto das Big Bands do Brasil.
Metodologia
Leitura e discussão de textos, vídeos, áudio e palestras. Presença nos ensaios da Big Band.
Observação
As aulas serão realizadas das 16 às 19hs para integrar parte do hirpario de ensaio da Big Band (18-20hs)