Turma MS105 - Tópicos Especiais em Música Popular - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Música Popular

Subtítulo

Reflexões sobre as práticas de música popular no contexto das Big Bands e formações similares

Cód. Disciplina - Turma

MS105 - A


Sala Sala 05 DM
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quarta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS105 - Tópicos Especiais em Música Popular
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
As aulas serão das 16hs às 19hs para integrar parte do ensaio da Big Band que se inicia às 18hs

Docentes

Paulo José de Siqueira Tiné

Critério de Avaliação

Seminários e Monografia sobre tópico escolhido pelo discente e participação presencial nos ensaios da Big Band.

Bibliografia

CARVALHO. José Jorge de. La etnomusicología en tiempos de canibalismo musical. Una CARVALHO. José Jorge de. La etnomusicología en tiempos de canibalismo musical. Una reflexión a partir de las tradiciones musicales afroamericanas. Revista Transcultural de Música,N.7,2003.Disponível em http://www.sibetrans.com/trans/trans7/carvalho.htm. Acesso em julho de 2008. CONTIER, Arnaldo Daraya. Edu Lobo e Carlos Lyra: o nacional e o popular na canção de protesto (os anos 60). Revista História de São Paulo, V.18, N. 35, p. 13 – 52, 1996. COSTA, Rogério. Música Errante: o jogo da improvisação livre. São Paulo: Perspectiva/Fapesp, 2016. FUBINI, Enrico. Estética da Musica. Lisboa: Edições 70, 2008. NATTIEZ, Jean Jacques. O Combate entre Cronos e Orfeu – Ensaios de Semiologia Musical Aplicada. Trad. Luiz Paulo Sampaio. São Paulo: Via Lettera, 2005. PIEDADE, Acácio. Perseguindo fios da meada: pensamentos sobre hibridismo, músicalidades e tópicas. Revista Per Musi. Belo Horizonte: n23, 2011, p.103-112. reflexión a partir de las tradiciones musicales afroamericanas. Revista Transcultural de Música,N.7,2003.Disponível em http://www.sibetrans.com/trans/trans7/carvalho.htm. Acesso em julho de 2008. CONTIER, Arnaldo Daraya. Edu Lobo e Carlos Lyra: o nacional e o popular na canção de protesto (os anos 60). Revista História de São Paulo, V.18, N. 35, p. 13 – 52, 1996. COSTA, Rogério. Música Errante: o jogo da improvisação livre. São Paulo: Perspectiva/Fapesp, 2016. FUBINI, Enrico. Estética da Musica. Lisboa: Edições 70, 2008. NATTIEZ, Jean Jacques. O Combate entre Cronos e Orfeu – Ensaios de Semiologia Musical Aplicada. Trad. Luiz Paulo Sampaio. São Paulo: Via Lettera, 2005. PIEDADE, Acácio. Perseguindo fios da meada: pensamentos sobre hibridismo, músicalidades e tópicas. Revista Per Musi. Belo Horizonte: n23, 2011, p.103-112.

Conteúdo

 Reflexões sobre o conceito de Opus e a Música Popular: a Big Band “erudita”.  As fricções das musicalidades e o estudo de “tópicas” na música popular: a orquestra típica e a Big Band.  Discussões sobre a Música Popular e o Sagrado;  O Nacionalismo e o Popular: paralelos e diferenças entre o nacionalismo modernista e o nacional-popular;  Discussão sobre o conceito de brasilidade no arranjo: instrumentações, procedimentos e gêneros.  A divisão tripartite da semiologia e suas implicações para o estudo da música popular;  A improvisação idiomática no contexto brasileiro.  Discussões sobre o ensino, estudo e prática musical da música popular no contexto das Big Bands do Brasil.

Metodologia

Leitura e discussão de textos, vídeos, áudio e palestras. Presença nos ensaios da Big Band.

Observação

As aulas serão realizadas das 16 às 19hs para integrar parte do hirpario de ensaio da Big Band (18-20hs)